quarta-feira, 11 de fevereiro de 2009

Anastácio é escolhida para projeto piloto ambiental em MS

Preocupada com os impactos ambientais e com a necessidade de abrir mais discussões sobre o desenvolvimento sustentável no Município, a Prefeitura de Anastácio acaba de implantar o projeto "Aprendendo com a Natureza". O programa está sendo executado por meio da parceria entre a Secretaria Municipal de Educação, a Fundacentro e o Ministério do Trabalho e emprego. Anastácio é a cidade piloto do projeto em Mato Grosso do Sul.

Para o prefeito Cláudio Valério, mais esta ação torna explícita a contribuição do poder público em investir na construção de uma geração mais cidadã. "Além dos nossos alunos, professores, e coordenadores também serão orientados sobre este assunto que é prioridade no mundo. Estamos fazendo a nossa parte", comentou o prefeito.

A solenidade de implantação aconteceu na sexta-feira (06) com a presença do diretor do escritório regional da Fundacentro, Marcello Naglis Barbosa; presidente da Câmara Municipal, Manoel Luiz; vereadores José Édson Barbosa e Maria Vital; secretários Laércio Valério (Educação), Gaúcho (Assistência Social) e Valdevino Santiago (Desenvolvimento Sustentável). O tecnologista da Fundacentro, José Carlos Pesente, ministrou uma palestra naquele ato.

Educação Ambiental

Neste ano, Anastácio é o único Município do Estado a ser contemplado com o projeto. A partir de 2010 deve ocorrer a implantação em outros município de Mato Grosso do Sul. O secretário Laércio ressaltou a importância para promover a educação ambiental dos alunos das escolas do Ensino Fundamental, do meio rural. O projeto oferece condições para que os estudantes façam críticas e reflexões dos conceitos que envolvem as questões ambientais e de saúde.

Alunos e professores receberão material de apoio didático para a aplicação do projeto. Uma extensa bibliografia complementar, especialmente preparada para o aluno, fará parte do material permanente da escola.

Marcello esclareceu aos anastacianos que a proposta é ampliar as noções dos estudantes sobre o meio que os cerca e a sistematizar alguns conhecimentos relacionados ao meio ambiente. "buscando sempre ter por referência o necessário equilíbrio entre o processo agrícola e os recursos naturais que o sustentam", comentou ao frisar que deve ser discutido os risco do uso de agrotóxico, a necessidade de conservação do solo e dos recursos hídricos e a importância da produção e do consumo de alimentos saudáveis.

Anastácio Notícias

Nenhum comentário: