sexta-feira, 18 de junho de 2010

Anastácio realiza “Banho de São João” na próxima quinta (Marise Paim)

CGNEWS
João Humberto

Secretário municipal de cultura do município diz que fogueira será erguida na \
Secretário municipal de cultura do município diz que fogueira será erguida na "Prainha" da cidade.

Com o objetivo de resgatar as traições culturais e religiosas de Anastácio (135 km de Campo Grande), a prefeitura programou para a próxima quinta-feira (24), no período noturno, o “Banho de São João”. O evento é organizado pela Secretaria Municipal de Cultura.

A procissão e o banho do santo fazem parte de uma celebração tradicional que reúne devotos de São João. Emocionados, os fieis percorrem caminho até o rio Aquidauana.

Tradição católica, o evento contará com o apoio do festeiro Antonio Carlos Seizer da Silva (Pai Antonio), presidente do Centro de Estudos da Cultura Africana e Afroamerindia de Mato Grosso do Sul.

O banho - O banho de São João teve origem no costume português do banho de rio obrigatório no dia do santo precursor. Segundo a tradição, a mãe de João, Isabel, acendeu uma fogueira no deserto para anunciar o nascimento do bebê a prima Maria, mãe de Jesus, que assim veria a fumaça ao longe. Por isso, fogueiras, balões e fogos de artifício comemoraram o dia do santo considerado festeiro.

A imagem de São João será colocada em um andor enfeitado de flores, em procissão a partir das 23h. Logo após o banho, os devotos se reunirão no terreiro do Pai João do Congo, para festejos com danças.

O secretário de cultura, José Edson dos Santos, frisa que a “Prainha” receberá uma iluminação especial. Também haverá tenda receptiva aos devotos e a secretaria erguerá uma fogueira, para que eles cumpram o ato de dar a volta ao entorno.

Nenhum comentário: