segunda-feira, 21 de janeiro de 2008

Anastácio não tem suspeita de febre amarela, diz Ministério



Segunda, 21 de Janeiro de 2008 - 08:45 hs

O Ministério da Saúde afirmou que no município de Anastácio não há suspeita de febre amarela. Dez casos de suspeita de febre amarela que estavam sob investigação em Mato Grosso do Sul tiveram resultado negativo.

De acordo com o superintendente de Vigilância em Saúde, Eugênio Barros, os exames foram concluídos no fim de semana e se referem a pacientes de municípios como Campo Grande, Dourados e Ribas do Rio Pardo.

Das regiões de Bonito, onde duas turistas contraíram a doença de acordo com o Ministério da Saúde, e Anastácio, onde macacos foram encontrados mortos, não havia suspeitas de doentes. Hoje, amostras de insetos recolhidas nestas duas regiões seguem para Belém (PA), onde serão analisados para constatar se há circulação do vírus que causa a febre amarela.

Todos os exames dos pacientes sob suspeita foram feitos no Laboratório Central de Saúde Pública de Mato Grosso do Sul (Lacen), que desde a semana passada passou a processar as análises sorológicas para febre amarela. "Houve um investimento em material e este tipo de exame pode ser feito aqui no Estado", afirmou Eugênio Barros.

Os dez casos, explicou o superintendente, apresentavam suspeitas leves da doença. No entanto, para descartar qualquer possibilidade, os médicos solicitavam os exames. Um dos dez pacientes morreu e a análise clínica e laboratorial diagnosticou como sendo meningite bacteriana. "Todos os cuidados de profilaxia foram tomados", garantiu.

Em outro caso, citou Eugênio, tratava-se de colecistite, que é a infecção na vesícula biliar e, em outro, tuberculose. "É importante ressaltar que os casos de febre amarela constatados até agora são isolados, de regiões de mata, em pessoas não vacinadas", alertou.

Amostras

Insetos transmissores da febre amarela coletados em Aquidauana, Anastácio e Bonito serão analisados em laboratório de Belém, referência neste tipo de exame. De acordo com o superintendente, este procedimento é preconizado pelo Ministério da Saúde e tem como objetivo constatar se há circulação do vírus.

Em 2008, no Brasil, foram confirmados 12 casos, com oito óbitos. Duas notificações são de turistas que estiveram em Bonito e o fato causou preocupação e correria em busca da imunização. No sábado e domingo, a procura por vacinação nos postos de saúde diminuiu em comparação com o fim de semana anterior.

Fonte: com informações do Correio do Estado

Nenhum comentário: