sexta-feira, 8 de agosto de 2008

Em Anastácio, horta melhora alimentação e gera renda



As próprias famílias cultivam a horticultura para o consumo próprio e a comercialização. (Foto: Luiz Carlos da Silva/Foto Real)

A Horta Comunitária idealizada pela Prefeitura de Anastácio é mais um projeto, do poder público municipal e a comunidade, que deu certo. Na busca de alternativas para a melhoria da alimentação e renda de famílias carentes moradoras naquela região, a administração identificou na produção de hortaliças, em terrenos baldios, uma excelente opção. As próprias famílias envolvidas no programa cultivam a horticultura para o consumo próprio e a comercialização.



O benefício aos moradores é resultado do projeto da Prefeitura, por meio das Secretarias Municipais de Desenvolvimento Sustentável e Assistência Social. O Município disponibiliza todo o incentivo e estrutura para o trabalho das famílias. Conforme o secretário de Assistência Social, Reginaldo Angelo, o programa é social, pois provoca a melhoria no cardápio das famílias envolvidas com a plantação. Angelo comentou que vegetais frescos e variados são vendidos diariamente para auxiliar no orçamento das famílias e, consequentemente, na melhoria da qualidade de vida dos moradores.



Comercialização

A produção da Horta Comunitária de Anastácio é vendida no comércio local. A população da cidade também pode ir até os canteiros para adquirir as variedades dos produtos. A horta está localizada ao lado da Escola Municipal Afonso Martins Paim. O atendimento acontece todos os dias, inclusive aos finais de semana.



A Secretaria de Desenvolvimento Sustentável esclareceu que a iniciativa é uma forma de incentivar a ocupação de terrenos baldios e fazê-los produtivos com o plantio de leguminosos e verduras. A horta aproveita espaços ociosos, evita o acúmulo de lixo e entulhos ou o crescimento desordenado de plantas daninhas, e proliferação de insetos.



Na Horta Comunitária da Vila Afonso Paim, a Prefeitura disponibilizou postes, arames, sementes e outros materiais necessários para adequar a área ao plantio Os moradores receberam apoio de maquinários para o preparo do solo. Outro benefício do projeto é a capacitação. Estudantes do Cepa (Centro de Educação Profissional de Aquidauana) ministraram cursos sobre o cultivo dos produtos. Toda a capacitação contou com orientação e supervisão de professores do educandário.

Nenhum comentário: