sexta-feira, 13 de junho de 2008

Ronaldo Régis: Maioria da bancada de deputados de Mato Grosso do Sul votou por mais verbas para a Saúde


Arquivo

Eis o que publica o site do Ronaldo Régis

Seis deputados de MS votaram a favor da “nova CPMF”


Sexta, 13 de Junho de 2008 - 08:15 hs



Na bancada federal de Mato Grosso do Sul apenas dois deputados federais votaram contra a criação da CSS (Contribuição Social para a Saúde), também chamada de 'nova CPMF', aprovada na Câmara Federal durante votação na noite desta quarta-feira (dia 11). Waldir Neves (PSDB-MS) e Antônio Cruz (PP) figuraram entre os 159 parlamentares que foram contrários ao novo imposto.



Waldemir Moka (PMDB-MS), Nelson Trad (PMDB), Geraldo Resende (PMDB), Dagoberto Nogueira Filho (PDT), Vander Loubet (PT) e Antônio Carlos Biffi (PT), que integram a base aliada do governo Lula, cumpriram a determinação e integraram o grupo de 259 parlamentares que aprovaram a CSS. No total, votaram 420 deputados, com duas abstenções.



"Embora seja a favor da redução da carga tributária e contra novos impostos, me vi obrigado a aprovar a CSS, porque como médico entendo que o setor necessita de recursos. A CSS vai contribuir, de maneira significativa, para que não tenhamos mais situações dramáticas como a vivenciada pela Santa Casa de Campo Grande e pelo Hospital Evangélico de Dourados", justificou o deputado federal Geraldo Resende (PMDB-MS.



O deputado federal, Nelson Trad (PMDB), informou ter conversado com a bancada do PMDB na Câmara e com o coordenador dos parlamentares federais de MS, o também deputado, Waldemir Moka (PMDB) antes de tomar sua decisão.



Apesar de favorável, Trad avalia que o governo federal usou de "golpe de esperteza" para ressuscitar de "forma maliciosa" uma contribuição já extinta. Porém, diante da nessecidade de recursos para área entendeu que o melhor era votar pela aprovação da CSS.



Para Nelson Trad, a área da Saúde realmente precisa de uma verba específica para combater as "mazelas do setor". No entanto, o parlamentar afirma que só se sentiu tranqüilo em votar a favor da matéria porque, pela proposta, a contribuição não incidirá sobre aposentadorias, pensões e salários de trabalhadores registrados até o valor de R$ 3.080.



Além do mais, destaca Trad, também está previsto que toda a receita da CSS terá como destinação a área da Saúde. Quando da vigência da antiga CPMF, o governo usava os recusos para outras finalidades que não a Saúde Pública.



"O compromisso da União de que repassará o valor global da CSS para a área da Saúde foi determinante para o meu voto. Se o governo não cumprir mais tarde, será cobrado por isso. Mas, por enquanto a garantia que se tem é que toda a receita atenderá a Saúde", salientou Trad.



A CSS será cobrada nos moldes da extinta CPMF, com alíquota de 0,1% e arrecadação totalmente direcionada ao setor, como lembrou Geraldo Resende.


Fonte: Anastácio Notícias

Nenhum comentário: