domingo, 28 de dezembro de 2014

COMBATE AO TABAGISMO EM ANASTÁCIO


A Fundação Portal do Pantanal, criada em 11 de abril de 2009  que dispõe de um Blog, em parceria com Painel do Paim, destinado ao combate ao Tabagismo, cerca de um mês após, iniciava sua colaboração com atividades educativas em Anastácio, ao repercutir que "o Prefeito Cláudio Valério preocupado em prevenir e conscientizar a população sobre o malefício do tabagismo, criou em conjunto com o Secretário de Saúde, Flávio Silvares Espíndola, o programa "Tabagismo". Eis o teor da publicação referida: (Clique e Confira > http://antitabagismoemcurso.blogspot.com.br/2009/05/anastacio-combate-ao-tabagismo-chega-na.html )

"quinta-feira, 14 de maio de 2009


Anastácio: combate ao Tabagismo chega na zona rural


Responsável por 5 milhões de mortes anuais no planeta, o tabagismo é um problema de saúde pública global.


No Brasil, onde 200 mil pessoas morrem anualmente vítimas dessa doença, o assunto vem sendo abordado não apenas pelo Ministério da Saúde, mas por outros órgãos governamentais e cada vez mais parcelas da sociedade civil.

Em Anastácio, o Prefeito Cláudio Valério preocupado em prevenir e conscientizar a população sobre o malefício do tabagismo, criou em conjunto com o Secretário de Saúde, Flávio Silvares Espíndola, o programa "Tabagismo".

Este mês, o programa "Tabagismo" foi estendido para a Zona Rural, nas colônias e assentamentos do Município.


O programa na zona rural, na tem sido coordenado pela enfermeira Giorgia Libanore, que realiza encontros semanais nos Postos de Saúde do Assentamento Monjolinho, e Colônia São Manoel, onde participam os moradores, principalmente fumantes e aqueles que estão parando de fumar.


Conversando e avaliando os fumantes, a equipe de Saúde de Anastácio, pôde perceber que muitos sentem-se divididos e inseguros quanto à decisão de parar de fumar, e os encontros em grupo, apóiam e ajudam nessa ‘batalha' contra o tabagismo.


"Nós sabemos que existe uma série de dependências, química, psicológica e de comportamento. Nos encontros podemos auxiliar em como lidar com essas dificuldades e com os primeiros dias sem o cigarro, vencendo os obstáculos. O Prefeito Cláudio Valério, através da Secretaria de Saúde, e o Dr. Flávio, tem insistido e investido no programa contra o tabagismo, pois eles tem se preocupado com a saúde dos anastacianos", afirma a coordenadora do programa, enfermeira Giorgia Libanore.


O programa "Tabagismo na Zona Rural", tende avançar para os próximos assentamentos e colônias, englobando e sendo atuante no Município todo.


Os interessados em deixar o hábito de fumar, devem procurar um Posto de Saúde, realizar um cadastro, e posteriormente participar das reuniões em grupo.


Todos os participantes são submetidos a uma avaliação médica, realizam exames e se necessário recebem medicação.

Fonte: Rosileny Ribeiro - Assessoria de Imprensa da Prefeitura
postado por Blog do Paim @ 06:40

Nenhum comentário: