domingo, 18 de novembro de 2007

MMX inaugura fertirrigação de eucaliptos em 2 Irmãos

Segunda, 12 de Novembro de 2007 - 08:00 hs

A MMX inaugura nesta terça-feira (13/11) o projeto de fertirrigação por gotejamento no plantio de eucaliptos na Fazenda Correntes, em Dois Irmãos do Buriti, a 90 km de Campo Grande.

O processo consiste em disponibilizar água e nutrientes de forma racional para a planta, na quantidade exata que ela precisa. Mesmo no período de seca a planta não pára de crescer. A técnica traz grandes benefícios ao meio ambiente, porque evita a erosão do solo e gera baixa evaporação da água. Foi desenvolvida pela empresa israelense

NETAFIM, que está presente em mais de 120 países.

A área total do projeto de fertirrigação é de 500 ha. e será implantado em duas etapas, sendo 250 hectares de área irrigada este ano e outros 250 hectares em 2008. Do total da área, 60 hectares serão dedicados a um projeto de pesquisa destinado a acompanhar o comportamento da cultura do eucalipto diante desta tecnologia.

Segundo o Gerente Florestal da MMX, Sr. Antônio José, a produção média da região é de 280m3 de madeira por hectare colhido aos sete anos. "Com a fertirrigação, nossa expectativa é colher 560 m3 de madeira por hectare no mesmo período", afirmou. Além de duplicar a produtividade, será possível reduzir a área plantada pela metade e ainda diminuir o prazo do ciclo da cultura de eucaliptos de sete para cinco anos. Com isso, a meta é dobrar a produtividade em relação ao plantio convencional que não recebe fertirrigação.

"O objetivo da MMX é ser auto-suficiente em carvão vegetal de florestas plantadas para atender a Planta de Metálicos, que produz ferro gusa em Corumbá", afirma Antônio José. A inauguração do projeto acontece no dia 13 de novembro, às 9h30, na fazenda Correntes, em Dois Irmãos do Buriti.

http://www.anastacionoticias.com.br/index.php?pagina=noticias-ver&codigo_noticia=6447

Nenhum comentário: