segunda-feira, 12 de novembro de 2007

Europeus visitam frigorífico e Iagro em Anastácio


Segunda, 12 de Novembro de 2007 - 15:00 hs

Os integrantes da missão européia que visita Mato Grosso do Sul já concluíram as inspeções na unidade do frigorífico Independência em Anastácio, e neste momento visitam a unidade do Iagro (Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal) de Anastácio. O grupo, formado por seis técnicos da União Européia, iniciaram nesta segunda-feira (12 de novembro) as avaliações da estrutura sanitária do Estado.

O superintendente federal de Agricultura em Mato Grosso do Sul, Orlando Baez, acompanha a comitiva. Segundo ele, os europeus têm recolhido informações que abrangem desde os trabalhos de defesa sanitária e rastreabilidade até a inspeção federal nos frigoríficos. "São dados de rotina, que abrangem a logística de nossa pecuária, mas com atenção especial à rastreabilidade", explicou.

Baez diz estar confiante que os europeus deixarão Aquidauana e Anastácio com uma boa impressão. "O Iagro tem um trabalho espetacular de defesa sanitária. Além disso, a rastreabilidade já está acontecendo aqui", salientou. O grupo deve retornar para a Capital às 17h, para inspeção em propriedades rurais do município. O trabalho em Campo Grande se repetirá na terça-feira (13), com inspeção no escritório local da Iagro e em mais fazendas.

Os técnicos europeus continuarão no Estado até quinta-feira (15), até quando pretendem visitar Dourados e a região atingida por aftosa no Cone Sul – Eldorado, Japorã e Mundo Novo. Os trabalhos são motivados pela campanha negativa encabeçada pelo governo da Irlanda, que realizou filmagens em maio sugerindo que Mato Grosso do Sul não cumpre os critérios da rastreabilidade.

A ação foi considerada clandestina pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, e com a intenção de tirar o Brasil do mercado europeu de carne. Dias antes da missão chegar ao Estado, o Mapa concedeu a Mato Grosso do Sul status de área livre de febre aftosa com vacinação – reconhecimento que havia sido perdido em 2005 com o aparecimento de casos da doença.

Fonte: campograndenews.com.br

http://www.anastacionoticias.com.br/index.php?pagina=noticias-ver&codigo_noticia=6467

Nenhum comentário: