quarta-feira, 12 de maio de 2010

NEM O FRIO E A GOROA TIRARAM O BRILHO E O PÚBLICO DA GRANDE FESTA DA FARINHA DE ANASTÁCIO (Postado por Marise Paim)


Há quem diga que o clima 'friozinho' deu mais encanto as duas noites da grande e aguardada Festa da Farinha de Anastácio, que este ano completou cinco anos de sucesso absoluto, recorde de público, com direito a reconhecimento público da imprensa e autoridades nacionais.



A 5a Festa da Farinha de Anastácio, foi realizada na rua Porto Geral, nos dias 7 e 8 de maio, respectivamente, sexta e sábado, e nem o clima frio e tendencioso a chuva não espantou a multidão, que compareceu para festejar o aniversário de Anastácio em ritmo nordestino.



No dia 7 de maio, sexta-feira, abriram a noite musical com repertórios variados, que passaram pelo forró, MPB, sertanejo, as atrações: Lima Neto & Banda, Rangel Castilho, Kadu & Banda, e o Forró pé de serra de Deni Santos (Piauí).



O ponto alto da festa na sexta-feira foi o descerramento do maior saco de farinha do mundo e do show de emboladas e humor de Caju & Castanha.



Caju & Castanha arrancaram risadas da multidão, que cantou com eles as emboladas humorísticas satirizando times de futebol, relacionamentos, episódios da vida corriqueira e temas do dia-a-dia.



Com humor inteligente e sagaz somado ao som do pandeiro que ritmava as musicas e o sotaque nordestino, a dupla de emboladores encerrou a primeira noite da Festa da Farinha com sucesso, deixando 'gostinho' de quero mais no público.



Os poetas Fernando Ferreira e Tião Preto declamaram na festa os poemas, respectivamente, 'Retirantes' e 'Rainha do Pantanal', ambos, falando do sucesso da Festa da Farinha e da cidade de Anastácio com seu progresso crescente nos últimos anos.



Já no dia 8 de maio, sábado, o público dançou e cantou animados durante quase duas horas de show pelo cantor Alceu Valença, que ao vivo, acompanhado pelo público no show inteiro, principalmente nas músicas: Anunciação, Morena Tropicana, Perfídia e Coração Bobo.



Alceu Valença falou a imprensa e repetiu durante o show, seus cumprimentos parabenizando a Administração Municipal pela realização da festa, que segundo ele é "uma oportunidade grandiosa de difundir a cultura nordestina tão rica em suas lendas, histórias, culinária, dança e música".



"O Mato Grosso do Sul através dessa festa tem a chance de conhecer mais de perto a nossa cultura nordestina, que influencia o Brasil da culinária à musica, da política à educação. A Administração Municipal está de parabéns por realizar essa grandiosa festa, oferecida para a sociedade gratuitamente e com uma organização compara a grandes eventos que já participei pelo pais", destaca Alceu Valença.



Ainda no dia 8 de maio, os repentistas Daudeth Bandeira e Zé Viola, vindos do Piauí, se apresentaram na festa, mostrando o melhor da arte do improviso com as palavras que caracteriza o verdadeiro repente nordestino.





Uma atração a parte que completou a 5a Festa da Farinha de Anastácio, foi o show de humor dos personagens "Maria Quitéria & Virgulino Labareda", que há quatro anos participam da festividade, cantando, dançando e encantando a multidão.



No palco ou andando no meio do público, com as autoridades e com os artistas, Maria Quitéria e Virgulino Labareda, surpreendem e são ovacionados pelo público, arrebatando gargalhadas a todo instante com suas piadas e jingles engraçados.



Prestigiaram a 5a Festa da Farinha de Anastácio junto ao prefeito Cláudio Valério e a primeira-dama Severina Valério, vice-prefeito Douglas Figueiredo, presidente da Câmara Municipal, Manoel Luiz da Silva e demais lideranças municipais, o governador do Estado de MS - André Puccinelli, deputados Estaduais: Jerson Domingos, Márcio Fernandes, Pedro Teruel, Junior Mochi e Ary Rigo; deputados Federais: Vander Loubet, Waldemir Moka, Dagoberto Nogueira, Geraldo Rezende e Marçal Filho; senador Delcídio do Amaral; prefeitos Fauzi Suleiman (Aquidauana) e Nelson Cintra (Porto Murtinho); vices-prefeitos Vanildo Neves (Aquidauana) e Joãozinho do PT (Nioaque); apresentador e vereador Vanderlei Cabeludo (CG); vereadores e secretários municipais de várias cidades: Anastácio, Aquidauana, Miranda, Nioaque, Porto Murtinho e Campo Grande.



Na culinária, as tendas de alimentação com um cardápio todo elaborado à base da mandioca e da farinha fez sucesso e conquistou o paladar do grande público na festa, que puderam provar pratos nordestinos doces, salgados e a bebida especial da festa da farinha: o Viagra da mandioca.



Segundo o prefeito Cláudio Valério o objetivo principal da Festa da Farinha é fomentar nos produtores das colônias e assentamentos a produção de farinha e derivados da mandioca como fonte de renda permanente e produção sustentável.



E para o prefeito Cláudio Valério, idealizador da festa, o evento cumpre um papel importante no segmento cultural, que é de proporcionar lazer e cultura para população, gratuitamente e ao alcance de todos, com uma estrutura segura e de qualidade, sendo coordenada pelas secretarias municipais de Cultura e Desenvolvimento Sustentável com o apoio demais pastas.



A Festa da Farinha encerrou com 'chave de ouro' o aniversário de 45 anos do município de Anastácio. A 5a Festa da Farinha é organizada e realizada pela Prefeitura Municipal de Anastácio e Serv-Já Promoções e Eventos Ltda., e tem o apoio da Câmara Municipal de Anastácio, Governo Federal, Ministério do Turismo, Governo do Estado de MS, Fundação do Turismo/MS, com patrocínio do Grupo NC (Auto Posto Anastácio).



Portalanastacio / Assessoria de Imprensa da Prefeitura / Fotos: Luiz Carlos / Diego Cremonezzi e Sirnay Moro)

Nenhum comentário: