Eunice Anderson Vidal, Gil Dias Negrão, Mauro Lúcio Ortiz, Edilson Gomes Dias e Mário Gomes da Costa foram agraciados nesta quarta-feira (05) com o título de “Cidadão Anastaciano” em sessão solene que aconteceu na Câmara Municipal de Anastácio.
Como já é tradicional no município a sessão acontece dentro do calendário de atividades em alusão ao aniversário da cidade, comemorado no dia 08 de maio. Familiares dos homenageados, secretários municipais e representantes de diversos segmentos da sociedade anastaciana lotaram o plenário do Poder Legislativo de Anastácio.
Filha de Gil Dias Negrão, a pastora Keila Negrão Murback, da Comunidade Cristã de Aquidauana, ministrou a bênção inicial da solenidade e aproveitou a oportunidade para falar sobre a honra e orgulho que ela sente ao ver seu pai receber o título de cidadão anastaciano. “Tenho meu pai como um exemplo, um homem de fé, que diante de todas as dificuldades busca as soluções em Deus” disse. Já o homenageado frisou: “Deus foi muito generoso comigo, só tenho que agradecer”.
Ao fazer uso da palavra, Eunice Anderson, emocionada falou sobre a felicidade que sentiu ao ser homenageada. “Estou muito feliz, muito feliz mesmo. Os vereadores foram muito felizes na escolha dos homenageados, pois são todos pessoas de bem”, disse. Já o radialista Mauro Lúcio Ortiz falou sobre valores como o respeito, carinho e a amizade, destacando o fato de que a vida é construída de sonhos concretizados e que ele se sente grato por receber mais um título em reconhecimento aos trabalhos que ele desenvolve nos município de Aquidauana e Anastácio.
O prefeito Cláudio Valério pontuou a importância de cada homenageado e a importância dos mesmos no desenvolvimento do município. “Temos aqui nesta noite, uma homenagem muito digna à Dona Eunice, representante da família Anderson, que nos ensinou a navegar sobre o Rio Aquidauana.e que foi fundamental na construção da nossa história”, disse o prefeito.
O vereador Manoel Luiz da Silva, presidente da Câmara de Anastácio, iniciou seu discurso afirmando que a sessão solene de entrega de título de Cidadão Anastaciano é um momento em que o Poder Legislativo reconhece publicamente a importância de grandes homens e de uma grande mulher para o engrandecimento e progresso do município. “Obrigado por trabalharem de forma imprescindível por Anastácio. Dedicamos à vocês nossa gratidão e reconhecimento”, disse Manoel Luiz aos homenageados da noite.
Durante a solenidade, a mesa de autoridades foi composta pelos vereadores Manoel Luiz da Silva, José Edson Barbosa de Morais, Lourival José Barbosa e pela vereadora Maria Vital, bem como pelo prefeito Cláudio Valério, vice-prefeito de Aquidauana – Vanildo Neves, vereador presidente da Câmara de Aquidauana – Antônio Lemes de Rezende, comandante do 9º Batalhão de Engenharia e Combate Carlos Camisão – Coronel Abílio Sizino, comandante do Subgrupamento do Corpo de Bombeiro de Aquidauana – Major Claudinei Quintana e pelo major Marcos Nascimento – comandante da Polícia Militar de Anastácio.
Abaixo, confira o histórico dos homenageados:
- Edílson Gomes Dias
Formado em “Tecnologia em Produção Publicitária” atua na área gráfica desde 1984 e é proprietário da “Grafiarts Gráfica e Editora”, empresa esta que sempre firmou parcerias com a administração pública e gera empregos à diversas famílias anastacianas.
Atualmente ocupa o cargo de vice-presidente da Associação Comercial e Empresarial de Anastácio (ACEAN), participando de todas as ações que vão de encontro às necessidades da classe comercial e empresarial de Anastácio, desenvolvidas pela Associação.
- Mário Gomes da Costa
Filho de João Gomes da Costa e Verônica Rosa da Costa ele é proprietário da “Comercial Gomes”. Cidadão de caráter ilibado se sobressai na sal área de atuação devido a forma empreendedora e dinâmica com que gerencia sua empresa.
Gomes agrega valores de respeitabilidade e confiança nas relações estabelecidas com seus funcionários e clientes o que o torna uma pessoa admirada por todos e que faz merecidamente receberá a honraria concedida pelos vereadores anastacianos.
- Mauro Lúcio Ortiz
Graduado em Matemática pelo Centro de Educação Universitária de Aquidauana – CEUA, trabalhou como professor durante alguns anos e exerceu funções administrativas em órgãos públicos, porém sua verdadeira vocação o impelia a buscar novos horizontes.
Em 1973 foi contratado como locutor oficial pela Rádio Independente de Aquidauana e desde esta data vem atuando como locutor, jornalista esportivo e repórter de informativo social nas Rádios Nova Difusora e FM Pan.
Em conseqüência de sua relevante contribuição para com a sociedade aquidauanense e anastaciana, o Senhor Mauro Lucio recebeu diversa honrarias dentre elas “Medalha do Mérito Legislativo” , “Medalha do Centenário de Aquidauana”, “Título de Cidadão Aquidauanense” e “Titulo Amigo do Exército”, sendo que agora, receberá também o “Título de Cidadão Anastaciano”.
- Eunice Anderson Vidal
Filha de Augusto Anderson e Luiza da Costa Anderson, tem se destacado na sociedade anastaciana como uma respeitável cidadã, pois ao longo de seus 91 anos tem deixado exemplos de vida dignos de serem seguidos.
Em sua juventude, ao lado de seu esposo Remigio de Campos Vidal, ajudou na construção da Igreja Nossa Senhora de Lourdes oferecendo seus préstimos como legionária e professora de catequese.
Foi professora, durante 5 anos na Escola Estadual Teodoro Rondon auxiliando na formação de muitas crianças e adolescentes. Hoje, Dona Eunice em idade avançada, porém gozando de perfeita lucidez, tem o privilégio de viver rodeada de pessoas amigas e familiares que buscam em sua companhia uma palavra de conforto, um gesto de amparo e sabedoria.
- Gil Dias Negrão
Nascido no estado de São Paulo no ano de 1925, aos 08 anos de idade veio com sua família para Anastácio, local onde recebeu sua formação educacional. Estudou na Escola XV de Agosto em Aquidauana, na adolescência deu prosseguimento aos estudos no Instituo Americano de Lins tendo concluído o curso de Técnico em Contabilidade no ano de 1946. Ao retornar para Anastácio ingressou no quadro de funcionários do banco do Brasil, local onde trabalhou até sua aposentadoria no ano de 1979.
Gil Dias Negrão além de pecuarista dedica grande parte de sua vida ao ministério pastoral. Atuando neste ministério participou na fundação da Igreja Presbiteriana em Aquidauana sendo seu colaborador por muitos anos. Cooperou, ainda, na fundação de várias igrejas evangélicas nos estados de Mato Grosso, Rondônia, Mato Grosso do Sul e São Paulo. Em 1982 fundou a Igreja Comunidade Cristã em Aquidauana onde permanece como pastor titular.
Sônia Bambil
Nenhum comentário:
Postar um comentário