segunda-feira, 10 de agosto de 2015

Água Doce realiza capacitação em Sergipe

Água Doce: matando a sede do nordestino
Empresa que realizará as obras de instalação dos sistemas de dessalinização será orientada esta semana em Aracaju


Por: Rafaela Ribeiro – Editor: Marco Moreira

Técnicos do Programa Água Doce (PAD) do Ministério do Meio (MMA) realizam, em parceria com o governo de Sergipe, de quinta a sexta-feira (06 e 07/08), em Aracaju, oficina de capacitação na metodologia do programa para garantir que a empresa licitada implante as obras no Estado atendendo aos requisitos do governo federal.
O convênio de R$ 6,6 milhões prevê a implantação de 30 sistemas de dessalinização em nove municípios. Doze mil pessoas do Semiárido sergipano serão beneficiadas com água potável. Na primeira etapa do programa, a região teve 75 comunidades rurais diagnosticadas. As informações levantadas são detalhadas e vão ajudar na implantação ou acompanhamento de diversas políticas públicas.
IMPORTÂNCIA
“As capacitações nas três fases do programa (diagnóstico, obras e manutenção e monitoramento) são extremamente importantes, pois estamos treinando a empresa licitada para que, junto com o Estado, implante os sistemas dentro da metodologia do Água Doce tanto no aspecto da obra, como na questão social e ambiental”, explicou o coordenador Nacional do PAD, Renato Ferreira.
O programa prioriza as regiões em situações mais críticas. Lugares com os menores índices de Desenvolvimento Humano (IDH), altos percentuais de mortalidade infantil, baixos índices pluviométricos e com dificuldades de acesso aos recursos hídricos serão os primeiros a serem contemplados. Assim como o Índice de Condição de Acesso à Água do Semiarido (ICAA), desenvolvido a partir do cruzamento dos mesmos indicadores.
Coordenado pelo MMA, o programa é uma ação do governo federal com o objetivo de estabelecer uma política pública permanente de acesso à água de boa qualidade para o consumo humano. Lançado em 2004, passou a integrar o Plano Brasil sem Miséria há dois anos e consiste na implantação e recuperação de aparelhos de dessalinização em áreas rurais de baixa renda do Semiárido. Abrange os nove estados do Nordeste e Minas Gerais e já beneficiou, até agora, mais de 100 mil pessoas.
Assessoria de Comunicação Social (Ascom/MMA) – (61) 2028.1165

Links:
Conheça o Programa Água Doce em números

Nenhum comentário: