sábado, 13 de junho de 2015

Anastácio lamenta a morte e rende homenagem póstuma à Rosalda Paim
 
 
Ampliar
 
A esposa do benemérito cidadão anastaciano Édson Paim, ex-deputada estadual carioca e doutora em enfermagem, Rosalda Paim, faleceu no último dia 2 de junho na cidade  do Rio de Janeiro

Ela tinha 86 anos e sua ligação com o município de Anastácio, além de vínculos familiares, está marcada pela homenagem que em vida lhe outorgou o município ao dar o seu nome à principal praça de esportes da cidade – o estádio de futebol Rosalda Paim.

Rosalda era conhecida nacionalmente pela sua atuação na cidade fluminense, pela qual se elegeu deputada estadual com Leonel Brizola nas eleições de 1982, tendo se destacado como autora de diversos projetos de lei, dentre os quais um que proibiu a coleta remunerada de sangue no Rio de Janeiro. É autora também das leis que criaram o sistema estadual de creches, o serviço de saúde do adolescente e a que obriga o governo estadual a instalar conselhos comunitários nas unidades de saúde pública.

Natural de Vila Velha, no Espírito Santo, Rosalda Paim graduou-se em enfermagem, fez mestrado e doutorado na mesma área, na PUC, além de especialização em pediatria, administração hospitalar e saúde pública, tornando-se também professora titular do Departamento de Enfermagem Materno-Infantil da UFF, onde atuou como chefe de departamento do curso.

O seu marido, Edson Paim, é médico e dentista, além de oficial militar da reserva e político que, juntamente com ela, ajudou o ex-governador carioca, Leonel Brizola, a fundar naquele estado o PDT – Partido Democrático Trabalhista, do qual Rosalda era militante até seus últimos dias.

Além da homenagem recebida em Anastácio, Rosalda recebeu diversas distinções honoríficas, a exemplo do título de Professora Emérita pela Universidade Federal Fluminense (UFF) e a denominação do auditório da mesma universidade. Seu nome também denomina a principal creche do centro do Rio de Janeiro.

Em sufrágio de sua alma e para enaltecimento de sua memória, o prefeito de Anastácio, Douglas Figueiredo, oficiou votos de condolência à família, sendo que a prefeitura, por meio da Secretaria de Esporte rende-lhe especial homenagem no próximo dia 13 de junho, por ocasião do lançamento da pedra fundamental do novo estádio Rosalda Paim, no antigo campo, onde, na ocasião, a partir das 13h, acontecerão os jogos finais do Campeonato Amador de Anastácio. 

Fonte: José Pedro Frazão

Nenhum comentário: