domingo, 5 de abril de 2009

SENAR apresentou projeto na Câmara de Anastácio





Educadores do SENAR participaram, na segunda-feira (30), da Tribuna Livre da Câmara Municipal de Anastácio, onde apresentaram o "Apoio à Produção Sustentável no Território da Reforma", projeto que complementa o programa do Governo Federal "Territórios da Cidadania". A participação dos técnicos se deu a convite dos vereadores e do Secretário de Desenvolvimento Sustentável de Anastácio, Valdevino Santiago.



A apresentação foi realizada pelo Coordenador do Projeto e técnico agrícola, Antonio Minari Junior, responsável pela execução, estabelecimento de diretrizes e avaliação nos onze municípios participantes do Território da Reforma-MS (Anastácio, Bela Vista, Bodoquena, Bonito, Dois Irmãos do Buriti, Guia Lopes da Laguna, Jardim, Maracaju, Nioaque, Sidrolândia e Terenos). Contou, também, com a participação do Agente do Desenvolvimento Rural (ADR) e engenheiro agrônomo, Paulo Tanoye, responsável em conduzir a realização do projeto nos municípios de Anastácio, Dois Irmãos do Buriti, Terenos e Sidrolândia.



O Projeto, que está em execução desde setembro de 2008, com previsão de término em dezembro de 2010, representa um investimento de mais de R$ 1,4 milhão e, segundo Minari, tem como objetivo desenvolver com sustentabilidade os pequenos negócios rurais do Território Reforma, propiciando o fortalecimento da organização e diversificação produtiva orientada para o mercado, trazendo capacitação em gestão e comercialização, desenvolvimento de tecnologias, estímulo à cooperação, acesso ao mercado e viabilização de compras locais. O público alvo é formado por produtores tradicionais e assentados beneficiários do PRONAF, organizações associativas e cooperativas e núcleos produtivos.



A realização do Projeto é do Sebrae-MS (Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de MS), FAMASUL (Federação da Agricultura do Mato grosso do Sul), SENAR-MS (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural), e FUNAR (Fundação Educacional para Desenvolvimento Rural). Tem, ainda, parceria do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), sindicatos rurais, prefeituras e conselhos municipais de desenvolvimento rural sustentável.



Fonte: Assessoria da Câmara de Anastacio

Nenhum comentário: