quinta-feira, 16 de outubro de 2008

Governador entrega chave do Cras ao prefeito Gaúcho



Na tarde desta quinta-feira, o governador André Puccinelli entregou a chave do prédio do Cras (Centro de Referência de Assistência Social) ao prefeito em exercício de Anastácio, Honorato de Souza, o "Gaúcho". "Toma que o filho é teu", brincou o governador ao inaugurar a estrutura e fazer uma explanação sobre o Cras que servirá para atender famílias em vulnerabilidade. Na obra foram investidos R$ 186.475,43, resultantes da parceira entre governo do Estado, União/Ministério do Desenvolvimento Social (MDS) e Prefeitura de Anastácio. O governador lembrou que a emenda parlamentar foi uma ação do deputado federal, Vander Loubet (PT). "Como o Vander é petista, a emenda dele era para construir 13 Cras no Estado. Eu vou colocar mais dois para chegar ao 15, o número certo", comentou.



A solenidade foi bastante concorrida por autoridades de Anastácio e Aquidauana. Além de Gaúcho, o vereador e vice-prefeito eleito Douglas Figueiredo, vereadores e vereadores eleitos das duas cidades também participaram, juntamente com secretários municipais e autoridades militares e civis. O prefeito eleito de Aquidauana, Fauzi Suleiman, e o seu vice Vanildo Neves também fizeram parte da festa inaugural. A Secretária de Estado de Assistência Social, Tânia Mara Garib falou sobre o processo em que o atual governo do Estado realizou para rever os recursos que pertenciam ao governo passado e que corria o risco de se perder.



Em nome do prefeito Cláudio Valério, o prefeito em exercício Gaúcho agradeceu o empenho do governador André em atender as solicitações apresentadas pela classe política da cidade. Já André disse que "a grana é de 2004. A grana estava lá parada, Vander (deputado federal) enviou emenda ao Governo Federal, mas ela estava lá para na gaveta", comentou André ao afirmar que o governo anterior não havia dado a contrapartida necessária para a liberação dos recursos. "Mesmo fuzilado como eu estava em 2007, conseguimos dar um jeito", contou André.



Construído na travessa Ragalzi, entre as ruas João Pessoa e João Leite Ribeiro, o novo Cras vai oferecer serviços de Proteção Social Básica, além de cursos de geração de renda, palestras socioeducativas, reuniões e oficinas com famílias e conselhos municipais e todas as atividades previstas na Política de Assistência Social. Destaque para a Oficina Cultural Indígena, projeto realizado com 50 jovens da Aldeia Aldeinha, que recebem valorização cultural e profissional por meio da confecção de artesanato e cerâmica.



O Cras existe para atender essa parcela da população, beneficiada pelos programas sociais do governo, além daquelas famílias de baixa renda ainda não cadastradas. O novo prédio foi instalado em terreno doado pela Prefeitura de Anastácio e possui 254,02 metros quadrados de área construída, com salão de múltiplo uso, sala de aula, salas de atendimento individual, secretaria, sala de administração, cozinha, despensa, depósito para materiais de limpeza, vestiário para funcionários e banheiros adaptados a pessoas com necessidades especiais.

Fonte: Anastácio Notícias

Nenhum comentário: