domingo, 28 de dezembro de 2014

COMBATE AO TABAGISMO EM ANASTÁCIO


A Fundação Portal do Pantanal, criada em 11 de abril de 2009  que dispõe de um Blog, em parceria com Painel do Paim, destinado ao combate ao Tabagismo, cerca de um mês após, iniciava sua colaboração com atividades educativas em Anastácio, ao repercutir que "o Prefeito Cláudio Valério preocupado em prevenir e conscientizar a população sobre o malefício do tabagismo, criou em conjunto com o Secretário de Saúde, Flávio Silvares Espíndola, o programa "Tabagismo". Eis o teor da publicação referida: (Clique e Confira > http://antitabagismoemcurso.blogspot.com.br/2009/05/anastacio-combate-ao-tabagismo-chega-na.html )

"quinta-feira, 14 de maio de 2009


Anastácio: combate ao Tabagismo chega na zona rural


Responsável por 5 milhões de mortes anuais no planeta, o tabagismo é um problema de saúde pública global.


No Brasil, onde 200 mil pessoas morrem anualmente vítimas dessa doença, o assunto vem sendo abordado não apenas pelo Ministério da Saúde, mas por outros órgãos governamentais e cada vez mais parcelas da sociedade civil.

Em Anastácio, o Prefeito Cláudio Valério preocupado em prevenir e conscientizar a população sobre o malefício do tabagismo, criou em conjunto com o Secretário de Saúde, Flávio Silvares Espíndola, o programa "Tabagismo".

Este mês, o programa "Tabagismo" foi estendido para a Zona Rural, nas colônias e assentamentos do Município.


O programa na zona rural, na tem sido coordenado pela enfermeira Giorgia Libanore, que realiza encontros semanais nos Postos de Saúde do Assentamento Monjolinho, e Colônia São Manoel, onde participam os moradores, principalmente fumantes e aqueles que estão parando de fumar.


Conversando e avaliando os fumantes, a equipe de Saúde de Anastácio, pôde perceber que muitos sentem-se divididos e inseguros quanto à decisão de parar de fumar, e os encontros em grupo, apóiam e ajudam nessa ‘batalha' contra o tabagismo.


"Nós sabemos que existe uma série de dependências, química, psicológica e de comportamento. Nos encontros podemos auxiliar em como lidar com essas dificuldades e com os primeiros dias sem o cigarro, vencendo os obstáculos. O Prefeito Cláudio Valério, através da Secretaria de Saúde, e o Dr. Flávio, tem insistido e investido no programa contra o tabagismo, pois eles tem se preocupado com a saúde dos anastacianos", afirma a coordenadora do programa, enfermeira Giorgia Libanore.


O programa "Tabagismo na Zona Rural", tende avançar para os próximos assentamentos e colônias, englobando e sendo atuante no Município todo.


Os interessados em deixar o hábito de fumar, devem procurar um Posto de Saúde, realizar um cadastro, e posteriormente participar das reuniões em grupo.


Todos os participantes são submetidos a uma avaliação médica, realizam exames e se necessário recebem medicação.

Fonte: Rosileny Ribeiro - Assessoria de Imprensa da Prefeitura
postado por Blog do Paim @ 06:40

sexta-feira, 26 de dezembro de 2014

TERMO ADMINISTRATIVO DE CESSÃO DE USO, QUE ENTRE SI CELEBRAM A ASSOCIAÇÃO ATLÉTICA SEDUC E A FUNDAÇÃO PORTAL DO PANTANAL.



A ASSOCIAÇÃO ATLÉTICA SEDUC, com sede à Rua João Câncio Aives, 572, Centro, neste Município, inscrito no CNPJ n. 24.664.948/0001-00, representada por seu Presidente WILSON DE ARAUJO SANTANA, brasileiro, solteiro, professor, portador da RG 233.855 SSP/MS e CPF 356.877.461 - 53, residente e domiciliado nesta cidade à Rua Barão Barbosa n- 18, Jardim Bandeirantes, doravante denominado simplesmente CESSIONÁRIO e, de outro lado a FUNDAÇÃO PORTAL DO PANTANAL, pessoa jurídica inscrita com o CNPJ n^ 11.493.875/0001 - 99, com sede à Rua Travessa Ragalzzi , 1068, saia A, Centro, Município de Anastácio - MS, em cumprimento ao seu Estatuto, com base no Capítulo II, Artigo 39, Inciso 3 que estipula: "Promover iniciativas educativas, culturais, esportivas e/ou de recreação e assistência social de interesse de pessoas carentes em especial a criança, o adolescente, a mulher, o idoso, o pequeno produtor rural, o artesão, o pequeno industrial, o negro e o índio", neste ato representado por seu presidente EDSON NOGUEIRA PAIM, brasileiro, casado, médico, portador do CPF 290.142.477 - 53, residente à Rua Dr. Paulo Cesar, 155, Bloco 1, apto. 1602 - Niterói - RJ, doravante denominado simplesmente CEDENTE, resolvem celebrar o presente TERMO ADMINISTRATIVO DE CESSÃO DE USO, mediante as seguintes cláusulas e condições:

CLÁUSULA PRIMEIRA - OBJETO
O objeto do presente TERMO ADMINISTRATIVO DE CESSÃO DE USO é a concessão do uso de área de terras, com área de 3.828,llm2, objeto das matrículas 2.559, 2.560, 2.561, 2.562, 2.563, 2.564, 2.565, 2.566, 2.567, 2.568, do Cartório de Registro de Imóveis da Comarca de Anastácio/MS, livre e desembaraçada de quaisquer ónus, de propriedade da CEDENTE ao CESSIONÁRIO, conforme memorial descritivo e plantas anexas ao presente termo, que faz parte integrante do presente.

CLÁUSULA SEGUNDA - DA COMPETÊNCIA DO CEDENTE
A celebração do presente TERMO DE ADMINISTRATIVO DE CESSÃO DE USO é ato
administrativo de competência exclusiva do Presidente da entidade, conforme previsto no estatuto que rege a associação.

CLÁUSULA TERCEIRA - DA DESTINAÇÃO ESPECÍFICA
O presente TERMO ADMINISTRATIVO DE CESSÃO DE USO tem por finalidade a concessão do uso da área identificada na cláusula primeira para funcionamento


exclusivo das atividades realizadas pela ASSOCIAÇÃO ATLÉTICA SEDUC, em específico o fortalecimento do projeto de formação no futebol de base (para crianças e adolescentes) e atividades paralelas agregadas.

PARÁGRAFO PRIMEIRO
A destinação da área, objeto do presente instrumento, para fins diversos implicará na possibilidade da imediata retomada do imóvel.

PARÁGRAFO SEGUNDO
O CEDENTE autoriza a CESSIONÁRIA a realizar benfeitorias necessárias a adequar a área à destinação específica que lhe foi conferida.

CLÁUSULA QUARTA - DO PRAZO DE VIGÊNCIA
O prazo do presente TERMO ADMINISTRATIVO DE CESSÃO DE USO vigorará pelo prazo de 02 (dois) anos, sendo que o CESSIONÁRIO poderá imitir-se imediatamente na posse da área concedida.

PARÁGRAFO ÚNICO
O presente TERMO ADMINISTRATIVO DE CESSÃO DE USO poderá ser renovado por igual ou maior período mediante Termo Aditivo, caso seja de interesse de ambas as partes.

CLÁUSULA QUINTA - DO VALOR
O objeto do presente TERMO ADMINISTRATIVO DE CESSÃO DE USO ocorrerá sem ónus para a CESSIONÁRIA, visto que se trata de acordo de mútua cooperação entre as partes a bem de interesse público.

CLÁUSULA SEXTA - DAS OBRIGAÇÕES DO CEDENTE
O CEDENTE obriga-se a respeitar o prazo de vigência do presente TERMO ADMINISTRATIVO DE CESSÃO DE USO, desde que não desviada a destinação específica conferida à área.

CLÁUSULA SÉTIMA - DAS OBRIGAÇÕES DA CESSIONÁRIA
A CESSIONÁRIA obriga-se a conservar a área cedida como se sua fosse, desenvolvendo-a ao final do prazo ajustado nas exatas condições em que recebeu, salvo benfeitorias construídas para atender a finalidade do presente TERMO ADMINISTRATIVO DE CESSÃO DE USO.

A CESSIONÁRIA obriga-se a reaiizar o cercamento da área ocupada.
A CESSIONÁRIA fica responsável por toda e qualquer multa em razão da realização do referido empreendimento e da ocupação da área.
A CESSIONÁRIA fica proibida de permitir o acesso de estranhos no remanescente da propriedade, a não ser na área ocupada.


A CESSIONÁRIA ficará responsável pela colocação de uma placa no local cedido, indicando as partes presentes neste TERMO ADMINISTRATIVO DE CESSÃO DE USO.

PARÁGRAFO ÚNICO
A CESSIONÁRIA obriga-se, também, a arcar com todas as despesas ordinárias e extraordinárias incidentes sobre a área durante o prazo de vigência do presente TERMO ADMINISTRATIVO DE CESSÃO DE USO.

CLÁUSULA OITAVA - DA DEVIDA PUBLICAÇÃO
O extrato do presente TERMO ADMINISTRATIVO DE CESSÃO DE USO deverá ser publicado no Diário Oficial do Estado de Mato Grosso do Sul, ficando a cargo da CESSIONÁRIA esta obrigação, ou ser substituída por registro em cartório.

CLÁUSULA NONA - DAS DISPOSIÇÕES GERAIS
As dúvidas e omissões que porventura venham a surgir em decorrência do presente TERMO ADMINISTRATIVO DE CESSÃO DE USO serão dirimidas observando-se a legislação específica, o CONTRATO DE CONCESSÃO DE USO, bem como os critérios de conveniência e oportunidade de ambas as partes.

CLÁUSULA DEZ - DO FORO
As partes elegem o foro da Comarca de Anastácio - MS, com expressa renúncia de qualquer outro, por mais privilegiado que seja para serem dirimidas todas e quaisquer questões e conflitos decorrentes do presente TERMO ADMINISTRATIVO DE CESSÃO DE USO.
E, para validade do presente, as partes assinam em 03 (três) vias de iguai teor e forma, na presença de 02 (duas) testemunhas, para que produzam os efeitos esperados.


Anastácio, 24 de Novembro de 2014

CEDENTE


(as) EDSON NOGUEIRA PAIM
PRESIDENTE DA FUNDAÇÃO PORTAL DO PANTANAL



CESSIONÁRIO

(as)  WlLSON  DE ARAUJO SANTANA
 PRESIDENTE DA ASSOCIAÇÃO ATLÉTICA SEDUC


TESTEMUNHAS

(as) PAULO ROBERTO DOS SANTOS 
FUNDAÇÃO PORTAL DO PANTANAL

(as) MANOEL AQUINO NETO

ASSOCIAÇÃO ATLÉTICA SEDUC

 







domingo, 30 de novembro de 2014

APAE de Anastácio movimenta segmento cultural com ação de cidadania e show



 
Solidariedade e companheirismo foram os ingredientes principais da grande “Ação Cidadania e Inclusão Social”, promovida pela Associação de Pais e Amigos do Excepcionais de Anastácio (APAE), no último dia 24, na sede da clínica da entidade.

Segundo informou a diretora administrativa da entidade, Profª Ana Fábia Damasceno Silva Brunet, o evento teve como objetivo promover e articular ações de defesa dos diretos das pessoas com deficiência e seus familiares, visando a melhoria da qualidade dos serviços na perspectiva da inclusão social.
Durante a manhã foram feitas palestras preventivas com os seguintes temas: Prática de exercícios Laboral – ministrada pelo fisioterapeuta Isaías Augusto; Saúde Bucal – ministrada pelo Dr. Carlos Ayache; Saúde Auditiva e Vocal – ministrada pelo fonoaudiólogo Rodrigo Queiroz Chagas; Higiene Corporal – ministrada pela enfermeira Juliana da Rocha Miranda (ESF Arapongas); Relação Pais e Filhos – ministrada pela psicóloga Flávia Ribeiro da Trindade.

Já no período vespertino aconteceu o Bazar Solidário, com a doação de centenas de roupas infantis e adulto e calçados, os quais a entidade ganhou e no bazar foram entregues para todos os alunos, familiares, amigos, pacientes da clínica e para as mulheres do Clube de Mães da APAE. 

SHOW DE TALENTOS

A APAE, promoverá amanhã, dia 1º de dezembro, às 19h30 min, no Centro de Convenções Prefeito Cláudio Valério da Silva, o evento: “Inclusão Cultural”, onde todos os alunos farão apresentações culturais para que a sociedade conheça e prestigie o talento e desenvolvimento dos mesmos.

A entrada é franca no show de talentos da APAE e o evento tem a finalidade de valorizar as atividades das pessoas com deficiência e de seus familiares assistidos em Anastácio pela APAE, que é uma das entidades conveniadas com a Prefeitura de Anastácio via Secretaria Municipal de Assistência Social. Prestigiem!


 Fonte: Rosileny Ribeiro (Imprensa-Prefeitura) / Fotos: APAE

(REPRODUZIDO PELO PROJETO DE DIVULGAÇÃO DA FUNDAÇÃO PORTAL DO PANTANAL) 

quinta-feira, 27 de novembro de 2014

http://www.meumunicipio.org.br/meumunicipio/municipio/500070

domingo, 10 de agosto de 2014

Crescem os casos de filhos com 'pais em dobro' na certidão de nascimento



Ouvir o texto

"Quero ter o nome dos dois, porque os dois são meus pais." A frase, dita por uma criança durante um processo de reconhecimento de paternidade, pegou de surpresa a promotora Priscila Matzenbacher, de Rondônia.
Tudo começou após a criança, aos seis anos, descobrir pela mãe que seu pai biológico era outro –não aquele com quem convivia. Anos depois, o genitor foi à Justiça para mudar a certidão.
Ao saber que um dos "pais" sairia do registro, a garota começou a chorar. "Constatei que havia ali uma multiparentalidade", diz a promotora.
Diante do impasse, veio o pedido: reconhecer ambos oficialmente como pais. Uma alternativa que tem ganhado força em diversos tribunais.
Aos poucos, mais filhos recorrem à Justiça para ter, na certidão de nascimento, o nome de uma mãe e dois pais –ou de um pai e duas mães.
A maioria das decisões é relativa à paternidade. São casos em que os filhos foram criados pelos "pais afetivos" –sem perder o vínculo com os pais biológicos.
Segundo o IBDFAM (Instituto Brasileiro de Direito de Família), o primeiro reconhecimento dos "pais em dobro" ocorreu em março de 2012, também em Rondônia.
Editoria de Arte/Folhapress
De lá para cá, a Folha encontrou ao menos outras 18 ações que tiveram resultados semelhantes, distribuídas em 12 Estados. Todos os processos correm em sigilo.
"Antes uma coisa excluía a outra. Se colocava o nome de um pai, excluía o outro. E aí se chegou à visão mais moderna, de que não preciso julgar e escolher entre um deles, posso somar", diz Rodrigo Pereira, presidente do IBDFAM.
Segundo ele, o instituto planeja pedir ao Conselho Nacional de Justiça que regulamente a medida e autorize os cartórios a incluir, por conta própria, "duplos pais" no registro –sem que precisem do aval de um juiz para isso.
 
REGISTRO TRIPLO
Com a inclusão de um segundo pai –ou mãe– na certidão, os filhos podem alterar o sobrenome e receber pensão alimentícia e herança. Também podem ser incluídos no plano de saúde.
"Muitos ainda consideram loucura. Mas a Justiça não está criando nada, só está reconhecendo uma situação que já existe", diz Matzenbacher.
Apesar de positivo, o avanço no reconhecimento das famílias "multiparentais" traz o risco de "casos oportunistas", afirma o advogado Christiano Cassettari, estudioso do tema.
"Muitas pessoas podem querer ter mais um pai só para conseguir melhor condição financeira", afirma ele.

sexta-feira, 8 de agosto de 2014

SOME de Anastácio realiza projeto “Horta Sustentável” e aceita doação voluntária

 Sociedade Missionária Ebenézer (SOME) é uma entidade civil, sem fins lucrativos, com prazo de duração indeterminado, regida por Estatuto e Legislação atinente à espécie.

Dentro desta perspectiva, a SOME em parceria com o Professor Me. Lucas Durante está desenvolvendo o projeto “Horta Sustentável”, com o objetivo de melhorar a oferta de opções na alimentação das crianças e adolescentes da SOME, contribuindo com a saúde e bem estar. 

A iniciativa também visa despertar o interesse das crianças e jovens às atividades relacionadas com a terra, levando o conhecimento adquirido na exposição dos assuntos abortados na teoria e prática do dia a dia da aprendizagem, contribuindo no desenvolvimento social dos jovens que abraçaram esse ideal.

Nessa etapa inicial do projeto a entidade recebeu a contribuição e colaboração de parceiros da SOME, os quais a diretoria faz questão de nomear e agradecer, sendo eles: a UEMS- Campus Aquidauana, Posto Acácia, Casa do Criador, jovem empresário Douglas Duarte, Sr. Abelardo P. Leal, Sr. Abelardinho, Vereador Igor Cambuca e a Prefeitura de Anastácio por meio das Secretarias Desenvolvimento Sustentável e Obras de Anastácio.

A ENTIDADADE - A missão da SOME é realizar um trabalho que adote atitudes de respeito mútuo, dignidade e solidariedade em situações cotidianas, repudiando quaisquer espécies de violência. 

A entidade visa o desenvolvimento de hábitos, atitudes e habilidades que possibilitem o crescimento físico, cognitivo, social e espiritual de modo que, através do ensino e aprendizagem as crianças/adolescentes possam reintegrar-se ao seio da família e da sociedade como elementos produtivos e criativos, capazes de exercerem e reivindicarem seus direitos de cidadão.

As expectativas da SOME não se resumem ao aspecto material, embora seja consciente da sua importância, mas almeja desenvolver projetos alternativos que contribuam para o desenvolvimento das crianças e adolescentes internos.

DOAÇÃO - Os interessados em colaborar com a SOME, com qualquer doação para a horta ou para as crianças da entidade, podem entrar em contato pelo telefone: 67 – 3245-1233.

sexta-feira, 4 de julho de 2014

Juiz Luciano P. Beladelli
assume comarca de
Anastácio em solenidade
concorrida
Ampliar
Ampliar
Ampliar
Desde segunda-feira (30), a comarca de Anastácio tem novo titular. A posse do juiz Luciano Pedro Beladelli foi realizada no plenário do Tribunal do Júri, às 17h30, com a presença de mais de 70 pessoas, entre servidores, autoridades civis e militares. 

Da solenidade participaram também o diretor do Foro da comarca de Aquidauana, juiz Fernando Chemin Cury, que deu a posse ao titular de Anastácio; a promotora Nara Mendes dos Santos Fernandes, o prefeito de Anastácio Douglas Figueiredo, o vereador João Batista dos Santos, presidente da Câmara Municipal de Anastácio; o defensor Daniel Provenzano Pereira e o advogado Rogério Albres Miranda, representando a OAB, 3ª Subseção. 
TJ/MS