Se as eleições fossem hoje, o prefeito de Anastácio Douglas Figueiredo (PSDB), seria reeleito com 68,76% das intenções de voto. Ele assumiu o cargo com a morte de Cláudio Valério (PMDB), em outubro de 2010, em decorrência de parada cardíaca.
Como vice de Valério, ele foi efetivado no cargo pela Câmara Municipal e hoje é o grande favorito dos eleitores para cumprir mais um mandato de prefeito.
O seu principal concorrente é o ex-prefeito Nildo Alves (PSB). Mas o seu desempenho na pesquisa do Ipems com 17% das intenções de voto não chega a ameaçar, hoje, a reeleição de Douglas.
Em terceiro lugar aparece Dr. Marcos Rondon (PR) com a manifestação de apoio de 6% dos eleitores. Os eleitores indecisos, com a intenção de anular ou votar em branco somam 8,33%.
A margem de erro de pesquisa em Anastácio é de 5,66 pontos percentuais para mais ou para menos dentro de grau de confiança de 95%.
ESPONTÂNEA
A pesquisa espontânea confirma a consolidação do voto de 61,33% em favor da reeleição do prefeito Douglas Figueiredo. O numero é semelhante à estimulada. Na espontânea, o eleitor indica o seu candidato preferido sem consultar a lista dos nomes dos concorrentes a prefeito.
Neste quesito, Nildo Alves recebeu apoio de 13% dos eleitores consultados pelo Ipems. Quanto aos indecisos ou que não responderam o questionário da pesquisa, o índice ficou em 22%. O Dr. Marcos Rondon recebeu 3,65% das intenções de voto.
SIMPATIZANTES DE PARTIDOS
A pesquisa do Ipems aponta ainda um dado curioso na sucessão municipal em Anastácio. Hoje, 84,21% dos eleitores simpáticos ou filiados ao PT manifestaram a intenção de votar no tucano Douglas Figueiredo. Este índice foi calculado em cima dos 68,67% do total dos eleitores com a intenção de votar na reeleição do prefeito.
O levantamento mostra, também, a fidelidade dos eleitores simpáticos ao PDT. Hoje, 100% dos consultados declararam a intenção de votar na candidatura do prefeito.
REJEIÇÃO
A pesquisa do Ipems indica elevado índice de rejeição de 60% dos eleitores com intenção de não votar de jeito nenhum na volta do ex-prefeito Nildo Alves à administração municipal. Depois de Nildo, vem Dr. Marcos Rondon com rejeição de 51,67%. A menor rejeição ficou para reeleição do prefeito Douglas Figueiredo com 16,33% dos eleitores consultados.
REGISTRO DA PESQUISA
A pesquisa realizada pelo Ipems (Instituto de Pesquisas de Mato Grosso do Sul Ltda.), contratada pelo Correio do Estado, foi realizada no dia 23 deste mês com 300 eleitores acima de 16 anos.
A margem de erro estabelecida para este levantamento foi de 5,66 pontos percentuais para mais ou para menos dentro de intervalo de confiança de 95%. A pesquisa foi registrada no Tribunal Regional Eleitoral (TER-MS) sob o número 00117/2012.
Correio do Estado
Nenhum comentário:
Postar um comentário