O coordenador do PNAFM, Ademir de Jesus Arruda e o secretário de Administração Ernandes Peixoto de Miranda
"O PNAFM veio para melhorar a eficiência administrativa. O seminário foi uma troca de experiências acerca de medidas administrativas que ajudam no período de crise, além disso, podemos conhecer os resultados obtidos com o PNAFM na Capital", esclarece o Secretário Municipal de Administração Ernandes Peixoto de Miranda, ao falar sobre o Seminário ‘Desafios da Gestão Pública'.
O seminário "Desafios da gestão pública" foi realizado em Campo Grande, nos dias 16 e 17 de novembro, onde participaram autoridades e gestores de finanças públicas de várias cidades de MS e até de outros Estados. Representando Anastácio esteve o Secretário de Administração Ernandes Peixoto de Miranda e o Coordenador Municipal do PNAFM Ademir de Jesus Arruda.
Dentre os vários temas discutidos no seminário, a pauta em destaque ficou para o setor de finanças das Prefeituras Municipais, onde os gestores presentes falaram sobre as medidas utilizadas para driblar a crise econômica internacional.
Além do prefeito da Capital, Nelson Trad Filho, também palestraram o secretário de Finanças de Campinas (SP), Paulo Roberto Neumeister, que falou sobre "O impacto da crise sobre a arrecadação municipal e a execução orçamentária".
Já o assunto "Medidas concretas para o ajuste fiscal em tempo de crise internacional" foi abordado pelo secretário de Finanças de Fortaleza (CE), Alexandre Cialdini.
Segundo o secretário de Administração de Anastácio Ernandes Peixoto, dentre as ações do Programa Nacional de Apoio à Gestão Administrativa e Fiscal dos Municípios (PNAFM) que foram adequadas à realidade da Capital Sul-matogrossense, merecem destaques como exemplo para a gestão pública o programa de recebimento do IPTU por meio de geoprocessamento e o recadastramento dos contribuintes e unidades imobiliárias.
De acordo com as informações da Secretaria Municipal de Administração o PNAFM em Anastácio neste ano priorizou a modernização administrativa e do setor de ISSQN e Tributação através da aquisição de equipamentos de informática (servidores, computadores, notebooks).
Além disso, a Prefeitura de Anastácio, com incentivo do Prefeito Cláudio Valério, firmou um termo de adesão e Contrato de subempréstimo com o Governo Federal através do Programa Nacional de Apoio à Gestão Administrativa e Fiscal dos Municípios (PNAFM) e Caixa Econômica Federal, que visa a promoção da qualificação profissional dos servidores públicos municipais.
Assim, estão sendo capacitados mais de 100 servidores municipais em diversas áreas, desde o atendimento ao cidadão até contabilidade e fiscalização tributária. "Está sendo modernizada a estrutura administrativa e os servidores passando por capacitações, tais ações são essenciais para que no futuro possamos avançar ainda mais, a exemplo da Capital", frisou o Secretário Ernandes Peixoto.
Fonte: assessoria
Nenhum comentário:
Postar um comentário