A Casa Cândia, construída em Aquidauana na margem esquerda do rio - atual Anastácio - no dia 1° de fevereiro de 1908 pelos irmãos italianos José Cândia e Fideles Cândia, comemora durante toda esta sexta-feira os 100 anos de suas instalações.
Reunindo centenas de convidados em seu majestoso prédio, Jandira Trindade, que está à frente da Casa Cândia há 50 anos, demonstrou crescente emoção ao declamar a história da casa comercial e o sucesso da realização desse sonho, que atualmente prossegue em suas mãos.
Sob as bênçãos do Pe. Reginaldo, os convidados desejaram muitos votos de crescimento.
Em seu discurso, o Prefeito de Anastácio, Cláudio Valério ressaltou a importância econômica e social da Casa Cândia para Anastácio. "Celebramos nesta manhã um marco referencial para o nosso município, pois a Casa Cândia contribuiu para o crescimento de Anastácio, tanto economica como socialmente ao implantar um projeto de instalação habitacional na região", afirmou o prefeito.
O arquiteto Paulo Corrêa de Oliveira destacou também a importância cultural do estabelecimento, ao preservar intacta sua estrutura em estilo Neoclássico. "Prestamos também uma homenagem ao arquiteto italiano Nicola Cicalise, pois comemoramos também o centenário de seu primeiro prédio construído no Brasil". Nicola Cicalise, era frentista - profissional especializado em fachadas - e foi contratado especialmente pelos irmãos Cândia no início do século passado para projetar a frente do prédio.
Jandira Trindade agradeceu especialmente a presença de seus funcionários, alguns com mais de 30 anos de atendimento na Casa Cândia e a seus fiéis clientes. Muitos deles prestigiaram o evento e não pouparam elogios para a proprietária, como Lourdes Fragelli, cliente há mais de 40 anos do local, onde mantém suas propriedades rurais abastecidas com produtos da Casa Cândia, assim como muitos tradicionais fazendeiros da região.
Emocionados também ficaram seus funcionários que retribuíram o carinho à Jandira. Aler Dias Lima, trabalhou durante toda a sua vida útil no local e se orgulha ao dizer sobre o seu primeiro dia de serviço. "Toda a minha carteira de trabalho foi registrada pelo Sr. Armando Figueiró Trindade, desde o dia 1º de janeiro de 1953 até minha aposentadoria em 1986", falou emocionado.
Enquanto desfrutavam de um delicioso coquetel, os convidados puderam apreciar ainda os inúmeros históricos registros da Casa Cândia, disponíveis no balcão de atendimento. Assim, Livros Diários do ano de inauguração e de todo o decorrer da história da firma, diplomas, títulos eleitorais e muitas fotos, relembraram o passado.
Preservando sua identidade original, a Casa Cândia, reúne até os dias atuais em suas prateleiras produtos que atendem a inúmeras necessidades. São alimentos, panelas, higiene pessoal, vestimentas, material escolar e inclusive móveis, que surpreendem os diferentes clientes.
Por isso, mais que um centenário estabelecimento comercial, a Casa Cândia é também um retrato do desenvolvimento do município de Anastácio.
Muitos sonhos ainda estão guardados no cofre. . . sonhos da Jandira!!!
Nenhum comentário:
Postar um comentário