terça-feira, 27 de junho de 2017

Pescadores retiram quase 2 mil quilos de lixo de rios do município

Projeto Rio Limpo da colônia Z-18 de Anastácio chega a sexta edição promovendo a consciência ambiental

O fim de semana foi marcado por mais uma edição da ação promovida pelos pescadores profissionais artesanais de Anastácio. A 6ª edição do projeto Rio Limpo marca a comemoração do Dia do Pescador e da Sustentabilidade Ambiental, celebrado no dia 29 de junho. Segundo os organizadores, 1.800 kg de lixo foram retirados das águas dos rios Aquidauana e Taquarussu.
Os profissionais da Colônia de Pescadores Profissionais Artesanais de Anastácio – Z-18 iniciaram a programação do projeto Rio Limpo, no domingo (25), com uma procissão fluvial em honra a São Pedro, às 7h. Os barcos partiram do Porto do Lucas – próximo à ponte Boiadeira e seguiram até a prainha de Anastácio. O padre Ervane Benedito de Souza realizou uma pequena benção. 
Os pescadores receberam o apoio de policiais militares ambientais e de homens do Exército durante a ação de retirada e pesagem do lixo. Restos de um fogão e uma máquina de lavar estavam entre o entulho retirado, além de muito plástico e outros materiais.  Partes de outros aparelhos eletrônicos também foram encontrados, como os de uma televisão e um rádio. 
A ação também é voltada para as crianças com noções de educação ambiental e a distribuição de presentes. A iniciativa também conta com a parceria de empresários da região e possibilitou a retirada de 10 toneladas de lixo dos rios que cortam o município. O projeto já é desenvolvido há seis anos.

Postado por: Giovana M. de Araújo

segunda-feira, 19 de junho de 2017

Latrocínio é a possível causa da morte de empresário de Aquidauana



Ronaldo era muito conhecido na cidade de Aquidauana e Anastácio pela sua simpatia



As cidades de Aquidauana e Anastácio amanheceram perplexas com a notícia do assassinato brutal do empresário Ronaldo Batista, proprietário do estabelecimento comercial Restaurante Estação Pantaneira. Seu corpo foi encontrado pela Polícia dentro da piscina de sua residência em Anastácio, por volta das 3:00 da madrugada desta segunda-feira, 19/06.
A principal hipótese dos investigadores é que o empresário foi vítima de um latrocínio (roubo seguido de morte), já que foram levados o carro e um valor estimado em dinheiro em espécie.
Filho de fazendeiros de Anastácio, Ronaldo, de 38 anos, morou por vários anos na Europa antes de voltar para a região e abrir o seu próprio restaurante.
A Polícia Civil está em busca dos suspeitos. O carro do empresário ainda não foi localizado. Ainda não foram divulgados o local do velório e nem do sepultamento.
Postado por: Giovana M. de Araújo