domingo, 28 de junho de 2015

Vídeo do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade divulgado pela Parceria: Fundação Portal do Pantanal - Painel do Paim


O Instituto

altO Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade é uma autarquia em regime especial. Criado dia 28 de agosto de 2007, pela Lei 11.516, o ICMBio é vinculado ao Ministério do Meio Ambiente e integra o Sistema Nacional do Meio Ambiente (Sisnama).
Cabe ao Instituto executar as ações do Sistema Nacional de Unidades de Conservação, podendo propor, implantar, gerir, proteger, fiscalizar e monitorar as UCs instituídas pela União.
Cabe a ele ainda fomentar e executar programas de pesquisa, proteção, preservação e conservação da biodiversidade e exercer o poder de polícia ambiental para a proteção das Unidades de Conservação federais.
Saiba o que o Instituto Chico Mendes tem feito para preservar nosso patrimônio natural, assista NOSSO VIDEO.

Acesse o Vídeo do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade >

 
https://www.youtube.com/watch?v=SEFwGcJYbbg

sábado, 27 de junho de 2015

NOSSA SENHORA DE LOURDES É A PADROEIRA DE ANASSTÁCIO

 Saiba quais são os padroeiros dos demais Municípios de Mato Grosso do Sul

Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Relação dos padroeiros do estado1 e dos municípios2 de Mato Grosso do Sul.

Local Padroeiro
Água Clara Sagrado Coração de Jesus
Alcinópolis Nossa Senhora Aparecida
Amambai Nossa Senhora Auxiliadora
Anastácio Nossa Senhora de Lourdes
Anaurilândia São João Batista
Angélica São Pedro Apóstolo
Antônio João Nossa Senhora do Perpétuo Socorro
Aparecida do Taboado Santo Antônio
Aquidauana Nossa Senhora da Imaculada Conceição
Aral Moreira Nossa Senhora Aparecida
Bandeirantes Nossa Senhora Aparecida
Bataguassu São João Batista
Batayporã Santo Antônio
Bela Vista Santo Afonso
Bodoquena Nossa Senhora do Perpétuo Socorro
Bonito São Pedro
Brasilândia Bom Pastor
Caarapó Bom Jesus
Camapuã São João Batista
Campo Grande Santo Antônio de Pádua
Caracol Nossa Senhora do Perpétuo Socorro
Cassilândia São José
Chapadão do Sul São Pedro Apóstolo
Corguinho São Judas Tadeu
Coronel Sapucaia Nossa Senhora da Imaculada Conceição
Corumbá Nossa Senhora da Candelária
Costa Rica Santo Antônio
Coxim São José
Deodápolis Nossa Senhora Aparecida
Dois Irmãos do Buriti Nossa Senhora do Rosário
Douradina Nossa Senhora Aparecida
Dourados Nossa Senhora da Imaculada Conceição
Eldorado Nossa Senhora Aparecida
Fátima do Sul Nossa Senhora de Fátima
Figueirão Nossa Senhora da Abadia
Glória de Dourados Nossa Senhora da Glória
Guia Lopes da Laguna Nossa Senhora da Guia
Iguatemi Nossa Senhora da Imaculada Conceição
Inocência Bom Jesus da Lapa
Itaporã São José
Itaquiraí Nossa Senhora do Perpétuo Socorro
Ivinhema São Paulo Apóstolo
Japorã Nossa Senhora Aparecida
Jaraguari Santa Rita de Cássia
Jardim Santo Antônio
Jateí São Pedro
Juti Santa Luzia
Ladário Nossa Senhora dos Remédios
Laguna Carapã Cristo rei
Maracaju Nossa Senhora Aparecida
Mato Grosso do Sul Nossa Senhora da Abadia (todo o território estadual)
Miranda Nossa Senhora do Carmo
Mundo Novo Nossa Senhora das Graças
Naviraí Nossa Senhora de Fátima
Nioaque Santa Rita de Cássia
Nova Alvorada do Sul São Cristóvão
Nova Andradina Imaculado Coração de Maria
Novo Horizonte do Sul Nossa Senhora Aparecida
Paraíso das Águas
Paranaíba Santa Ana
Paranhos São João Batista
Pedro Gomes São Sebastião
Ponta Porã São José
Porto Murtinho Sagrado Coração de Jesus
Ribas do Rio Pardo Nossa Senhora da Conceição
Rio Brilhante Divino Espírito Santo
Rio Negro Nossa Senhora de Fátima
Rio Verde de Mato Grosso Nossa Senhora Auxiliadora
Rochedo São Sebastião
Santa Rita do Pardo Santa Rita de Cássia
São Gabriel do Oeste São Gabriel Arcanjo
Selvíria São João
Sete Quedas Nossa Senhora do Perpétuo Socorro
Sidrolândia Nossa Senhora da Abadia
Sonora Nossa Senhora Aparecida
Tacuru São Sebastião
Taquarussu Nossa Senhora Aparecida
Terenos Santo Antônio de Pádua
Três Lagoas Santo Antônio de Pádua
Vicentina Santa Terezinha

sábado, 20 de junho de 2015

Cerrado sul-mato-grossense tem mais de 75% da área desmatada

Com relação ao Pantanal, desmatamento já atingiu 13% da área em Mato Grosso do Sul

GLAUCEA VACCARI19 de Junho de 2015 | 09h00
Cerrado tem 75% da área desmatada em MS
(Foto: Divulgação)
Cerrado tem 75% da área desmatada em MS
O cerrado, vegetação predominante de Mato Grosso do Sul, já teve mais 75% da área desmatada até o ano de 2010, segundo a Pesquisa de Indicadores de Desenvolvimento Sustentável, divulgada nesta sexta-feira (19) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
Conforme o levantamento, com relação ao Pantanal Sul-mato-grossense, foi registrado desmatamento de 13,1% da área total, que é de 89.826 quilômetros quadrados (km²), em 2009. O percentual corresponde a uma área de 11.753 km² desmatada.
O cerrado, que ocupava uma área de 216.016 km², já perdeu 164.448 km² deste total por desmatamento, o que corresponde a 76,1% . A área remanescente corresponde a 51.567 km², restando 23,9% da vegetação original.
De acordo com o Ministério do Meio Ambiente, o cerrado se destaca não só pela diversidade de espécies de flora e fauna, mas sobretudo pela produção agrícola. Devido a expansão da fronteira agrícola brasileira, o bioma vem sendo degradado bos últimos anos para abertura de novas áreas de produção de grãos.
A pesquisa indica ainda que dos 78 municípios pesquisados do Estado, apenas 42 possuem legislação específica para tratar da questão ambiental.

sábado, 13 de junho de 2015

Anastácio lamenta a morte e rende homenagem póstuma à Rosalda Paim
 
 
Ampliar
 
A esposa do benemérito cidadão anastaciano Édson Paim, ex-deputada estadual carioca e doutora em enfermagem, Rosalda Paim, faleceu no último dia 2 de junho na cidade  do Rio de Janeiro

Ela tinha 86 anos e sua ligação com o município de Anastácio, além de vínculos familiares, está marcada pela homenagem que em vida lhe outorgou o município ao dar o seu nome à principal praça de esportes da cidade – o estádio de futebol Rosalda Paim.

Rosalda era conhecida nacionalmente pela sua atuação na cidade fluminense, pela qual se elegeu deputada estadual com Leonel Brizola nas eleições de 1982, tendo se destacado como autora de diversos projetos de lei, dentre os quais um que proibiu a coleta remunerada de sangue no Rio de Janeiro. É autora também das leis que criaram o sistema estadual de creches, o serviço de saúde do adolescente e a que obriga o governo estadual a instalar conselhos comunitários nas unidades de saúde pública.

Natural de Vila Velha, no Espírito Santo, Rosalda Paim graduou-se em enfermagem, fez mestrado e doutorado na mesma área, na PUC, além de especialização em pediatria, administração hospitalar e saúde pública, tornando-se também professora titular do Departamento de Enfermagem Materno-Infantil da UFF, onde atuou como chefe de departamento do curso.

O seu marido, Edson Paim, é médico e dentista, além de oficial militar da reserva e político que, juntamente com ela, ajudou o ex-governador carioca, Leonel Brizola, a fundar naquele estado o PDT – Partido Democrático Trabalhista, do qual Rosalda era militante até seus últimos dias.

Além da homenagem recebida em Anastácio, Rosalda recebeu diversas distinções honoríficas, a exemplo do título de Professora Emérita pela Universidade Federal Fluminense (UFF) e a denominação do auditório da mesma universidade. Seu nome também denomina a principal creche do centro do Rio de Janeiro.

Em sufrágio de sua alma e para enaltecimento de sua memória, o prefeito de Anastácio, Douglas Figueiredo, oficiou votos de condolência à família, sendo que a prefeitura, por meio da Secretaria de Esporte rende-lhe especial homenagem no próximo dia 13 de junho, por ocasião do lançamento da pedra fundamental do novo estádio Rosalda Paim, no antigo campo, onde, na ocasião, a partir das 13h, acontecerão os jogos finais do Campeonato Amador de Anastácio. 

Fonte: José Pedro Frazão

quarta-feira, 3 de junho de 2015

Rosalda Paim, fundadora do PDT-RJ, morre no Rio de Janeiro

A enfermeira Rosalda Paim, fundadora do PDT do Rio de Janeiro, faleceu hoje (02/6) aos 86 anos, após longa enfermidade. Rosalda se elegeu deputada estadual com Leonel Brizola nas eleições de 1982, período em que aprovou cerca de 20 projetos de lei, dentre eles o que proibiu a coleta remunerada de sangue no Rio de Janeiro.
Outras leis suas foram a que criou o sistema estadual de creches; o que criou o serviço de saúde do adolescente e a obrigatoriedade de instalar conselhos comunitários nas unidades estaduais de saúde.
Nascida em Vila Velha, no Espírito Santo, Rosalda graduou-se em enfermagem em 1950 pela antiga Escola de Enfermagem do Estado do Rio de Janeiro, fez mestrado na UFF e doutorado em enfermagem pela Pontifícia Universidade Católica (PUC).
Rosalda se especializou nas áreas de pediatria, administração hospitalar e saúde pública, tornando-se também professora titular do Departamento de Enfermagem Materno-Infantil da UFF, onde foi chefe de departamento.
Casada com Edson Paim, médico e dentista, Rosalda e Edson participaram ativamente da fundação do PDT, em Niterói, e integraram ao diretório regional do PDT-RJ. Rosalda foi a primeira parlamentar enfermeira do Brasil no período de 1983 a 1987, quando exerceu o mandato de deputada estadual pelo PDT fluminense.
A Universidade Federal Fluminense a homenageou, em vida, com o título de Professora Emérita, por sua dedicação à Enfermagem. Outra homenagem foi feita pela Escola de Enfermagem da UFF, que batizou com o seu nome o auditório principal da instituição.
Já a prefeitura de Niterói, em outra homenagem, batizou de Rosalda Paim a creche municipal que funciona no Centro de Niterói, em frente a escola de enfermagem. Rosalda deixa Edson Paim, seu marido por mais de 60 anos, filhos e netos.