segunda-feira, 23 de julho de 2012


Prefeitura de Anastácio recupera estradas e ponte na zona rural

Assessoria de Imprensa PMA
Ampliar
Ampliar
Ampliar
A Prefeitura de Anastácio concluiu nesta segunda-feira, 23, a recuperação de aproximadamente trinta quilômetros de estradas vicinais em duas regiões do Município.

As localidades atendidas - como são popularmente conhecidas-, são a Pedra Preta e a Pedra Canga. As obras beneficiam diretamente dezenas de famílias de agricultores e pecuaristas, além de garantir melhores condições para transporte do escolar da Rede Municipal de Educação.

Na região da Pedra Canga - cujo acesso principal é pela BR 419, sentido Nioaque -, a Secretaria Municipal de Obras trabalhou na recuperação da estrada vicinal, principalmente, com o serviço de patrolamento, eliminando buracos que causavam atoleiros nos períodos chuvosos.

Estrada Pedra CangaNa região da Pedra Preta, a equipe da Obras trabalhou na recuperação de aproximadamente dez quilômetros de estrada vicinal, fazendo o desmatamento das margens, visando ampliar a estrada, garantindo mais segurança aos motoristas, além de ser uma limpeza, evitando que o matagal prejudique o tráfego. Ainda na Pedra Preta, foi feito o serviço de patrolamento da estrada para eliminar pontos de atoleiro e buracos.

Ponte da MariáConforme informou o secretário municipal de Obras de Anastácio o principal objetivo da Prefeitura Municipal para o setor agrícola não é somente recuperar estradas para escoar a produção, mas também garantir o acesso das ambulâncias da saúde, o transporte do escolar, os projetos da educação, as visitas dos técnicos da assistência social, ou seja, melhorar a qualidade de vida dos agricultores, enfim, de todos que residem nessas regiões.

PONTE DA MARIÁ

Além da recuperação de estradas, a Prefeitura de Anastácio por meio da Secretaria de Obras concluiu a reforma da estrutura completa da ponte da estrada Mariá.

A referida ponte recebeu novo madeiramento e aterramento mais compactado nas cabeceiras garantindo mais segurança a quem precisar passar pelo local.

domingo, 22 de julho de 2012


Dois Irmãos do Buruti está entre os 113 municípios com apenas um candidato a prefeito
 Os moradores de aproximadamente 2% dos munícipios brasileiros já sabem quem deverá ser o próximo prefeito de sua cidade. Não se trata de nenhum exercício de vidência. Das 5.568 cidades que terão eleições neste ano, 113 terão apenas um candidato à prefeitura. Nestes locais os partidos se uniram em torno de um nome, gerando coligações extremas como o PT e o PSDB no mesmo palanque. O levantamento foi feito com base nas informações preliminares do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

São cidades de todas as regiões do País. Com população que varia de 1 mil a 30 mil habitantes, esses municípios fogem da média de candidato/vaga no restante do País: 2,7, segundo o TSE. Pode até ser estranho, mais uma eleição sem adversários é considerada normal. "Não há vedação em casos assim. É uma eleição normal, como outra qualquer", afirma a assessoria do Tribunal.

Os maiores colégios eleitorais são os que mais trazem esse "fenômeno": em Minas Gerais, são 21 casos, enquanto Rio Grande do Sul e Paraná somam 19 munícipios cada um. Os candidatos "solitários" ainda aprecem em 18 cidades paulistas. Isso também acontece em menor frequência em Santa Catarina (8), Rio Grande do Norte (4), Piauí (4), Paraíba (5), Mato Grosso (4), Mato Grosso do Sul (3) e Bahia (3). Tocantins, Pará, Goiás, Rondônia e Alagoas têm apenas um caso em cada Estado.

Empresários e agricultores são a maioria entre quem já está com um pé nos gabinetes. Embora alguns tenham o ensino fundamental incompleto, há milionários na lista, como Beto Vizzoto (PT), candidato em Paraíso do Norte, cidade paranaense de menos de 12 mil habitantes. Ele possui um patrimônio digno de um político na capital: R$ 8 milhões em bens. É no Paraná também que Gisele Faccin (DEM), de 28 anos, tentará (sozinha) chegar à prefeitura de Presidente Castelo Branco, de quase 5 mil habitantes, pela primeira vez.

Há muitos que tentam a reeleição, como é o caso de Ederildo "Paparico" Bachi (PDT) em São João da Urtiga, munícipio gaúcho de 4,7 mil habitantes. Ele se elegeu em 2008, ganhou de seu adversário e começa agora a campanha para a reeleição - desta vez, sem a oposição. Paparico atrela ao "sucesso de sua gestão" o fato da oposição ter abandonado a ideia de lançar candidato na cidade. "Já houve uma eleição em que os militantes fechavam as ruas. Até o exército interviu na cidade. Hoje conseguimos equilibrar isso. Respeitamos a oposição. É um clima bom", afirma.

Todos por um

Talvez só nessas cidades os nomes das coligações, como "Todos por Jardinópolis (SP)" ou "Todos Unidos por União" (União de Minas/MG), façam realmente sentido. O clima de união é o que move as candidaturas solitárias, segundo os próprios pleiteantes ouvidos pelo Terra.

O município de Abdon Batista, no oeste de Santa Catarina, tem menos de 3 mil habitantes e apenas um candidato: Lucimar Antônio Salmoria (PMDB), com o apoio do PT, PSDB, PP e PSD (nome da coligação? "Todos por Abdon"). Em entrevista ao Terra, o prefeito e correligionário Antônio Zanchett disse que o seu candidato tem "bom relacionamento" com todos os diretórios. Já Salmoria afirma que ser "aclamado" o novo prefeito é muita responsabilidade. "Essa é uma cidade pequena onde existia muita rivalidade política. É um privilégio ser a pessoa que conseguiu ser o elo e reunir todos os grupos", afirmou.

Em cidades consideradas pacatas e pequenas, o importante é manter a unidade, segundo o empresário Tony Lacerda, que concorre pela prefeitura de São José da Safira, em Minas Gerais. "Lideranças, de todos os segmentos, precisavam de um nome que mantivesse a unidade por aqui", explica o candidato único no município de 4 mil habitantes. Lacerda afirma que o fato de ser o único na disputa não significa desinteresse político dos moradores. "A falta de adversários, no nosso entender, é um fator positivo para a campanha eleitoral porque demonstra que os grupos políticos da cidade estão unidos em torno de um projeto maior", observa.

Branco e nulos

Embora não haja preocupação com ataques de adversários, os candidatos negam o clima de "já ganhou". "(Ser o único candidato) pra mim é gratificante. Mas não é por isso que os eleitores não terão opção de escolha. Ainda há o branco e o nulo", afirma Sebastião Del Piccolo, candidato do PSD em Jeriquara, cidade paulista de 3 mil habitantes, na região de Ribeirão Preto, a 372 km de São Paulo. Em Mirassolândia (SP), com 4 mil habitantes, a professora Terezinha Rodrigues Lima (PCdoB) traz uma grande aliança em torno de sua candidatura: PDT, PTB, PMDB, PTN, PPS, DEM, PSDB e PSB. "Não tem essa coisa de já ganhou. Tem ainda os votos brancos e nulos. Tenho uma campanha de dois meses pela frente", explica.

De acordo com o TSE, esses candidatos, na verdade, não tem o que temer. Se em uma cidade todos os moradores anularem seus votos, mas o candidato votar nele mesmo, ele ganha a eleição - serão 100% de votos válidos. Só perde se não receber nenhum voto ou se a nulidade atingir mais da metade dos votos. O TSE ainda ressalta: a nulidade não se refere a votos brancos e nulos, mas sim quando a Justiça Eleitoral anula votos dados a um determinado candidato que comprou votos ou abusou da máquina pública, por exemplo.

PT e PSDB de braços dados

Das 113 cidades com apenas um candidato, 44 trazem na coligação dois antagonistas históricos, PT e PSDB - ambos na maior harmonia, em prol do mesmo pleiteante. É o caso de Jeriquara (SP). A escolha de apenas um nome - e a inevitável união das legendas - deve-se ao clima político tranquilo. "Aqui são poucas as intrigas políticas. As pessoas dizem: nossa, o PSDB se coligando com o PT, e a briga do Lula com o Serra? Mas aqui não existe essa coisa partidária. A gente se respeita", explica a presidente do diretório do PSDB na cidade, vereadora Cíntia de Paula Costa.

O fato de nunca ter tido um cargo político o ajudou, explica o candidato único da cidade, Sebastião Del Piccolo. "Tenho apoio de todos, com consenso geral. Tenho 34 anos de serviço público e nunca fui candidato a nada. Não foi por falta de nomes, cada um dos partidos tem nomes relevantes, mas eles já foram candidatos, eu nunca fui", afirma.

Não é a toa que Belo Horizonte, até pouquíssimo tempo, contava com PT e PSDB juntos em torno da candidatura de Márcio Lacerda (PSB) na capital. Minas Gerais é o Estado onde há mais casos como este - são 10 cidades com os dois partidos unidos na coligação. Em Santa Catarina, das oito cidades que terão apenas um candidato, apenas duas não trazem o PSDB e o PT unidos.

Em Mirassolândia, Terezinha lamenta não contar com o PT na sua chapa. "Meu vice é do PSDB, por isso eles não estão com a gente. Eles queriam, mas alguém do partido do diretório estadual pediu para que eles não entrassem na coligação. Eles são nossos amigos. Quero eles comigo", afirmou. Tony Lacerda argumenta que o papel nacional da oposição ganha outras motivações em uma cidade pequena. "Não há nada demais em partidos adversários nacionalmente como PSDB e PT somarem esforços em seus núcleos municipais para trazer uma governação mais equilibrada", explica o candidato de São José da Safira (MG). 

quinta-feira, 19 de julho de 2012



Anastaciano Pedro Beda é o novo reforço do Moreirense

Contrato do atacante com o time português é válido por uma temporada

O atacante anastaciano Pedro Beda (23 anos) é o novo reforço de Moreirense, de Portugal, conforme nota publicada no site oficial da equipe. O contrato é válido por um ano, com a possibilidade de ser prorrogado por mais dois.
"O avançado terá agora, na Liga portuguesa, a oportunidade certa para impor o seu futebol e confirmar as esperanças que nele depositaram na Gávea, onde foi companheiro do médio Airton, campeão brasileiro em 2009 e campeão português em 2010, ao serviço do Benfica", informa a nota publicada pelo Moreirense.
Pedro Beda se junta, assim, a mais oito jogadores que reforçarão o time português na temporada 2012/13: o goleiro Rui Santos (ex-Oeiras), os zagueiros Diego Gaúcho (ex-Astra, da Roménia), Nilson Júnior (ex-CRB, Brasil), Ricardo Pessoa (ex-Portimonense) e Paulinho (ex-Leixões), o meia Mário Mateus (ex-Atlético) e os atacantes Jô (ex-União de Leiria) e Rafael Lopes (ex-Vitória de Setúbal).
A pré-temporada do Moreirense teve início no último dia 05 de julho.
Trajetória no futebol
Pedro Henrique Beda Nogueira começou a carreira nas categorias de base do Seduc, de Anastácio, onde teve grande destaque e foi artilheiro de várias competições. As atuações dele com a camisa do time anastaciano chamaram a atenção dos olheiros do Flamengo, clube que veio a contratar o jogador em 2002.
No time carioca, ele jogou em quase todas as categorias. Em 2007, pela equipe de juniores, foi o artilheiro da Taça Belo Horizonte. Em 2008, disputou o principal torneio de futebol de base brasileiro, a Copa São Paulo, e voltou a se destacar.
Comparado ao atacante Afonso Alves, que teve passagens pela seleção brasileira, Pedro Beda foi vendido ao Heerenven, da Holanda, após a Copa São Paulo, antes mesmo de chegar aos profissionais do Flamengo. Em 2009, foi emprestado ao Emmen, também da Holanda.
Em outubro de 2010, Pedro Beda chegou ao Corinthians, onde atuou em jogos pela equipe sub-23. Na temporada 2011, o atacante jogou no Bahia, mas não teve muitas chances de mostrar seu futebol no Tricolor de Aço.
Fonte: redação / Aníbal Placêncio

domingo, 15 de julho de 2012


Irmão do jogador Pedro Beda é baleado em banco.
 Após receber alta do hospital na manhã de quinta-feira (12), o correspondente bancário Felipe Beda Nogueira, 19 anos, baleado em um assalto na tarde de ontem, em frente ao Banco do Brasil, na avenida Júlio de Castilhos, foi até delegacia prestar depoimento sobre o caso.

Felipe é irmão do também anastaciano Pedro Beda, jogador que acaba de ser contratado para atuar no futebol português.

Mais calmo, Felipe contou que agiu apenas pelo instinto. "Eu nem pensei em nada. Só pensei que trabalho duro, todos os dias e vem alguém e quer roubar o que é meu", explica.

Felipe levou um tiro na perna esquerda, além de duas coronhadas na cabeça. Ciente do risco que correu por ter reagido ao assalto, ele explica que a reação foi espontânea.

Segundo ele, agora, as medidas de segurança serão tomadas em dobro. "Nós já contratamos um segurança para vigiar a loja e vamos mudar o esquema para fazer os depósitos", frisou.

A mãe de Felipe, que esteve no local do assalto enquanto o filho ainda estava sujo de sangue, hoje estava mais calma, segundo ele. "Ela ficou bem nervosa, mas já está mais tranquila".

A vítima contou ainda que os familiares, que moram em Aquidauana, a 135 km de Campo Grande, souberam do ocorrido pelo Campo Grande News. "Eles viram a notícia e já ligaram correndo para saber o que tinha acontecido", disse o jovem.

Ainda com os curativos na cabeça, Felipe contou como aconteceu o assalto e disse que, às vezes, fazia o depósito em outra agência bancária.

O avô de Felipe, que pediu não ser identificado, contou que geralmente acompanha o neto, mas ontem não foi. "Eu acho que se eu tivesse ido com ele, poderia ter acontecido algo pior. Eu não deixaria ele brigar sozinho, eu iria entrar no meio e talvez eu pudesse ter levado um tiro", contou.

Indagado sobre a sorte de ter sobrevivido, Felipe concorda com a cabeça e diz que sabe muito bem o que poderia ter acontecido.

Vítimas vigiadas: Após reconhecerem o assaltante, Felipe e o avô contaram que comerciantes da região os alertaram sobre um homem de moto que teria rondado a loja durante todo terça-feira, um dia antes do crime.

"A gente ficou sabendo que um dia antes do roubo, um homem ficou o dia inteiro em frente a loja e nesse dia meu avó me trouxe de carro e me deixou bem na porta do banco e foi bem rápido", contou.

Felipe e a família só querem agora segurança para trabalhar e ainda traumatizados agradecem por não ter ocorrido o pior. "Graças a Deus", disse Felipe.
Fonte: Campo Grande News

15/07/2012 - PMA prende 6,65 kg de pasta base de cocaína em Miranda
15/07/2012 - TSE já registrou 420 mil candidaturas em todo o Brasil
15/07/2012 - Cachoeira intermediou acordo entre Delta e Perillo
15/07/2012 - MIT premia projetos brasileiros de tecnologia e inovação
15/07/2012 - DOF apreende pasta base de cocaína em ônibus na BR-262
15/07/2012 - Simples e velha honestidade
15/07/2012 - Irmão do jogador Pedro Beda é baleado em banco.
15/07/2012 - Gusttavo Lima ganha R$ 8 milhões por mês
15/07/2012 - Com fratura, ginasta Laís Souza é cortada da Olimpíada
15/07/2012 - Bebê internado com suspeita de ter ingerido cocaína morre

sábado, 14 de julho de 2012


Rede Globo: Fátima Bernardes é presenteada com farinha de mandioca do Pulador de Anastácio

Prefeitura | 09/07/2012

Fotos: Acervo Jota de Miami
Fotos: Acervo Jota de Miami
O empresário João Geraldo Abussafi de Lima, o “Jota de Miami”, que esteve palestrando em Anastácio no mês passado a convite da Administração Municipal, participou esta semana da gravação do programa “Encontro” da jornalista Fátima Bernardes, que é exibido diariamente pela Rede Globo, em canal aberto.
Na gravação do programa Encontro, Jota presenteou Fátima Bernardes com a farinha de mandioca do Pulador, produzida artesanalmente pelos pequenos produtores do Município de Anastácio.
Durante sua palestra em Anastácio, Jota recebeu do prefeito de Anastácio a farinha de mandioca do Pulador como lembrança gastronômica do Município. Ainda durante sua permanência na cidade, em almoço no Restaurante Amarelinho, Jota experimentou a farinha na refeição, tendo o produto conquistado o paladar do empresário.
Jota conheceu a história da produção de farinha, de como a farinha de mandioca é produzida artesanalmente no Município há décadas e fez questão de dizer que iria divulgar o ‘sabor de Anastácio’ por onde fosse.
Comprovando o que disse, já em sua primeira estada no programa global "Encontro", Jota de Miami presenteou Fátima Bernardes com um pacote da farinha anastaciana e recomendou a ela que conhecesse a Festa da Farinha de Anastácio, idealizada pela Prefeitura Municipal.
Fotos: Acervo Jota de Miami
Fotos: Acervo Jota de Miami
Em nota à imprensa, Jota disse que se impressionou com a produção de farinha da agricultura familiar, como fonte de geração de renda do pequeno produtor que tem sua subsistência em sua própria mão de obra.
“Me encantei com a cidade e com o trabalho de fomento a geração de emprego e renda que a Administração Municipal desenvolve. A produção de farinha, o projeto "A mão que constrói" (capacitação profissional) e com o programa de entrega de alimentos/PAA, que atende centenas de pessoas com alimentos da agricultura familiar. Esta cidade enche de orgulho quem tem a chance de conhecer de perto essa gente,” afirmou Jota.
A parceria entre Jota e a Administração Municipal para divulgar a farinha do Pulador foi espontânea, e os pequenos produtores ficaram felizes em saber da divulgação da farinha, servindo de estímulo para ampliarem a produção local, que conquista, cada dia mais, o mercado e novos consumidores.
Fotos: Acervo Jota de Miami

Fonte: Assessoria de Imprensa da Prefeitura