domingo, 30 de maio de 2010

Diap aponta Dagoberto como deputado federal sul-mato-grossense mais influente no Congresso Nacional e um dos 100 mais do país (Marise Paim)


O deputado federal sul-mato-grossense Dagoberto (PDT-MS) é o único deputado do Estado que está na lista dos 100 parlamentares mais influentes do Congresso Nacional. A relação dos "cabeças" do Congresso Nacional é elaborada pelo Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar (Diap), e foi divulgada hoje.
Segundo o Diap, são incluídos na lista os parlamentares que conseguem se diferenciar dos demais pelo exercício de qualidades e habilidades. Entre os atributos considerados, o Diap destaca a capacidade de conduzir debates, negociações, votações, articulações e formulações.

Entre elas estão a participação ativa de Dagoberto na votação do reajuste de 7,7% para as aposentadorias, o fim do fator previdenciário e o projeto Ficha Limpa, do qual o parlamentar sul-mato-grossense foi um dos articuladores para que a proposição fosse votada rapidamente.
A escolha dos nomes leva em consideração o cargo ocupado pelo parlamentar no Congresso, a influência sobre os demais colegas na tomada de decisões e o envolvimento na discussão de matérias relevantes, de interesse da sociedade. Ao todo, são elencados 69 deputados e 31 senadores. Do total, 22 são do PT, legenda com maior número de representantes na lista, seguido pelo PMDB (17) e PSDB (14).
“Este é o reconhecimento do trabalho que realizado em Brasília, feito por uma entidade independente que tem, entre suas funções, acompanhar e cobrar a atuação dos parlamentares na Capital federal nas questões nacionais”, enfatizou o parlamentar sul-mato-grossense após saber da lista do Diap.

quarta-feira, 26 de maio de 2010

Festa da Farinha e Ato Público são temas de moções (Postado por Marise Paim)

















A 5a Festa da Farinha de Anastácio promovida pela Prefeitura Municipal de Anastácio nos dias 7 e 8 de maio, após repercutir na mídia como um dos maiores eventos culturais e gastronômico do Estado, e ganhar destaque pelo Governo do Estado, como festividade inclusa no calendário oficial de Mato Grosso do Sul, ainda está repercutindo em cidades da região.


Nesta semana, o prefeito Cláudio Valério recebeu várias Moções de Congratulações, enviadas pelas Câmaras Municipais de Campo Grande, Aquidauana e Anastácio.



Através da moção o presidente da Câmara Municipal de Aquidauana, os vereadores aquidauanenses, parabenizam a Administração Municipal e os vereadores anastacianos pela realização da 5a Festa da Farinha.



"Externamos nosso cumprimento aos organizadores desse grandioso evento, que é um dos mais belos do Estado e a cada ano que passa a organização vem se superando e engrandecendo ainda mais a festa, além de trazer pessoas de toda parte do Brasil, e tem seu principal foco na valorização da farinha fabricada pelos nordestinos", explica o autor da Moção e presidente da Câmara, vereador Antônio da Coeso.



Para o vereador anastaciano, José Edson Barbosa, que também enviou Moção de Congratulação, destacando a participação efetiva de vários segmentos sociais, comerciantes, colonos e produtores rurais.



Já a Câmara Municipal de Campo Grande, presidida pelo vereador Paulo Siufi, encaminhou moção assinada por todos os vereadores, parabenizando a Administração Municipal pelas comemorações alusivas aos 45 anos de Anastácio e destacou a realização do Ato Público de lançamento e inauguração de obras, entrega de veículos e equipamentos, e a Festa da Farinha como atrativo cultural de sucesso.



A Moção dos vereadores campo-grandenses ressalta que o trabalho executado pelo prefeito Cláudio Valério é de "perseverante incentivo ao progresso da cidade de Anastácio, refletindo seus elevados interesses e qualidades, promovendo o bem-estar social dos munícipes, forjando com ética e dignidade a construção de uma nova sociedade para todos".



Por sua vez, o prefeito Cláudio Valério agradeceu a todos os autores das moções pelos cumprimentos e votos de estima, e lhes desejou êxito nos mandatos de ambos os vereadores. "Legislem buscando manter a ética e a responsabilidade em lutar pelos ideais da comunidade e o progresso da cidade como objetivos principais em seus mandatos", finalizou o prefeito.





Portalanastacio / Assessoria de Imprensa da Prefeitura

terça-feira, 25 de maio de 2010

Anastácio: novo espaço para coord. de Projetos e Trânsito (Postado por Marise Paim)

Visando mais agilidade e para ampliar o atendimento e funcionalidade, a Prefeitura Municipal de Anastácio providenciou novas instalações para a Coordenadoria de Projetos, que integra o organograma da Secretaria Municipal de Obras.

Assim, a Coordenadoria de Projetos que até o mês passado funcionava nas dependências da Secretaria Municipal de Obras, agora possui espaço próprio, localizado à Avenida Jk nº 1242, próximo a AGRAER e AGENFA.

A Coordenadoria de Projetos, que tem à frente Honorivaldo Proença Leite, é formada por uma equipe de engenheiros, geógrafos e técnicos que desenvolvem os mais diversos trabalhos no planejamento e execução de obras e serviços no Município, além de prestarem atendimento direto ao cidadão.

Confira alguns dos serviços prestados pela Coordenadoria de Projetos de Anastácio: elaboração de projetos técnicos e cadastramentos no Sistema de Convênios do Governo; aprovação de projetos de engenharia; desmembramento de áreas; loteamentos; locação de imóveis (lotes); fiscalização de obras; orientação à população sobre a construção de calçadas e arborização; orientação na realização de obras públicas; emissão de alvará de licença para construções e Habite-se; numeração de prédios (comercial e residencial); localização de áreas; e serviços técnicos de apoio aos projetos públicos.

Segurança nas vias públicas e pontes de acesso também é preocupação da Administração Municipal em Anastácio que tem um setor específico para cuidar desse segmento, criado pelo prefeito Cláudio Valério, trata-se do Departamento Municipal de Trânsito, dirigido por Idalino Pertile.

O Departamento Municipal de Trânsito também pertence a Secretaria Municipal de Obras, e agora também estará funcionando no mesmo espaço da Coordenadoria de Projetos.

A Coordenadoria de Projeto da Prefeitura de Anastácio continua funcionando no horário das 7h às 11h e das 13h às 17h, mais informações pelo telefone: 3245-5341.









Fonte: assessoria

sexta-feira, 21 de maio de 2010

Aluna anastaciana irá representar o Brasil em Conferencia (Postado por Marise Paim)





Escola-Pólo Municipal Rural Novo Progresso, em Anastácio, teve a grata surpresa de ver seu nome estampado no site "www.circuitoconfint2010.net", confirmando o seu nome como a primeira delegada eleita para representar o Brasil na I Conferência Internacional Infanto-Juvenil 'Vamos Cuidar do Planeta', que acontecerá nos dias 05 a 10 de junho de 2010, em Luziânia - Brasília.


Letícia Souza, que representou Anastácio, em 2008, nas etapas Municipal e Estadual e, em 2009, na etapa Nacional, acabou de conquistar a primeira das 12 vagas existentes para a Conferência Internacional, concorrendo pelo Grupo Ações Afirmativas, que reúne indígenas, quilombolas, população ribeirinha e assentados.



Para conseguir a vaga, a aluna Letícia, desde o início de março, esteve participando do Programa "Circuito de Aprendizagem", que é um jogo online de formação e implementação de projetos baseado na Carta da Responsabilidade.



As vagas para os outros 10 delegados representantes das cinco regiões brasileiras e para 01 delegado do Grupo Ações afirmativas só serão definidas após votação dos colegas do Circuito que escolherão os delegados já habilitados no ranking de classificação, de acordo com critérios estabelecidos.



A aluna Letícia foi a única delegada do Brasil diretamente eleita pela Equipe da CONFINT (Conferência Internacional) por ter somado 84,5 pontos, nos itens: Questionário, Redação e Projeto e Registro.



Letícia, que tem comparecido duas vezes por semana à Secretaria Municipal de Educação para acessar o "Circuito de Aprendizagem" e desenvolver suas atividades.



O Secretário de Educação, Laércio Valério da Silva, acredita que a aluna Letícia Souza da Silva, de apenas 13 anos, representará muito bem Anastácio na I Conferência Internacional Vamos Cuidar do Planeta.



Essa Conferência é promovida pelo Governo Federal através dos Ministérios da Educação e do Meio Ambiente, e reunirá aproximadamente 600 crianças e adolescentes de 60 países, que estarão discutindo o futuro do Planeta e a preservação ambiental.


A Administração Municipal e a equipe Secretaria Municipal de Educação parabenizam a aluna Leticia Souza.





Fonte: Assessoria de Imprensa da Prefeitura

quinta-feira, 20 de maio de 2010

Site da Prefeitura Municipal de Anastácio(MS) pode ser acessado através deste Blog (Postado por Marise Paim)

Você pode acessar o Site da Prefeitura Municipal de Anastácio (MS), com a última atualização, clicando no LINK que está situado ao lado direito deste Blog, logo abaixo dos LINKS "Google News" e "edson paim.com.br".

Todos estes três sites se apresentam atualizados todos os dias, independentemente da data da última postagem deste Blog.

quarta-feira, 19 de maio de 2010

Prefeito Cláudio Valério participa hoje da Marcha à Brasília (Postado por Marise Paim)

Nesta terça-feira ( 18) o prefeito Cláudio Valério juntamente com pelo menos mais 49 dos 78 prefeitos de Mato Grosso do Sul devem participar da 13ª Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios que terá duração de três dias (18, 19, 20).








A Assomasul (Associação dos Municípios de Mato Grosso do Sul) ainda não tem o número exato dos participantes porque ainda faltam algumas confirmações, ainda assim adianta que boa parte dos prefeitos irá a Brasília para o movimento municipalista.



O Prefeito Cláudio Valério durante a inauguração do Site Oficial da Prefeitura de Anastácio confirmou a todos que também faria parte desta marcha dos Prefeitos, pois e de suma importância para o desenvolvimento do município de Anastácio.



Segundo ele, é por meio da mobilização que os prefeitos têm garantido muitos avanços em favor dos municípios, uma vez que durante a Macha é possível discutir com parlamentares e ministros a liberação de verbas e encaminhar novos pleitos visando atender a população.



Além de parlamentares e ministros, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva confirmou presença na 13ª Marcha a Brasília em Defesa dos Municípios, conforme anunciou a CNM.



No ano passado, os prefeitos se mobilizaram e os resultados foram favoráveis para todos os municípios.



Um exemplo de conquista imediata da Marcha foi o decreto de compensação financeira entre o RGPS (Regime Geral de Previdência Social) e os RPPS (Regimes Próprios de Previdência Social) dos servidores da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios.



Outro avanço foi à redução de até 40% do valor das contrapartidas de obras do PAC (Programa de Aceleração ao Crescimento), nas ações de saneamento ambiental e habitação.



Este ano, caravanas de prefeitos de todas as regiões do País estão a caminho de Brasília e a expectativa é sensibilizar o poder público, principalmente, para a situação dos municípios com o financiamento da Saúde.



Além disso, os administradores apresentarão este quadro aos pré-candidatos à presidência da República.



Programação



Para facilitar o acesso dos participantes ao evento, a CNM abrirá o credenciamento no dia 17, a partir das 10h. Com programação diferenciada dos anos anteriores, o gestor que se credenciar na véspera poderá participar de várias mesas redondas que debaterão todas as áreas da administração municipal. Mais detalhes da programação abaixo:



Dia 18 de maio

9h - Abertura

10h - Reivindicações do Movimento Municipalista e matérias em trâmite no Congresso Nacional que impactam nos Municípios

14h - Informes e debates sobre temas de interesse dos Municípios brasileiros, Oficinas temáticas, V Fórum de vereadores e I Fórum de vice-prefeitos

18h - Entrega do Prêmio Índice de Responsabilidade Fiscal, Social e de Gestão (IRFS) .



Dia 19 de maio

9h - Participação dos pré-candidatos à Presidência da República

14h - Pauta prioritária e agenda legislativa

17h - Reunião com as bancadas parlamentares (Congresso Nacional)

20h - VI Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor (Unique Palace - SCES, trecho 2, conj. 30).



Dia 20 de maio

9h - Lançamento grupo de trabalho CNM para construção da proposta de redefinição do Pacto Federativo

10:30h - Encerramento: Encontro da Presidência da República com os Municípios





Portalanastacio / com Informações da Assomasul

Em homengem ao Prefeito Cláudio Valério e a Colônia Pernambucana, Painel do Paim oferece o Jornal do Comércio Online (PE)

Para acessar o JC Online, de Pernambuco, clique no seguinte LINK:

http://jc.uol.com.br/




DESTAQUE:

Em pesquisa encomendada pelo DEM ao Ibope, Eduardo tem 55% e Jarbas 31%


Conforme antecipou o Blog de Jamildo, na semana passada, a Oposição divulgou hoje a prometida pesquisa de opinião feita para delimitar o patamar em que pegaram a briga pelo governo do Estado.

IBOPE: JARBAS 31% EDUARDO 55%.

IBOPE para Senador/PE: Marco Maciel 51% ; Humberto Costa 49% ; Armando Monteiro 29% ; Raul Jungmann 13%.

“É um bom começo para Jarbas que se apresentou há uma semana como candidato ao governo”, avalia o presidente do Democratas, Mendonça Filho.

Veja abaixo todas as tabelas da pesquisa divulgada hoje.

PS (7h58, de 19/5/2010): O Blog de Jamildo retirou do ar a pesquisa completa que aqui estava publicada pois, depois que exibimos os slides, o TRE suspendeu "a divulgação dos resultados da pesquisa impugnada para o cargo de Presidente da República". Vamos aguardar uma definição jurídica para, então, publicarmos o conteúdo integral.

terça-feira, 18 de maio de 2010

Modernização: Prefeito Cláudio Valério lança o site oficial da Administração Municipal


No Dia Mundial da Comunicação, comemorado neste 17 de maio, segunda-feira, o município de Anastácio através da Administração Municipal, ganha seu site oficial e governamental, entrando via internet para a rede mundial de computadores.

Anastácio agora possui um site governamental com o endereço: www.anastacio.ms.gov.br, cujo projeto foi idealizado pelo prefeito Cláudio Valério e posto em prática pela Coordenadoria de Comunicação Social, cuja atribuição maior é a mídia e a imprensa.

O site traz um layout inovado e modernizado, facilitando a navegação através de guias temáticas de cada secretaria, com seu organograma e notícias, bem como informações e contatos dos secretários municipais e gabinete.

"Estamos vendo o progresso sendo implantado em todas as áreas, tenho orgulho de fazer e trabalhar por isso, com uma equipe coercitiva e forte, que assumiu com responsabilidade e hoje lançamos essa ferramenta [site] de cidadania", destaca o prefeito Cláudio Valério, ao apresentar o site ao público.

O site www.anastacio.ms.gov.br é uma via de mão dupla na comunicação da Administração Municipal para com a população, onde a Prefeitura e seus departamentos enviam informações e recebem também, através da ouvidoria e rede e-mails.

Informação nada mais é do que a relação de transparência administrativa e o direito de acesso à informação pelos cidadãos, fortalecendo a democracia.

E para que a informação chegue com clareza a comunidade, a Administração Municipal conta com os vários veículos de comunicação existentes, os jornais, sites, revistas, rádios e sites-blogs.

Entretanto, a atual Administração Municipal sentiu a necessidade de expandir seus horizontes, e hoje, a Prefeitura Municipal de Anastácio, no ano em que a cidade completa seus 45 anos de desenvolvimento, se moderniza na comunicação social.

Contudo, foi criado no site uma área especifica para divulgação de matérias oficias (editais, relatórios contábeis, licitação, controladoria interna e outros), é a guia "Governo".

O presidente do legislativo anastaciano, vereador Manoel Luiz da Silva, parabenizou a iniciativa do prefeito Cláudio Valério em investir na comunicação com a população em geral. "Esse site nos facilita acompanhar as ações da Administração Municipal, com agilidade e credibilidade", conclui o presidente.

Na oportunidade, o vice-prefeito Douglas Figueiredo pontuou que a Administração Municipal preocupa-se, respeita e que ver os seus atos mostrados ao público, e o site é um meio oficial para essa divulgação.

A Prefeitura Municipal de Anastácio, em seus 45 anos de desenvolvimento, lança seu site oficial, cumprindo a rigor o que rege o Art. 37 da Constituição Federal, "obedecendo aos princípios de legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência", disponibilizando a sociedade conhecer e acompanhar a administração municipal de perto, com acesso direto as informações sobre o município de Anastácio.

Os vereadores Ivanildo Gomes, Paulo Severino, José Edson Barbosa e Agrisio Cristaldo prestigiaram o lançamento junto com vários representantes da imprensa local e secretários municipais. Acesse: www.anastacio.ms.gov.br e conheça mais sobre a cidade e a Administração Municipal.

Fonte: Assessoria de Imprensa / Fotos: Rhobson Tavares e Luiz Carlos da Silva


Acesse o site da Prefeitura Municipal de Anastácio, clicando no seguinte LINK:

http://www.anastacio.ms.gov.br/

sábado, 15 de maio de 2010

Anastácio: Administração Municipal lança Site Oficial (Postada por Marise Paim)

A prefeitura Municipal de Anastácio convida para a solenidade de lançamento de seu Site oficial, que é mais uma ferramenta para o sucesso e transparência da Administração Municipal.


Local: Gabinete do Prefeito

Data: 17 de maio de 2010

Horário: 8 Horas


Portalanastacio / Assessoria de Imprensa



LEIA MAIS:

Notícias dos Estados, do País e do Mundo, no site de Edson Paim:

Para acessar as matérias publicadas, clique no seguinte LINK:

http://www.edsonpaim.com.br/

sexta-feira, 14 de maio de 2010

Anastácio sedia Campeonato Estadual de Luta de Braço (Postado por Marise Paim)

No próximo dia 16, domingo, o município de Anastácio sediará a 2a etapa do Campeonato Estadual Sul-mato-grossense de Luta de Braço.







A competição acontecerá a partir das 13 horas no Ginásio Poliesportivo Severino Martins da Silva, e contará com a presença de grandes atletas de renome nacional na competição.



Já estão confirmadas a participação do bi-campeão brasileiro máster, Jairo Bambil; da campeã mundial, Cris Rejane; e do campeão sênior, Emídio Júnior; e do campeão brasileiro sênior, Carlos Dias, além de vários outros atletas do Estado.



Na modalidade máster, o atleta anastaciano Jairo Bambil, se destaca como campeão invicto há oito anos.



O Campeonato Estadual Sul mato-grossense de Luta de Braço é promovido pela Fundação de Esporte de Mato Grosso do Sul (Fundesporte) em parceria com a Federação Sul-mato-grossense de Luta de Braço e conta com o apoio da Prefeitura Municipal de Anastácio.



A pesagem será das 9h às 11 horas, e a competição começará às 13h.



Portalanastácio / Assessoria de Imprensa de Anastácio

quinta-feira, 13 de maio de 2010

Anastácio: Torcidas lotam poliesportivo na final dos Jogos aberto (Postado por Marise Paim)



Na noite de terça-feira, 11, centenas de pessoas reunidas em torcidas organizadas, de várias localidades lotaram o ginásio poliesportivo Severino Martins da Silva, em Anastácio, para prestigiarem e torcer pelos finalistas do X Jogos Abertos.



Com record de participações, totalizando 100 equipes inscritas para a competição, o X Jogos Abertos de Anastácio desde o dia 5 de abril está movimentando o esporte na cidade.



Participaram equipes de Anastácio, Campo Grande, Bonito, Bodoquena, Ladário, Miranda, Nioaque, Jardim, Dois Irmãos do Buriti e Aquidauana, nas modalidades: futsal masculino e feminino, basquete masculino e feminino, vôlei feminino e masculino, handebol feminino e masculino, futsal máster e livre.



O Jogos Abertos é realizado pela Prefeitura de Anastácio através do Conselho Municipal e da Coordenadoria de Esporte e Lazer, com o apoio da Câmara Municipal, Deputado Estadual Jerson Domingos, Governo do Estado e Fundesporte.



Além disso, nessa edição dos jogos, a solidariedade se aliou ao esporte, em prol das famílias menos favorecidas. O Conselho Municipal e a Coordenadoria de Esporte e Lazer promoveram uma união entre o esporte e a solidariedade lançou a Campanha do Agasalho, onde todas as pessoas participaram e prestigiaram os jogos puderam doar agasalhos e cobertores, e ainda, concorreram ao sorteio de uma televisão.



Confira os vencedores do X Jogos Abertos de Anastácio:



Futsal Feminino: Campeã - União Bela Vista de Aquidauana; vice-campeã - Seleção de Ladário; melhor goleira: Vanessa Feliciano (Seleção de Ladário); artilheira: Fabiana (com 11 gols, da União Bela Vista);



Basquete Masculino: Campeã - FEMA Aquidauana; Vice-campeã: Weber Cyber;



Basquete Feminino: Campeão - Falcão B; Vice-campeão: Falcão A;



Vôlei Feminino: Campeão - LEA de Aquidauana; vice-campeão: Seleção de Dois Irmãos do Buriti;



Vôlei Masculino: Campeão - Super Moto; vice-campeão: Catatau;



Handebol Feminino: Campeão - Semesp de Nioaque; vice-campeão: Escola Odete Inês de Nioaque;



Handebol Masculino: Campeão - Seleção de Nioaque; vice-campeão: Hand Mania;



Volei Masculino: Campeão - Super Moto; Vice-campeão: Catatau;





Futsal máster: Campeão - AABB; vice-campeão: Bombeiros; melhor goleiro: Rodolfo (Bombeiros); artilheiro: José Carlos (AABB, com 4 gols);



Futsal Livre: Campeão - Miranda; Vice-campeão: Super moto; melhor goleiro: Willian Silva (Miranda); artilheiro: Maicon (Super Moto, com 9 gols).



Participaram da solenidade de premiação o presidente do Conselho Municipal de Esporte e Lazer, José Dilson da Silva; coordenador de esporte e lazer, Mario Luiz Flores; secretários municipais Ernandes Peixoto de Miranda (Administração), Laércio Valério (Educação), Honorato de Souza (Assistência Social), José Borges (Obras) e Maria José Ferreira (Gabinete); vereadores Ivanildo Gomes, José Edson Barbosa, Lourival José Barbosa e Maria Vital; equipes de jornalismo esportivo das rádios Difusora, Fm Pan e Independente e, do site Anastácio Notícias.



O prefeito Municipal de Miranda, Neder Vedovato e a primeira-dama, Maria do Carmo Vedovato acompanhados dos secretários municipais de Miranda José Carlos Colombo (Esporte e lazer) e André Vedovato (Assistência Social) também prestigiaram a solenidade.



Portalanastacio / Assessoria de Imprensa da Prefeitura / Foto: Luiz Carlos)

Projovem de Anastácio forma 150 jovens para o mercado de trabalho (Postado por Marise Paim)

Em dezembro de 2008, o Governador do Estado de Mato Grosso do Sul, André Puccinelli assinou com o Ministério do Trabalho e Emprego o termo de adesão ao Programa Nacional de Inclusão de Jovens - Projovem.




O Projovem tem o objetivo de ampliar o atendimento à juventude sul-mato-grossense, que se encontrava excluída da formação profissional, com maior dificuldade de inserção na atividade produtiva e maior vulnerabilidade frente ao mundo do trabalho, com uma meta de 5.500 jovens de 18 a 29 anos, em 30 municípios, entre eles, Anastácio.



Em Mato Grosso do Sul, a gestão do programa é de responsabilidade da Fundação do Trabalho de MS - Funtrab, que realiza o processo de recrutamento, seleção e encaminhamento dos jovens aos cursos de qualificação social e profissional.



Para a realização dos cursos de qualificação social e profissional, foram selecionadas cinco entidades sem fins lucrativos: Instituto de Educação Profissional Semear, Instituto de Pesquisa, Desenvolvimento e Educação - IPDE, Sociedade Educacional Afonso Linares Prado - Sealp, Instituto Delta de Educação e o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial - Senai.



Em Anastácio, para o sucesso e desenvolvimento dos cursos, a Prefeitura Municipal teve um papel fundamental na consecução dos objetivos propostos no programa.



Os jovens anastacianos receberam orientações sobre empreendedorismo e economia solidária, equidade de gênero, micro-crédito, dentre outros, cuja carga horária foi de 350 horas/aula, sendo 100 horas/aula de qualificação social e 250 horas/aula de qualificação profissional, com contrapartida do governo do estado.



O município de Anastácio foi contemplado com uma meta de 175 jovens, sendo 02 turmas de agroextrativismo, 01 turma de administração, 02 turmas de arte e cultura e 01 turma de turismo e hospitalidade, e estes alunos receberam o certificado ontem, 12, na solenidade no auditório da Câmara Municipal.



Anastácio ainda superou a meta do Projovem, conseguindo formar mais uma turma, cujos alunos estão cursando "alimentação".



Na solenidade, o secretário de Estado de Trabalho e Assistência Social, Álvaro Cardoso de Ávila, destacou que o empenho e apoio da Administração Municipal em Anastácio, através da Secretaria Municipal de Assistência Social e do Gabinete do prefeito, foram imprescindíveis para o sucesso dos cursos e, consequentemente, do Projovem no Município.



Além do secretário de Estado, Álvaro Cardoso, que no ato representou o governador André Puccinelli, participaram da entrega dos certificados aos alunos, o prefeito Cláudio Valério, presidente da Câmara Municipal - Manoel Luiz da Silva, secretário municipal de Assistência Social - Honorato de Souza; gestora estadual do Projovem, Lirce Cânepa.



Na oportunidade, a jovem Marciany Cintra, representando os demais alunos, falou sobre sua experiência no curso de qualificação social e profissional do Projovem em Anastácio.



E representando os educadores, o professor Roberto Valadares, fez a leitura da minuta do programa em Anastácio, e agradeceu aos alunos e ao poder público pelo apoio e bom desenvolvimento do Projovem no Município.



Estiveram participando da entrega dos certificados os vereadores José Edson Barbosa, Lourival José Barbosa, Maria Vital e Agrísio Cristaldo; secretários municipais José Edson dos Santos (Cultura), Laércio Valério (Educação), José Borges (Obras) e Ernandes Peixoto (Administração); coordenadora de Comunicação Social da Prefeitura, Jussara Bambil.



Portalanastacio / Assessoria de Imprensa da Prefeitura / Fotos: Luiz Carlos da Silva)

quarta-feira, 12 de maio de 2010

Cláudio Valério agradece apoio recebido para Festa da Farinha (Postado por Marise Paim)


PORTAL ANASTÁCIO

Um público estimado pela Polícia Militar em pelo menos 20 mil pessoas lotou na noite de sábado, dia 8, a Rua Porto Geral em Anastácio, a 140 km de Campo Grande, para participar da Festa da Farinha, que celebra a influência da colônia nordestina na região.



O prefeito Cláudio Valério (PMDB) fez questão de agradecer ao apoio das autoridades, entre as quais, o senador Delcídio do Amaral (PT/MS), para a realização do evento, que contou com a presença do governador André Puccinelli (PMDB), do ex-governador Zeca do PT, deputados estaduais e federais, prefeitos, vereadores e lideranças políticas e comunitárias.



"O senador, que já nos contemplou com quase R$ 5 milhões em recursos para a realização de várias obras no município, é responsável também por 2/3 da festa, porque ele conseguiu do Ministério do Turismo R$ 100 mil, fundamentais para que montássemos toda essa estrutura que nos permitiu, mais uma vez, realizar um evento inteiramente gratuito para os moradores e os visitantes que vêm de vários municípios da nossa região", destacou o prefeito.



A Festa da Farinha de Anastácio foi realizada na Rua Porto Geral nos dias 7 e 8 deste mês tendo as seguintes atrações musicais: Alceu Valença, emboladores Caju & Castanha, repentistas Zé Viola e Daudeth Bandeira e o forró pé de serra com Deni Santos.



A Festa da Farinha encerrou com 'chave de ouro' o aniversário de Anastácio. A festa é uma realização da Prefeitura Municipal de Anastácio e tem o apoio da Câmara Municipal de Anastácio, Governo Federal, Ministério do Turismo, Governo do Estado de MS, Fundação do Turismo/MS, com patrocínio do Grupo NC (Auto Posto Anastácio) e Serv Já Promoções & Eventos.







Portalanastacio / Assomasul

NEM O FRIO E A GOROA TIRARAM O BRILHO E O PÚBLICO DA GRANDE FESTA DA FARINHA DE ANASTÁCIO (Postado por Marise Paim)


Há quem diga que o clima 'friozinho' deu mais encanto as duas noites da grande e aguardada Festa da Farinha de Anastácio, que este ano completou cinco anos de sucesso absoluto, recorde de público, com direito a reconhecimento público da imprensa e autoridades nacionais.



A 5a Festa da Farinha de Anastácio, foi realizada na rua Porto Geral, nos dias 7 e 8 de maio, respectivamente, sexta e sábado, e nem o clima frio e tendencioso a chuva não espantou a multidão, que compareceu para festejar o aniversário de Anastácio em ritmo nordestino.



No dia 7 de maio, sexta-feira, abriram a noite musical com repertórios variados, que passaram pelo forró, MPB, sertanejo, as atrações: Lima Neto & Banda, Rangel Castilho, Kadu & Banda, e o Forró pé de serra de Deni Santos (Piauí).



O ponto alto da festa na sexta-feira foi o descerramento do maior saco de farinha do mundo e do show de emboladas e humor de Caju & Castanha.



Caju & Castanha arrancaram risadas da multidão, que cantou com eles as emboladas humorísticas satirizando times de futebol, relacionamentos, episódios da vida corriqueira e temas do dia-a-dia.



Com humor inteligente e sagaz somado ao som do pandeiro que ritmava as musicas e o sotaque nordestino, a dupla de emboladores encerrou a primeira noite da Festa da Farinha com sucesso, deixando 'gostinho' de quero mais no público.



Os poetas Fernando Ferreira e Tião Preto declamaram na festa os poemas, respectivamente, 'Retirantes' e 'Rainha do Pantanal', ambos, falando do sucesso da Festa da Farinha e da cidade de Anastácio com seu progresso crescente nos últimos anos.



Já no dia 8 de maio, sábado, o público dançou e cantou animados durante quase duas horas de show pelo cantor Alceu Valença, que ao vivo, acompanhado pelo público no show inteiro, principalmente nas músicas: Anunciação, Morena Tropicana, Perfídia e Coração Bobo.



Alceu Valença falou a imprensa e repetiu durante o show, seus cumprimentos parabenizando a Administração Municipal pela realização da festa, que segundo ele é "uma oportunidade grandiosa de difundir a cultura nordestina tão rica em suas lendas, histórias, culinária, dança e música".



"O Mato Grosso do Sul através dessa festa tem a chance de conhecer mais de perto a nossa cultura nordestina, que influencia o Brasil da culinária à musica, da política à educação. A Administração Municipal está de parabéns por realizar essa grandiosa festa, oferecida para a sociedade gratuitamente e com uma organização compara a grandes eventos que já participei pelo pais", destaca Alceu Valença.



Ainda no dia 8 de maio, os repentistas Daudeth Bandeira e Zé Viola, vindos do Piauí, se apresentaram na festa, mostrando o melhor da arte do improviso com as palavras que caracteriza o verdadeiro repente nordestino.





Uma atração a parte que completou a 5a Festa da Farinha de Anastácio, foi o show de humor dos personagens "Maria Quitéria & Virgulino Labareda", que há quatro anos participam da festividade, cantando, dançando e encantando a multidão.



No palco ou andando no meio do público, com as autoridades e com os artistas, Maria Quitéria e Virgulino Labareda, surpreendem e são ovacionados pelo público, arrebatando gargalhadas a todo instante com suas piadas e jingles engraçados.



Prestigiaram a 5a Festa da Farinha de Anastácio junto ao prefeito Cláudio Valério e a primeira-dama Severina Valério, vice-prefeito Douglas Figueiredo, presidente da Câmara Municipal, Manoel Luiz da Silva e demais lideranças municipais, o governador do Estado de MS - André Puccinelli, deputados Estaduais: Jerson Domingos, Márcio Fernandes, Pedro Teruel, Junior Mochi e Ary Rigo; deputados Federais: Vander Loubet, Waldemir Moka, Dagoberto Nogueira, Geraldo Rezende e Marçal Filho; senador Delcídio do Amaral; prefeitos Fauzi Suleiman (Aquidauana) e Nelson Cintra (Porto Murtinho); vices-prefeitos Vanildo Neves (Aquidauana) e Joãozinho do PT (Nioaque); apresentador e vereador Vanderlei Cabeludo (CG); vereadores e secretários municipais de várias cidades: Anastácio, Aquidauana, Miranda, Nioaque, Porto Murtinho e Campo Grande.



Na culinária, as tendas de alimentação com um cardápio todo elaborado à base da mandioca e da farinha fez sucesso e conquistou o paladar do grande público na festa, que puderam provar pratos nordestinos doces, salgados e a bebida especial da festa da farinha: o Viagra da mandioca.



Segundo o prefeito Cláudio Valério o objetivo principal da Festa da Farinha é fomentar nos produtores das colônias e assentamentos a produção de farinha e derivados da mandioca como fonte de renda permanente e produção sustentável.



E para o prefeito Cláudio Valério, idealizador da festa, o evento cumpre um papel importante no segmento cultural, que é de proporcionar lazer e cultura para população, gratuitamente e ao alcance de todos, com uma estrutura segura e de qualidade, sendo coordenada pelas secretarias municipais de Cultura e Desenvolvimento Sustentável com o apoio demais pastas.



A Festa da Farinha encerrou com 'chave de ouro' o aniversário de 45 anos do município de Anastácio. A 5a Festa da Farinha é organizada e realizada pela Prefeitura Municipal de Anastácio e Serv-Já Promoções e Eventos Ltda., e tem o apoio da Câmara Municipal de Anastácio, Governo Federal, Ministério do Turismo, Governo do Estado de MS, Fundação do Turismo/MS, com patrocínio do Grupo NC (Auto Posto Anastácio).



Portalanastacio / Assessoria de Imprensa da Prefeitura / Fotos: Luiz Carlos / Diego Cremonezzi e Sirnay Moro)

segunda-feira, 10 de maio de 2010

Vinte mil prestigiam última noite da Festa da Farinha (Postado por Marise Paim)

Senador Delcídio é responsável também por 2/3 da festa, porque ele conseguiu do Ministério do Turismo R$ 100 mil, diz Prefeito





Foto: José Luiz Gonçalves
Um público estimado pela Polícia Militar em pelo menos 20 mil pessoas lotou na noite de sábado a Rua Porto Geral em Anastácio,a 140 km de Campo Grande, para participar da Festa da Farinha, que celebra a influência da colônia nordestina na região.O prefeito Cláudio Valério (PMDB), fez questão de agradecer o apoio do senador Delcídio do Amaral (PT/MS) para a realização do evento.

“O senador, que já nos contemplou com quase cinco milhões de reais em recursos para a realização de várias obras no município, é responsável também por 2/3 da festa, porque ele conseguiu do Ministério do Turismo R$ 100 mil, fundamentais para que montássemos toda essa estrutura que nos permitiu, mais uma vez, realizar um evento inteiramente gratuito para os moradores e os visitantes que vêm de vários municípios da nossa região”, destacou o prefeito.

Delcídio chegou a Anastácio por volta das 19h30min e depois de ser recebido na casa de Cláudio Valério, circulou pela Rua Porto Geral por mais de quatro horas, cumprimentando a população.
“É uma alegria muito grande ver que o povo está feliz com a Festa da Farinha. Eu não perco uma edição desse evento que entrou para o calendário turístico de Mato Grosso do Sul. Faço questão de ajudar porque além de alegrar a população, a festa gera empregos e movimenta a economia do município”, disse o senador.
No final da visita, Delcídio foi convidado a ir até o camarim da atração da noite de sábado na Festa da Farinha, o cantor e compositor pernambucano Alceu Valença, com quem conversou por 20 minutos.
“Falamos sobre política nacional e internacional. Além de ser um grande artista, o Alceu demonstrou ser um homem muito politizado. O papo foi excelente”, resumiu o senador.


Fonte: MS Noticias

domingo, 9 de maio de 2010

Cidadãos Anastacianos: homenageados receberam título nesta quarta-feira (Postado por Marise Paim)

Eunice Anderson Vidal, Gil Dias Negrão, Mauro Lúcio Ortiz, Edilson Gomes Dias e Mário Gomes da Costa foram agraciados nesta quarta-feira (05) com o título de “Cidadão Anastaciano” em sessão solene que aconteceu na Câmara Municipal de Anastácio.

Como já é tradicional no município a sessão acontece dentro do calendário de atividades em alusão ao aniversário da cidade, comemorado no dia 08 de maio. Familiares dos homenageados, secretários municipais e representantes de diversos segmentos da sociedade anastaciana lotaram o plenário do Poder Legislativo de Anastácio.

Filha de Gil Dias Negrão, a pastora Keila Negrão Murback, da Comunidade Cristã de Aquidauana, ministrou a bênção inicial da solenidade e aproveitou a oportunidade para falar sobre a honra e orgulho que ela sente ao ver seu pai receber o título de cidadão anastaciano. “Tenho meu pai como um exemplo, um homem de fé, que diante de todas as dificuldades busca as soluções em Deus” disse. Já o homenageado frisou: “Deus foi muito generoso comigo, só tenho que agradecer”.
Ao fazer uso da palavra, Eunice Anderson, emocionada falou sobre a felicidade que sentiu ao ser homenageada. “Estou muito feliz, muito feliz mesmo. Os vereadores foram muito felizes na escolha dos homenageados, pois são todos pessoas de bem”, disse. Já o radialista Mauro Lúcio Ortiz falou sobre valores como o respeito, carinho e a amizade, destacando o fato de que a vida é construída de sonhos concretizados e que ele se sente grato por receber mais um título em reconhecimento aos trabalhos que ele desenvolve nos município de Aquidauana e Anastácio.
O prefeito Cláudio Valério pontuou a importância de cada homenageado e a importância dos mesmos no desenvolvimento do município. “Temos aqui nesta noite, uma homenagem muito digna à Dona Eunice, representante da família Anderson, que nos ensinou a navegar sobre o Rio Aquidauana.e que foi fundamental na construção da nossa história”, disse o prefeito.
O vereador Manoel Luiz da Silva, presidente da Câmara de Anastácio, iniciou seu discurso afirmando que a sessão solene de entrega de título de Cidadão Anastaciano é um momento em que o Poder Legislativo reconhece publicamente a importância de grandes homens e de uma grande mulher para o engrandecimento e progresso do município. “Obrigado por trabalharem de forma imprescindível por Anastácio. Dedicamos à vocês nossa gratidão e reconhecimento”, disse Manoel Luiz aos homenageados da noite.
Durante a solenidade, a mesa de autoridades foi composta pelos vereadores Manoel Luiz da Silva, José Edson Barbosa de Morais, Lourival José Barbosa e pela vereadora Maria Vital, bem como pelo prefeito Cláudio Valério, vice-prefeito de Aquidauana – Vanildo Neves, vereador presidente da Câmara de Aquidauana – Antônio Lemes de Rezende, comandante do 9º Batalhão de Engenharia e Combate Carlos Camisão – Coronel Abílio Sizino, comandante do Subgrupamento do Corpo de Bombeiro de Aquidauana – Major Claudinei Quintana e pelo major Marcos Nascimento – comandante da Polícia Militar de Anastácio.

Abaixo, confira o histórico dos homenageados:
- Edílson Gomes Dias
Formado em “Tecnologia em Produção Publicitária” atua na área gráfica desde 1984 e é proprietário da “Grafiarts Gráfica e Editora”, empresa esta que sempre firmou parcerias com a administração pública e gera empregos à diversas famílias anastacianas.
Atualmente ocupa o cargo de vice-presidente da Associação Comercial e Empresarial de Anastácio (ACEAN), participando de todas as ações que vão de encontro às necessidades da classe comercial e empresarial de Anastácio, desenvolvidas pela Associação.
- Mário Gomes da Costa
Filho de João Gomes da Costa e Verônica Rosa da Costa ele é proprietário da “Comercial Gomes”. Cidadão de caráter ilibado se sobressai na sal área de atuação devido a forma empreendedora e dinâmica com que gerencia sua empresa.
Gomes agrega valores de respeitabilidade e confiança nas relações estabelecidas com seus funcionários e clientes o que o torna uma pessoa admirada por todos e que faz merecidamente receberá a honraria concedida pelos vereadores anastacianos.
- Mauro Lúcio Ortiz
Graduado em Matemática pelo Centro de Educação Universitária de Aquidauana – CEUA, trabalhou como professor durante alguns anos e exerceu funções administrativas em órgãos públicos, porém sua verdadeira vocação o impelia a buscar novos horizontes.
Em 1973 foi contratado como locutor oficial pela Rádio Independente de Aquidauana e desde esta data vem atuando como locutor, jornalista esportivo e repórter de informativo social nas Rádios Nova Difusora e FM Pan.
Em conseqüência de sua relevante contribuição para com a sociedade aquidauanense e anastaciana, o Senhor Mauro Lucio recebeu diversa honrarias dentre elas “Medalha do Mérito Legislativo” , “Medalha do Centenário de Aquidauana”, “Título de Cidadão Aquidauanense” e “Titulo Amigo do Exército”, sendo que agora, receberá também o “Título de Cidadão Anastaciano”.
- Eunice Anderson Vidal
Filha de Augusto Anderson e Luiza da Costa Anderson, tem se destacado na sociedade anastaciana como uma respeitável cidadã, pois ao longo de seus 91 anos tem deixado exemplos de vida dignos de serem seguidos.
Em sua juventude, ao lado de seu esposo Remigio de Campos Vidal, ajudou na construção da Igreja Nossa Senhora de Lourdes oferecendo seus préstimos como legionária e professora de catequese.
Foi professora, durante 5 anos na Escola Estadual Teodoro Rondon auxiliando na formação de muitas crianças e adolescentes. Hoje, Dona Eunice em idade avançada, porém gozando de perfeita lucidez, tem o privilégio de viver rodeada de pessoas amigas e familiares que buscam em sua companhia uma palavra de conforto, um gesto de amparo e sabedoria.
- Gil Dias Negrão
Nascido no estado de São Paulo no ano de 1925, aos 08 anos de idade veio com sua família para Anastácio, local onde recebeu sua formação educacional. Estudou na Escola XV de Agosto em Aquidauana, na adolescência deu prosseguimento aos estudos no Instituo Americano de Lins tendo concluído o curso de Técnico em Contabilidade no ano de 1946. Ao retornar para Anastácio ingressou no quadro de funcionários do banco do Brasil, local onde trabalhou até sua aposentadoria no ano de 1979.
Gil Dias Negrão além de pecuarista dedica grande parte de sua vida ao ministério pastoral. Atuando neste ministério participou na fundação da Igreja Presbiteriana em Aquidauana sendo seu colaborador por muitos anos. Cooperou, ainda, na fundação de várias igrejas evangélicas nos estados de Mato Grosso, Rondônia, Mato Grosso do Sul e São Paulo. Em 1982 fundou a Igreja Comunidade Cristã em Aquidauana onde permanece como pastor titular.
Sônia Bambil

sábado, 8 de maio de 2010

Mensagem do Prefeito Cláudio Valério aos 45 anos de Anastácio (Postado por Marise Paim)


A Administração Municipal, com determinação, criou bases sólidas que resultaram no desenvolvimento e progresso do Município.

Nesta oportunidade, desejo brindar com os anastacianos e visitantes as diversas conquistas que fazem de Anastácio um lugar agradável e aconchegante.

Queremos partilhar a grande alegria com todos, celebrando esse aniversário com lançamento e inauguração de obras, entregas de equipamentos e veículos, atrações culturais, cívicas e esportivas.

É Anastácio ainda melhor e nossa gente mais feliz!



Prefeito Cláudio Valério

Anastácio: começa hoje a maior festa nordestina de MS


Ontem e hoje a cidade de Anastácio promove a maior festa nordestina de de MS e do Centro-Oeste do país. É a 5ª edição da Festa da Faringa. Sem dúvidas é a maior festa temática e cultural da região, inclusa no calendário oficial de eventos do Estado de Mato Grosso do Sul, que celebra o aniversário de Anastácio em grande estilo com o melhor da tradição nordestina em solo sul-mato-grossense.

A produção de farinha de mandioca, o principal ingrediente que sustenta dezenas de iguarias culinárias do cardápio da Festa, está acelerada nas colônias e assentamentos produtores, pois o preenchimento do saco gigante de farinha será na manhã de hoje, sendo um espetáculo a parte no evento.

O maior saco de farinha de mandioca do mundo, foi criado especialmente para a Festa da Farinha de Anastácio, e que foi lançado no ano passado (2009), tornando-se favorito a inscrição no Guinness World Record (Livro dos Recordes Mundiais).

Para essa edição da festa, com objetivo de projetar o Estado mundialmente, principalmente, a cidade de Anastácio, o saco gigante de farinha de mandioca terá 4,5 metros, para comportar cerca de 4 mil quilos farinha.

Cinco carretas trouxeram as ferragens, palco e camarotes, enfim, toda a estrutura de tendas e cercamento para a festa.

O prefeito Cláudio Valério informou que estão confirmadas as presenças de muitas personalidades do cenário social e político do Estado e do Brasil, incluindo o Governador André Puccinelli, Senador Delcídio do Amaral, Deputado Federal Vander Loubet, Deputados Estaduais, o presidente da Assembléia Legislativa, Jerson Domingos, prefeitos e vereadores das cidades vizinhas.

A 5a Festa da Farinha de Anastácio que é realizada na Rua Porto Geral nos dias 7 e 8 de maio, terá as seguintes atrações musicais: Alceu Valença, emboladores Caju & Castanha, repentistas Zé Viola e Daudeth Bandeira e o forró pé de serra com Deni Santos.

A Festa da Farinha encerrará o aniversário de Anastácio. A festa é uma realização da Prefeitura Municipal de Anastácio e tem o apoio da Câmara Municipal de Anastácio, Governo Federal, Ministério do Turismo, Governo do Estado de MS, Fundação do Turismo/MS, com patrocínio do Grupo NC (Auto Posto Anastácio) e Serv Já Promoções & Eventos.





Portal Anastácio / Anastácio Notícias, com assessoria

quarta-feira, 5 de maio de 2010

Mensagem para as Mães (Câmara Municipal de Anastácio)

Rendemos nossas sinceras homenagens àquela que, com total desprendimento, nos ensina a cada dia por meio de suas próprias ações a olhar nossos semelhantes com generosidade e amos; àquela que, incansavelmente, eleva à Deus uma oração para que nossos caminhos sejam "caminhos de paz e justiça" ; àquela que por Deus foi predestinada a amar sem reservas e sem limites.

Por tudo o que voce tem feito e por tudo que ainda vai fazer, queremos agradecer e desejar Feliz Dia das Mães!

São os votos do vereador Manoel Luiz da Silva - presidente da Câmara Municipal de Anastacio.

------------------------------------

CÂMARA MUNICIPAL DE ANASTÁCIO

Presidente: Vereador Manoel Luiz da Silva

terça-feira, 4 de maio de 2010

Cidadão Anastaciano: sessão será amanhã

Como parte das festividades em alusão ao 45º aniversário do município de Anastácio acontecerá no dia 05 de maio, a partir das 19 horas a Sessão Solene de Entrega do Título de Cidadão Anastaciano no Plenário do Poder Legislativo Municipal.

A Sessão Solene de Entrega de Títulos já é tradicional no município e conta sempre com a participação de diversas autoridades, familiares dos homenageados e da população anastaciana, e segundo afirmou o vereador Manoel Luiz da Silva – presidente da Câmara, os vereadores já aguardam um grande público para a edição 2010 de entrega da honraria.

Neste ano serão homenageados Edilson Gomes Dias, Mário Gomes da Costa, Mauro Lúcio Ortiz, Eunice Anderson Vidal e Gil Dias Negrão. As homenagens foram propostas pelos vereadores Manoel Luiz da Silva, Maria Alves Meleiro, Agrísio Cristaldo, Paulo Severino, José Edson Barbosa de Morais, Ivanildo Gomes da Silva, Sebastião Felipe, João Batista dos Santos e Lourival José Barbosa.

Abaixo, confira o histórico dos homenageados:

- Edílson Gomes Dias
Formado em “Tecnologia em Produção Publicitária” atua na área gráfica desde 1984 e é proprietário da “Grafiarts Gráfica e Editora”, empresa esta que sempre firmou parcerias com a administração pública e gera empregos à diversas famílias anastacianas.
Atualmente ocupa o cargo de vice-presidente da Associação Comercial e Empresarial de Anastácio (ACEAN), participando de todas as ações que vão de encontro às necessidades da classe comercial e empresarial de Anastácio, desenvolvidas pela Associação.


- Mário Gomes da Costa

Filho de João Gomes da Costa e Verônica Rosa da Costa ele é proprietário da “Comercial Gomes”. Cidadão de caráter ilibado se sobressai na sal área de atuação devido a forma empreendedora e dinâmica com que gerencia sua empresa.
Gomes agrega valores de respeitabilidade e confiança nas relações estabelecidas com seus funcionários e clientes o que o torna uma pessoa admirada por todos e que faz merecidamente receberá a honraria concedida pelos vereadores anastacianos.


- Mauro Lúcio Ortiz

Graduado em Matemática pelo Centro de Educação Universitária de Aquidauana – CEUA, trabalhou como professor durante alguns anos e exerceu funções administrativas em órgãos públicos, porém sua verdadeira vocação o impelia a buscar novos horizontes.
Em 1973 foi contratado como locutor oficial pela Rádio Independente de Aquidauana e desde esta data vem atuando como locutor, jornalista esportivo e repórter de informativo social nas Rádios Nova Difusora e FM Pan.
Em conseqüência de sua relevante contribuição para com a sociedade aquidauanense e anastaciana, o Senhor Mauro Lucio recebeu diversa honrarias dentre elas “Medalha do Mérito Legislativo” , “Medalha do Centenário de Aquidauana”, “Título de Cidadão Aquidauanense” e “Titulo Amigo do Exército”, sendo que agora, receberá também o “Título de Cidadão Anastaciano”.


- Eunice Anderson Vidal

Filha de Augusto Anderson e Luiza da Costa Anderson, tem se destacado na sociedade anastaciana como uma respeitável cidadã, pois ao longo de seus 91 anos tem deixado exemplos de vida dignos de serem seguidos.
Em sua juventude, ao lado de seu esposo Remigio de Campos Vidal, ajudou na construção da Igreja Nossa Senhora de Lourdes oferecendo seus préstimos como legionária e professora de catequese.
Foi professora, durante 5 anos na Escola Estadual Teodoro Rondon auxiliando na formação de muitas crianças e adolescentes. Hoje, Dona Eunice em idade avançada, porém gozando de perfeita lucidez, tem o privilégio de viver rodeada de pessoas amigas e familiares que buscam em sua companhia uma palavra de conforto, um gesto de amparo e sabedoria.


- Gil Dias Negrão

Nascido no estado de São Paulo no ano de 1925, aos 08 anos de idade veio com sua família para Anastácio, local onde recebeu sua formação educacional. Estudou na Escola XV de Agosto em Aquidauana, na adolescência deu prosseguimento aos estudos no Instituo Americano de Lins tendo concluído o curso de Técnico em Contabilidade no ano de 1946. Ao retornar para Anastácio ingressou no quadro de funcionários do banco do Brasil, local onde trabalhou até sua aposentadoria no ano de 1979.
Gil Dias Negrão além de pecuarista dedica grande parte de sua vida ao ministério pastoral. Atuando neste ministério participou na fundação da Igreja Presbiteriana em Aquidauana sendo seu colaborador por muitos anos. Cooperou, ainda, na fundação de várias igrejas evangélicas nos estados de Mato Grosso, Rondônia, Mato Grosso do Sul e São Paulo. Em 1982 fundou a Igreja Comunidade Cristã em Aquidauana onde permanece como pastor titular.
Sônia Bambil

segunda-feira, 3 de maio de 2010

ANASTÁCIO!


Quanto orgulho fazer parte desta cidade. Há 45 anos fomos emancipados e hoje comemoramos seu notável, surpreendente e rápido crescimento.

Nesta data, simplesmente dedicamos todas as homenagens a você anastaciano que faz a história desta terra pujante. Com o coração pulsando alegria, agradecemos o privilégio de poder legislar em favor da nossa terra ainda melhor e nossa gente mais feliz.

Anastácio! Os seus 45 anos ganham um toque de modernização e investimento em seu patrimônio. Tudo isso nos inspira a olhar para o futuro que almejamos.

Parabéns família anastaciana!

Mensagem do Vereador Manoel Luiz - Presidente da Câmara Municipal de Anastácio

domingo, 2 de maio de 2010

Vereadores buscam ampliação de licença maternidade



Os vereadores João Batista dos Santos (PSDB), José Edson Barbosa de Morais (PMN), Paulo Severino (PDT), Maria Alves Meleiro (PSDB) e Lourival José Barbosa (PTB) levaram para apreciação em plenário nesta ultima terça-feira (27), no plenário da Câmara Municipal uma indicação conjunta que solicita modificação em um artigo do Estatuto dos Servidores Públicos do Município de Anastácio. A alteração tem como objetivo ampliar o prazo da licença-maternidade.

A indicação é destinada ao prefeito Cláudio Valério e ao Secretário de Administração – Ernandes Peixoto, solicitando a alteração do artigo 139, da Lei Complementar nº 30, de 04 de abril de 2008, do Estatuto citado anteriormente.

Segundo justificativa dos vereadores a amamentação além de prover a nutrição ao lactante permite o contato físico com a mãe, a identificação recíproca entre eles além de despertar respostas a estímulos sensoriais e emocionais. Como o aleitamento materno exclusivo é recomendado durante os seis meses de vida necessita-se a alteração no artigo ampliando a licença maternidade.

“O principio vale, inclusive, para mães que não conseguem amamentar no peito seu bebê, mas podem garantir os demais estímulos ao estabelecimento do vínculo, quando permanecerem na companhia do recém-nascido, pelo menos, nos seis primeiros meses”, justificaram.

Assessoria da Câmara de Anastácio