sábado, 28 de novembro de 2009

Afonso Paim recebe selo "Escola Solidária"



Diretora da Escola Fátima do Socorro

A Escola-Pólo Municipal Afonso Martins Paim recebeu o "Selo Escola Solidária 2009" por desenvolver um projeto com valores práticos que melhoram a qualidade de vida da comunidade escolar.


O Projeto em pauta tem o tema: "Educando por meio do Evangelismo". Na prática, o projeto é realizado quinzenalmente aos sábados, com apoio de voluntários, e é um processo de aprendizagem permanente baseado no respeito a todas as formas de vida, com a finalidade de conhecer e falar do amor de Deus.


O Instituto Faça Parte, como forma de reconhecimento enviou para a Escola-Pólo Municipal Afonso Martins Paim um kit Escola Solidária. O kit contém um certificado nominal à escola e cartazes com mensagem para mobilização do voluntário jovem e uma cartilha "Educar para crescer", para as famílias acompanharem a vida escolar de seus filhos.


A Diretora da escola Fátima do Socorro da Silva, agradece a Equipe Voluntária responsável e as parceiras Elisângela Aparecida Morais de Sena, Luana Leguizannan e Patrícia Silva de Almeida, que se dispôs a realizar o Projeto.


A diretoria da Escola Afonso Paim agradece também toda a comunidade escolar que participou do projeto "Educando por meio do Evangelismo", que rendeu o título de "Escola Solidária" à instituição da Rede Municipal de Ensino.


O Instituto Faça Parte seleciona os projetos e ações que demonstram iniciativas socioeducativas de escolas preocupadas com a construção de um futuro mais justo e solidário.


A cada dois anos, o Selo Escola Solidária reconhece boas iniciativas dos projetos solidários que mostram com criatividade e competência que é possível repensar a educação básica.


Recentemente, outra escola anastaciana também foi agraciada com o selo "Escola Solidária", a Extensão Maria Engracia Xavier Nogueira.

Fonte: Rosileny Ribeiro DRT/MS 703 - Assessoria de Imprensa da Prefeitura

domingo, 22 de novembro de 2009

Anastácio: administração moderna, servidores capacitados

O coordenador do PNAFM, Ademir de Jesus Arruda e o secretário de Administração Ernandes Peixoto de Miranda

"O PNAFM veio para melhorar a eficiência administrativa. O seminário foi uma troca de experiências acerca de medidas administrativas que ajudam no período de crise, além disso, podemos conhecer os resultados obtidos com o PNAFM na Capital", esclarece o Secretário Municipal de Administração Ernandes Peixoto de Miranda, ao falar sobre o Seminário ‘Desafios da Gestão Pública'.



O seminário "Desafios da gestão pública" foi realizado em Campo Grande, nos dias 16 e 17 de novembro, onde participaram autoridades e gestores de finanças públicas de várias cidades de MS e até de outros Estados. Representando Anastácio esteve o Secretário de Administração Ernandes Peixoto de Miranda e o Coordenador Municipal do PNAFM Ademir de Jesus Arruda.

Dentre os vários temas discutidos no seminário, a pauta em destaque ficou para o setor de finanças das Prefeituras Municipais, onde os gestores presentes falaram sobre as medidas utilizadas para driblar a crise econômica internacional.

Além do prefeito da Capital, Nelson Trad Filho, também palestraram o secretário de Finanças de Campinas (SP), Paulo Roberto Neumeister, que falou sobre "O impacto da crise sobre a arrecadação municipal e a execução orçamentária".

Já o assunto "Medidas concretas para o ajuste fiscal em tempo de crise internacional" foi abordado pelo secretário de Finanças de Fortaleza (CE), Alexandre Cialdini.

Segundo o secretário de Administração de Anastácio Ernandes Peixoto, dentre as ações do Programa Nacional de Apoio à Gestão Administrativa e Fiscal dos Municípios (PNAFM) que foram adequadas à realidade da Capital Sul-matogrossense, merecem destaques como exemplo para a gestão pública o programa de recebimento do IPTU por meio de geoprocessamento e o recadastramento dos contribuintes e unidades imobiliárias.

De acordo com as informações da Secretaria Municipal de Administração o PNAFM em Anastácio neste ano priorizou a modernização administrativa e do setor de ISSQN e Tributação através da aquisição de equipamentos de informática (servidores, computadores, notebooks).

Além disso, a Prefeitura de Anastácio, com incentivo do Prefeito Cláudio Valério, firmou um termo de adesão e Contrato de subempréstimo com o Governo Federal através do Programa Nacional de Apoio à Gestão Administrativa e Fiscal dos Municípios (PNAFM) e Caixa Econômica Federal, que visa a promoção da qualificação profissional dos servidores públicos municipais.

Assim, estão sendo capacitados mais de 100 servidores municipais em diversas áreas, desde o atendimento ao cidadão até contabilidade e fiscalização tributária. "Está sendo modernizada a estrutura administrativa e os servidores passando por capacitações, tais ações são essenciais para que no futuro possamos avançar ainda mais, a exemplo da Capital", frisou o Secretário Ernandes Peixoto.

Fonte: assessoria