segunda-feira, 26 de outubro de 2009

O ex-presidente Itamar Franco não é "carta fora do baralho" sucessório (Edson Paim escreveu)

Como na lenda do Fenix, pássaro mitológico do Egito, na antiguidade clássica, segundo relatos de Heródoto e Plutarco, resurgia das suas próprias cinzas, Itamar Franco que, como vice de Collor foi guindado à Presidência da República, agora, reaparece repentinamente, como vice-presidente do PPS e defensor da candidatura de Aécio Neves, Governador de Minas e neto de Tancredo Neves, para complicar, mais ainda, o jogo sucessório presidencial.

Três partidos que dividem, hoje, o espólio da UDN: o PPS (ex-Partido Comunista Brasileiro - PCB) e que forma com o DEM a ala direita da política brasileira, tendo ao seu lado, o PSDB (pseudo democracia social brasileira), capitaneado pelo neo-liberal FHC, acrescidos do PMDB de alguns estados, os quais farão, nas próximas eleições, o contraponto ao bloco governista, constituído por um elenco de partidos, tendo à frente o PT e o PMDB "chapa branca", trazendo à tira-colo a candidata oficial, ministra Dilma Roussef e um candidato "estepe", Ciro Gomes, destinado a ser a "tábua de salvação", no caso de Dilma não decolar.

Neste cenário, surge uma "trinca" de atores: Itamar Franco, Aécio Neves e o ex-deputado federal Roberto Freire (PE) que foi reconduzido à Presidência do PPS, os quais representam três importantes "trunfos" que poderão ter atuação decisiva na definição do quadro sucessório, tanto mais que Itamar que apoia e aposta na candidatura de Aécio, mas é um possível candidato a Vice-Presidente, na chapa de José Serra, o que seria inviável no caso da candidatura de Aécio, por serem ambos do mesmo estado - Minas Gerais e, pelo mesmo motivo, Michel Temer ou Orestes Quércia não poderiam ser vice de Serra.

Se política é como nuvens, como já dizia Benedito Valadores, uma "raposa felpuda", da maior escola de política que o país ja teve, o PSD mineiro, a coisa se complica quando entra em cena o ex-prefeito de Juiz de Fora, ex-governador do estado montanhês e ex-Presidente da República, Itamar Franco, tradicional militante da UDN mineira e principal responsável pela candidatura de FHC, que ao introduzir e se beneficiar do casuismo do segundo mandato, frustrou a candidatura de Itamar, motivo pelo qual ele pode se transformar numa "pedra no sapato" de José Serra, o principal pupilo do criador do segundo mandato, a menos que venha a ser guindado como companheiro de chapa do governador de São Paulo.

Como o DEM não reivindica a vice na chapa da oposição, aumenta a chance do PPS, de Roberto Freire, "emplacar" Itamar Franco, nessa vaga, reditando a política "café com leite", formada pelos dois maiores colégios eleitorais da federação, vigente antes da revolução de 1930, complicando, assim, a vida de Lula e de sua pupila Dilma e, forçando o presidente e a banda governista do PMDB a lançar, como vice, o Ministro das Comunicações, Hélio Costa, do PMDB mineiro, em detrimento da candidatura do paulista, Michel Temer, até agora, considerada como a mais provável.

Pior que isto, para a candidata situacionista, só mesmo se, diante da indecisão de Serra, prevalecer o lançamento de Aécio Neves, mais competitivo que o governador paulista e representando o "novo", sem o estigma de perdedor e sem os "ranços" de continuismo da era neo-liberal de FHC, impedindo, destarte, uma disputa plebiscitária como é desejo do patrocinador da candidatura da Ministra Dilma.

(Escrito por Edson Paim)

Comentário:

Às 26 de Outubro de 2009 18:54 , Blogger Flamarion disse...

Se Serra fizer isto vai realmente dar um atestado dde incompetência política.
A análise do tucanato paulista está errada. Serra não se sustenta com este índice até a campanha. Vai levar muito chumbo na asa, enquanto Aécio é um tucano mais leve de se carregar.

domingo, 25 de outubro de 2009

Vander Loubet visita Anastácio na segunda-feira


Sexta, 23 de Outubro de 2009 - 16:40 hs

O deputado Federal Vander Loubet (PT), um dos parlamentares que mais conseguiu emendas federais para atender Anastácio, visita a cidade na próxima segunda-feira. O prefeito Cláudio Valério, o vice-prefeito Douglas Figueiredo e o presidente da Câmara de Anastácio, Manoel Luiz, convidaram as autoridades e representantes de instituições locais para recepecionarem Loubet, às 10h30, no Paço Municipal.

A pauta da reunião e encontro do deputado com as autoridades anastacianas ainda não foi divulgada.

segunda-feira, 19 de outubro de 2009

Aquidauana: morre Allyrio Verlangieri de Castro, herói da Força Expedicionária Brasileira


Domingo, dia 18 de Outubro de 2009 às 12:00hs


Faleceu neste 16 de outubro, devido a falência múltipla de órgãos o Sr. Allyrio Verlangieri de Castro, combatente da 2ª Guerra Mundial - Campanha da Itália (1944-1945), que integrou 9° Batalhão de Engenharia– da Força Expedicionária Brasileira (FEB), primeira tropa brasileira a entrar em combate no Front italiano a 06 de setembro de 1944.

O Pracinha (como são chamados os Combatentes da FEB) Allyrio Verlangieri de Castro, serviu na 2ª Companhia de Engenharia de Combate durante a Campanha da Itália, sob o comando do legendário Capitão Raul da Cruz Lima Junior que registrou a ação de guerra de sua Companhia de Engenharia no livro “Quebra Canela: A Engenharia Brasileira na Campanha da Itália."

O Cabo Allyrio Verlangieri de Castro, como integrante do 9º Batalhão de Engenharia Expedicionário, é citado como destaque por diversas vezes na obra Quebra-Canelas, por sua atuação em Campanha.

O “Héroi de Guerra” Allyrio participou dos principais combates travados naquele Teatro de Operações, como lê-se na obra em comento, tendo se destacado no ataque a localidade de Montese, que se configurava num baluarte das forças alemãs empregadas naquele teatro de operações.

A Batalha de Montese foi a epopeia, mais sangrenta da vitória da Força Expedicionária Brasileira (FEB), com 426 baixas em combate tendo os integrantes do 6º Pelotão da 2ª Companhia de Engenharia de Combate a honra de terem entrado primeiramente em Montese, lado a lado com a Infantaria.

Durante a Tomada de Montese, o Cabo Allyrio, integrando o 6º Pelotão da 2ª Companhia de Engenharia de Combate, foi escalado com seu pelotão a acompanhar o ataque da 1ª Companhia de Infantaria do 11º Regimento de Infantaria, tendo permanecido no ataque àquela localidade por quatro jornadas, conforme palavras do Coronel Raul da Cruz Lima Júnior: “Parece impossível que tendo passado por tantas peripécias, no trato das minas e sob pesados bombardeios, apenas tivemos feridos naquele Pelotão (. . .) além do Alyrrio Verlangieri (. . .) seu apoio às operações de Montese se fizera de maneira marcante, derramando o próprio sangue em operações arrojadas. . .”

Seu Allyrio, como era chamado carinhosamente por militares e civis, rebebeu do governo brasileiro em reconhecimento por sua atuação na Campanha da Itália a Medalha Cruz de Combate de 1ª Classe, Medalha Sangue do Brasil, além de diversas outras comendas de entidades civis e militares.

Após a guerra, ao licenciar-se das Forças Armadas, integrou-se a comunidade sendo cidadão útil, empenhado em servir ao Brasil, não buscando a glória ou louvores por seu heroísmo.

Na atualidade, quando àqueles de memória curta parecem se esquecer dos perigos dos discursos segregacionistas, dos totalitarismos de todas as matizes ideológicas, a morte do Herói de Guerra Allyrio Verlangieri de Castro, nos remete a reflexões dos horrores da guerra e de suas consequências para a população de qualquer país atingido pelos seus efeitos.

Além da necessidade de todo cidadão de combater qualquer tentativa de imposição de regimes que ameassem a paz social e a democracia.

Neste dia, a família enlutada perde um pai de família exemplar, cidadão honrado que teve uma vida ilibada e proba. O 9º Batalhão de Engenharia de Combate e o Exército Brasileiro, a cidade de Aquidauana e o Brasil perdem um herói, que contribuiu com seu sacrifício anônimo, com seu sangue, na luta contra o totalitarismo, colaborando para a construção de um mundo mais justo e democrático.

À família do Senhor Allyrio Verlangieri de Castro as condolências da sociedade aquidauanense e de seus irmãos d’armas do 9º Batalhão de Engenharia de Combate.

ABÍLIO SIZINO DE LIMA FILHO – CORONEL
Comandante do 9º Batalhão de Engenharia de Combate
9º BATALHÃO DE ENGENHARIA DE COMBATE
A CASA DO ENGENHEIRO EXPEDICIONÁRIO

quinta-feira, 15 de outubro de 2009

Exército e FEB homenageiam Valério e Manoel Luiz


Quinta, 15 de Outubro de 2009 - 09:15 hs

Numa cerimônia marcada pelo egrégio ritual militar o pátio Capitão Líbio King ficou repleto de pessoas e autoridades civis e eclesiásticas que junto aos militares comemoraram o 67º aniversário de criação do 9º Batalhão de Engenharia de Combate "Carlos Camisão" (9ºBECmb).

Na cerimônia desta quarta-feira (14), foram homenageadas personalidades reconhecidas pelo seu trabalho na sociedade e sua atuação a favor da defesa e liberdade da Pátria contribuindo assim com a Engenharia Militar Brasileira.

Dentre os homenageados está o prefeito de Anastácio Cláudio Valério da Silva que recebeu a "Medalha Marechal Machado Lopes", que é concedida a pessoas ou entidades cujos trabalhos ou ações merecem especial destaque na difusão das atividades da Força Expedicionária Brasileira (FEB) e aos que tenham prestado serviços relevantes por meio de contribuições à Associação Nacional dos Veteranos da FEB e 9º Batalhão de Engenharia de Combate.

"O prefeito Cláudio Valério é uma personalidades que mais se destacam em nossa sociedade e hoje recebe esse honraria que demonstra o reconhecimento pelos seus relevantes trabalhos e o agradecimento público do Batalhão e dos febianos a esse ilustre cidadão", destaca o comandante do 9º BECmb Coronel Abílio Sizino de Lima Filho.

Além do prefeito Cláudio Valério, também foi homenageado com o Diploma de Amigo do Batalhão o presidente da Câmara Municipal Manoel Luiz da Silva.

A Medalha resgata a memória do Marechal José Machado Lopes, que deixou o seu nome na história do Exército Brasileiro, tanto em guerra como em tempo de paz. Em sua trajetória militar está o comando exemplar que exerceu a frente da antiga sede do 9ºBECmb em Três Rios, Estado do Rio de Janeiro, onde conduziu uma grande tropa à Itália na 2º Guerra Mundial.

"Estou feliz por receber essa condecoração que reconhece o nosso trabalho, mais que acima resgata a memória de um grande militar, Marechal Machado Lopes. Acima de tudo, hoje é um dia muito importante onde o nosso glorioso 9º BECmb comemora seu aniversário, unidade militar que nos orgulha pela sua atuação militar e social em Aquidauana, Anastácio e cidades vizinhas, cujo comando está muito bem representado pelo Cel. Abílio", ressaltou o prefeito Cláudio Valério.

Na solenidade também foram homenageados o Cel. Abílio Sizino, prefeito Fauzi Suleiman, presidente da Câmara de Aquidauana Antônio Lemes de Rezende, gerentes municipais de Aquidauana Archibald Macintyre (Obras) e Eva Enilde Franco (Assistência Social), Major Claudinei Quintana (Corpo de Bombeiros), jornalista Wilson de Carvalho, Pastor Cabral, Rosemeire Costa (diretora da Escola Estadual Carlos Souza Medeiros), vereador Valdemar dos Reis, e demais autoridades militares.

Em Anastácio, nesses 67 anos o 9º BECmb escreveu sua história por meio da cooperação e parceria militar e social com a Prefeitura Municipal . Tal parceria pode ser observada nos trabalhos de reforma de escolas municipais, centros de educação infantil e construção de calçadas na Unidade Básica de Saúde de Anastácio, Sociedade Missionária Ebenézer (Some), treinamentos militares das tropas de Missão de Paz no Haiti e inúmeras ações destacadas na comunidade anastaciana.

Fonte: Rosileny Ribeiro – DRT 703/MS / Fotos: Luiz Carl

terça-feira, 13 de outubro de 2009

EDITAL DE CONVOCAÇÃO DA CONVENÇÃO MUNICIPAL DE ANASTÁCIO DO PMDB

EDITAL
Nos termos da legislação estatutária e legal em vigor, ficam convocados, por este Edital, todos os eleitores filiados ao Partido do Movimento Democrático brasileiro-PMDB do Município de Anastácio, para a CONVENÇÃO MUNICIPAL que será realizada no dia 29 de outubro de 2009, com inicio ás 19h e encerramento às 21h, no recinto da Câmara Municipal de Vereadores, sito à Praça Garibaldi de Medeiros – 7l8, nesta cidade, com a seguinte:
ORDEM DO DIA:
1. Eleição, por voto direto e secreto, do Diretório Municipal, que será constituído de 35 (trinta e cinco) Membros Titulares e de 11 (onze) Suplentes;
2. Eleição, por voto direto e secreto, de 02 (dois) Delegados e respectivos Suplentes à Convenção Estadual:
3. Eleição por voto direto e secreto, da Comissão de ética e Disciplina Partidária, sendo cinco Titulares e igual numero de Suplentes;
4. Eleição por voto direto e secreto, da Comissão Executiva e seus Suplentes, pelo Diretório Municipal eleito, imediatamente após a Convenção ou nos 05 (cinco) dias subseqüentes.

Anastácio-MS, 08 de outubro de 2009.



JOÃO MACALÉ BATISTA
Presidente da Comissão Executiva

domingo, 11 de outubro de 2009

Site da Prefeitura de Anastácio é acessável através do Blog ANASTACIO - MS ONLINE

Para acessar o Site da Prefeitura de Anastácio é só clicar no terceiro LINK. situado ao lado direito desta página

segunda-feira, 5 de outubro de 2009

Portal de Anastácio no Painel do Paim

Clique no seguinte LINK, para acessar o PORTAL ANASTÁCIO:


http://www.portalanastacio.com.br/


Edson Paim

domingo, 4 de outubro de 2009

sábado, 3 de outubro de 2009

Ministro da Defesa vai estar na quarta-feira em MS(Postado por Pastora Simone Paim)

Ministro da Defesa vai estar na quarta-feira em MS
O ministro da Defesa, Nelson Jobim, vai estar em Mato Grosso do Sul na próxima quarta-feira (7).De acordo com o CMO (Comando Militar do Oeste), o objetivo da visita é observar o transcorrer da Operação Laguna, exercício militar integrado pela Marinha, Exército e Força Aérea, sob coordenação do Ministério da Defesa.O ministro vai estar acompanhado por autoridades civis e militares de Brasília e do Rio de Janeiro.A agenda da comitiva no Estado começa pela manhã, em Campo Grande, onde está será realizada uma visita às instalações do CMO.No CMO, o ministro e as demais autoridades irão assistir a uma apresentação sobre a Operação Laguna e às 11 horas Jobim irá conceder entrevista coletiva.À tarde, o ministro da Defesa, seguirá para Jardim para assistir à manobra de assalto aeroterrestre, onde militares transportados por helicópteros e paraquedistas lançados por aeronaves C-130 Hércules, realizarão a conquista de uma área.

Fonte: cgdenews

sexta-feira, 2 de outubro de 2009

História de Anastácio:(Postado por Pastora Simone Paim)

Nos primórdios da colonização da região sudoeste do então Estado de Mato Grosso, os rios - entre eles o Aquidauana - se constituíam nas principais vias de acesso e de escoamento de toda a região.
Por volta de 1870 começou a ocorrer a ocupação das terras e povoamento da região.
Em 1872, um italiano chamado Vicente Anastácio decidiu se estabelecer na região ao comprar a Fazenda Santa Maria, próxima de onde futuramente se localizaria a cidade de Anastácio.
Assim, nossa cidade tem sua origem nas terras da Fazenda Santa Maria, margem esquerda do rio Aquidauana, onde nasceram os primeiros estabelecimentos comerciais, entre os quais a Casa Cândia.
Com a chegada da Estrada de Ferro Noroeste do Brasil, o centro da povoação - em função dos trilhos - transferiu-se para a margem direita do rio. Um novo núcleo se forma alí e, em virtude disso, inicia-se o processo de emancipação de Anastácio.
Antes de se tornar município, Anastácio virou distrito de Aquidauana em 20 de novembro de 1958, pela Lei n°1.164 e, alguns anos depois, se eleva à categoria de município, pela Lei n°2.143, de 18 de março de 1964, da Assembléia Legislativa de Mato Grosso.
Localização:
O município de Anastácio situa-se no médio curso da Bacia do Rio Miranda, que abrange uma área de aproximadamente 16.708 km² na porção centro-oeste do Estado de Mato Grosso do Sul.

Acessos:
A cidade de Anastácio é cortada pela BR-262 (ligação com Campo Grande, Miranda e Corumbá - única via de acesso terrestre ao Pantanal Sul-mato-grossense) e pela BR-419, que a liga às cidades de Nioaque, Jardim, Bonito e Porto Murtinho.
Distâncias entre as principais cidades:
- Campo Grande: 126km - Aquidauana: 1km - Miranda: 68km - Corumbá: 270km - Nioaque: 86km - Jardim: 130km - Bonito: 200km - Dourados: 360km - Cuiabá: 820km - São Paulo: 1.140km - Brasília: 1.260km - Rio de Janeiro: 1.570km
Potencial Turístico:
O município de Anastácio possui um enorme potencial turístico cuja estruturação, como atividade econômica, está sendo criteriosamente planejada. Várias Unidades de Conservação foram implantadas no município, aproveitando sua forte tendência ao turismo científico-cultural, ao ecoturismo e ao turismo de aventura.
Sua proximidade aos principais centros urbanos regionais a coloca como destino de amantes da natureza e de caçadores de emoções.
Anastácio contempla todas as demandas com a desenvoltura de um dos melhores lugares de Mato Grosso do Sul, com natureza exuberante e fortes apelos culturais, como a Retirada da Laguna, da qual a região foi palco.
Principais Pontos Turísticos:
- Morro do Chapéu- Morro Azul- Rio Aquidauana- Pesqueiro 110- Chácara Recanto dos Ipês- Sitio Ana Paula- Cachoeira São Manuel- Sítio Primavera (Casa da Farinha)- Pousada da Praia- Casario (Casa Cândia, Casarão da Família Anastácio)- Unidade Conservação Monumento Natural da Moraria de Anastácio- Ponte Velha (ligando Anastácio a Aquidauana)- Sítios Arqueológicos- Prainha de Anastácio- Museu Aberto Retirada da Laguna.
Administração:
PREFEITURA MUNICIPAL DE ANASTÁCIORua João Leite Ribeiro, 754 - Centro79210-000 - Anastácio - MSTelefone: (67) 3245-3540
Prefeito:Cláudio Valério da Silva
Vice-prefeito:Honorato de Souza
Secretário Municipal de Planejamento e Finanças:Manoel Aparecido da Silva
Secretário Municipal de Administração:Ernandes Peixoto de Miranda
Secretário Municipal de Educação, Cultura e Desporto:José Edson dos Santos
Secretário Municipal de Saúde:Flávio Silvares Espíndola
Secretário Municipal de Promoção Social:Reginaldo Angelo de Almeida
Secretário Municipal de Infra-estrutura:Divanilson Ferreira da Silva
Secretário Municipal de Desenvolvimento Sustentável:Mauro José Domingues
Chefe de Gabinete:Maria José Silva Ferreira
Procurador Jurídico:Darcílio da Silva Arruda
CÂMARA MUNICIPAL DE ANASTÁCIOPraça Garibaldi de Medeiros, 71879210-000 - Anastácio - MSTelefone: (67) 3245-0530
Presidente da Câmara:Laércio Valério da Silva
Vice-presidente da Câmara:Lourival José Barbosa
1° Secretário:Manoel Luiz da Silva
2° Secretário:Sebastião Felipe
Demais Vereadores:Adão Arruda SalesAgrísio CristaldoDouglas Melo FigueiredoLincoln Sanches PellicioniValdevino Santiago

quinta-feira, 1 de outubro de 2009

André retorna a Anastácio na 2ª-feira para inaugurar escola(Postada por Pastora Simone Paim)

O governador André Puccinelli cumpre agenda em Anastácio na próxima segunda-feira (05). A informação é da direção colegiada da Escola Estadual Roberto Scaff que está convidando para a inauguração da reforma da estrutura da escola.
A solenidade está marcada para às 14h. O educandário está localizado na Rua Giovani Toscano de Brito, 885, perto do ginásio de esporte. O site Anastácio Notícias levantou que com a total reforma da escola, a região fica completamente beneficiada por novas obras, uma vez que recentemente foi inaugurado o poliesportivo e todo o setor recebeu pavimentação com asfalto e com lajotas sextavadas.
Fonte: Anastácio Notícias/ Foto: Pantanal News
Voltar
Enviar para um amigo