terça-feira, 30 de junho de 2009

Vereadores de Anastácio Parabenizam instituições pela realização de campanhas do agasalho

Os vereadores anastacianos apresentaram esta semana três moções de congratulações aos organizadores das campanhas do agasalho em Anastácio, Aquidauana e Dois Irmãos do Buriti.

As moções foram assinadas pelos vereadores Manoel Luiz da Silva, Lourival José Barbosa (Loro), Agrísio Cristaldo, José Edson Barbosa de Morais, Ivanildo Gomes (Juca), Maria Vital, Sebastião Felipe (Saru), Paulo Severino e Joãozinho Bem-te-vi.

Em Anastácio a moção foi encaminhada ao prefeito Cláudio Valério e à primeira- dama Severina Valério pela organização da campanha “Aqueça alguém e sinta-se bem”, que visa arrecadar agasalhos para distribuir às famílias carentes. Também foi encaminhada ao Venerável Rodnei Custódio da Silva Ferreira, da Loja Maçônica Generosidade e amor, pela colaboração da Instituição com a referida campanha.

Já em Aquidauana, os méritos foram prestados ao Prefeito Fauzi Suleiman e à primeira-dama Selma Suleiman, pela iniciativa na realização da campanha intitulada “Agasalhe quem tem frio”; à gerente de Desenvolvimento Social e Economia Solidária, Eva Enilde Franco Fernandes, pelo empenho na campanha; e ao presidente da Câmara Municipal Antônio Lemes de Resende, pelo apoio.

Em Dois Irmãos do Buriti, a iniciativa conjunta da Prefeitura, da Câmara e do Banco do Brasil na realização da “3ª campanha do agasalho”, acarretou homenagens ao Prefeito Wlademir de Souza Volk, à primeira-dama Jaqueline Menezes Volk, ao presidente da Câmara Municipal Carlos Alberto Serafim dos Santos e ao gerente do Banco do Brasil Eder Oliveira Pereira; além da Loja Maçônica Generosidade e Amor, de Anastácio, que colaborou também no município de Dois Irmãos do Buriti.

O presidente da Câmara de Anastácio vereador Manoel Luiz enalteceu a atitude e o empenho das prefeituras e câmaras e o apoio das instituições e empresas participantes. “O trabalho que vem sendo realizado por estas instituições é exemplo a ser seguido, pois ampara a população mais carente e estimula a solidariedade e a união dentro de uma comunidade.” – afirmou o vereador.

Assessoria de Imprensa da Câmara Municipal de Anastácio

segunda-feira, 29 de junho de 2009

Manoel Luiz, Juca e Barbosa pedem rede de esgoto na Aldeinha e cascalhamento na Rua Severino Batista



Na tarde da última segunda-feira (22), durante sessão da Câmara Municipal de Anastácio os vereadores Manoel Luiz da Silva, Ivanildo Gomes (Juca) e José Edson Barbosa de Morais apresentaram, em conjunto, duas indicações.

A primeira refere-se ao pedido de instalação de 60 metros de rede de esgoto na Aldeinha, entre as ruas Dona Joaninha e Coronel Ponce, trecho onde os moradores estão enfrentando grandes dificuldades com a falta de saneamento. A solicitação foi dirigida aos profissionais da SANESUL: gerente regional Jonas Trindade, diretor presidente José Carlos Barbosa, e supervisor da unidade de Anastácio Severino Doca da Costa Cardoso; além do encaminhamento ao cacique da Aldeinha, José Félix, e ao ex-cacique Flávio Pereira.

Na segunda indicação apresentada, os vereadores solicitam o patrolamento e o cascalhamento da Rua Severino Batista, no trecho compreendido entre as ruas 27 de julho e Azziz Scaff. “O péssimo estado de conservação desta rua, causado pelas enxurradas, está dificultando a circulação de veículos e até mesmo de motos e bicicletas, sendo que é uma importante via, dando acesso à COHAB, à Escola Estadual Carlos Medeiros e Principalmente ao Supermercado Santa Clara” – justificaram os vereadores.

terça-feira, 16 de junho de 2009

SEDUC e Prefeito Valério recepcionam Pedro Béda







Luiz Carlos

Na última quarta-feira dia 10 de junho, a Praça de Esportes Rosalda Paim foi palco de vários momentos ímpares na história do desporto anastaciano, na oportunidade o filho mais ilustre da Associação Atlética SEDUC, Pedro Béda, revelado pelo clube no ano de 2001, após ter sido artilheiro da Copa Juventude Brasil no Marinho (Rio de Janeiro) e por conseqüência o título da competição ao SEDUC, antes ainda o atleta fez parte de conquistas inéditas do futebol anastaciano, como: Estadual da FFMS sub13, Bi - campeão do Brasil Pantanal Open e Bi – campeão da Taça Canarinho de Futsal.

Pedro iniciou sua visita ao SEDUC com uma conversa de perto com o atual elenco seduquense, relatando parte da história já vitoriosa no futebol. Pedro, falou de sua vida, do sonho, a saída do SEDUC para o Flamengo, da adaptação, da venda prematura à Empresa Trafic e a ida para a Europa, mais precisamente Holanda. Finalizando sua fala, pediu que cada jovem atleta se empenhasse e corra atrás dos sonhos com dedicação, empenho, disciplina e lealdade, pois assim pode se tornar realidade e alcançar grandes trunfos no futebol profissional.

Em seguida, o Presidente do SEDUC Wilson Santana, iniciou um momento de autógrafos para atletas, pais, torcedores e autoridades que aguardavam um autógrafo do então, “ídolo” Pedro Béda.

ENTREGA DE MATERIAIS AO SEDUC

No ápice da visita, com a presença do Prefeito Cláudio Valério, presidente da Câmara Manoel Luiz da Silva, Secretários Municipais Laércio Valério (Educação) e Honorato de Souza (Assistência Social), relações públicas Divanilson Ferreira da Silva (Coordenadoria Municipal de Comunicação Social), dos pais, atletas, Comissão Técnica e Diretoria do SEDUC, Tânia Mara dos Santos Lima (Coordenadora de Educação Básica), o jogador Pedro Béda entregou oficialmente kits de materiais esportivos ao clube. Pedro e Cláudio Valério receberam camisetas do SEDUC.

“A importância de um filho nunca esquecer da casa onde nasceu faz com que este seja abençoado ainda mais, e quando este vem reconhecer em público a entidade que o oportunizou é mais importante ainda, pois demonstra acima de tudo a humildade que deve estar inserida nos grandes homens”, disse o prefeito Cláudio Valério.

Fonte: Assessoria de Imprensa

domingo, 14 de junho de 2009

Pioneiro na 'Princesa do Sul', Aquidauana News comemora 7 anos



Wilson de Oliveira, editor do Portal de Notícias "Aquidauana News"





A cada ano que passa o portal de noticias Aquidauana News que neste mês completou 7 anos de atividades, ajuda a construir a história de Aquidauana e possibilita o acesso democrático de todos a um banco de dados com mais de 147 mil noticias publicadas e 15 mil fotos nas diversas galerias disponibilizas no menu principal.

São fotos de aniversários, bailes, eventos, lazer, social e Carnaval. Também priorizamos ao longo destes 7 anos vitoriosos a cobertura fotográfico da maior festa popular do Centro Oeste – a Pantaneta – Micareta do Pantanal.

Recentemente a cidade de Aquidauana em festa recebeu a visita do presidente Luiz Inácio Lula da Silva para inauguração do Trem do Pantanal e lá estava o Aquidauana News, aliás, o primeiro veículo de comunicação a acompanhar uma viagem do Trem do Pantanal, no trecho Campo Grande – Aquidauana.

O Portal de Noticias também foi o primeiro a disponibilizar um sistema de interatividade com o internauta através do ‘Torpedo’ que permite o envio até mesmo anônimo de informações, denuncias, reclamações ou reivindicações.

A parceria com a Photo Rio News permite a divulgação do registro fotográfico dos principais acontecimentos da cidade do Rio de Janeiro, destaques nas lentes dos fotógrafos da equipe Photo Rio News, agência especializada na cobertura de celebridades.

Os flagrantes do dia a dia das celebridades, as festas e as baladas, além dos grandes shows são destaques no Aquidauana News.

Publicado na rede mundial de computadores em 11 de junho de 2002 – o Aquidauana News abriu as portas de Aquidauana para o mundo através da internet.

Com um banco de dados que armazena mais de 147 mil noticias e cerca de 15 mil fotos, o Aquidauana News é a memória viva dos fatos e atos ocorridos na cidade Portal do Pantanal. O Aquidauana News se consolidou pela excelência de seu conteúdo.

Neste período de sete anos, o Aquidauana News conquistou o respeito de inúmeras lideranças empresariais, comunitárias e políticas, a exemplo dos atuais prefeitos de Anastácio, Cláudio Valério da Silva e de Aquidauana, Fauzi Suleiman.

O ex-governador Zeca do PT é um fã do Aquidauana News enquanto o atual governador André Puccinelli tem feito menções positivas a respeito do portal. “A família Aquidauana News agradece as manifestações de carinho e também as criticas que chegam a nossa redação e que nos incentiva a trilhar um caminho próspero e coerente”, disse a imprensa o editor Wilson de Carvalho que na foto aparece ao lado do governador André Puccinelli.

sexta-feira, 12 de junho de 2009

Pedro Beda, atacante do futebol holandês enfrenta o Aquidauanense




Paulo Fernandes
Sirnay Moro - Anastácio Notícias
Pedro Beda será atração de amistoso em Aquidauana
O atacante Pedro Beda (Heerenveen, da Holanda) está em Aquidauana (138 km de Campo Grande) e neste sábado (13), às 16 horas, entra em campo, no Estádio Noroeste. A equipe de amigos de Pedro Beda enfrentará o Aquidauanense em um jogo beneficente, conforme o site Anastácio Notícias.

Pedro Beda nasceu em Campo Grande, mas a família dele mora em Aquidauana. Desde o ano passado, ele está no Heerenveen. Antes, ele jogava no Flamengo.

Quem for assistir ao jogo poderá doar 1 kg de alimento não perecível, que será encaminhado a entidades da cidade.


Para ler mais sobre Pedro Beda, acesse o seguinte endereço:


http://pedrobedapaineldopaim.blogspot.com/

quinta-feira, 11 de junho de 2009

Vereadores pedem apoio para a reforma do prédio da Câmara Municipal de Anastácio

A Câmara Municipal de Anastácio realizou sua 19ª sessão ordinária na segunda-feira (8) e teve, como pauta, seis indicações apresentadas pelos vereadores, sendo que uma delas, em destaque, apontou o desejo de todos os parlamentares: a reforma e ampliação do prédio da Câmara Municipal.

Assinada pelos vereadores Manoel Luiz (PSDB), Agrísio (PMDB), Barbosa (PMN), Juca (PMDB), Joãozinho Bem-te-vi (PSDB), Loro (PTB), Maria Vital (PSDB), Paulo Severino (PDT) e Saru (PTB), a indicação foi dirigida ao Deputado Federal Waldemir Moka, de quem foi solicitado apoio para a execução do projeto.

“A Câmara Municipal de Anastácio luta há muitos anos para ter uma instalação física à altura do poder legislativo e da sua comunidade, com espaço adequado às funções administrativas, bem como um plenário digno de atender as sessões e também a demanda social.” Trecho do documento, que descreve, também, as necessidades do imóvel: “idealizamos um projeto de reforma e ampliação do referido prédio. Reforma que se torna muito necessária, pois as instalações se encontram em estado precário devido ao fato do prédio ser muito antigo, e, em relação à ampliação, esta irá beneficiar sobretudo o plenário, hoje com dimensão insuficiente, levando em consideração o uso para diversos eventos”.

O sonho de ver a câmara reformada e ampliada existe já há algum tempo, e cresce com a necessidade de ampliação do plenário, e esta reforma – completa – representa uma grande conquista, em meio às dificuldades para concretização de um projeto deste porte.

Ainda em março deste ano o Presidente da casa, Manoel Luiz, apresentou o projeto ao Governador André Puccinelli e fez uma solicitação de apoio para a referida reforma e ampliação e aguarda resposta. “Estamos buscando apoio para a concretização deste projeto, mas mesmo assim continuamos realizando as melhorias que podemos, como a climatização do plenário, com a aquisição de dois aparelhos split de 60.000btus, pintura interna das salas e outras mudanças que trazem bem estar aos funcionários e à população que frequenta a Câmara” - afirmou o presidente.









alt=""id="BLOGGER_PHOTO_ID_5346149394898640562" />


Ao final, o vereador Manoel Luiz convidou a população para participar da próxima sessão, que será realizada dia 15 de junho (segunda-feira) às 16 horas. Leia, abaixo, as outras indicações apresentadas durante a tarde do dia oito:


Sugestão de legenda:

Manoel Luiz (PSDB), Barbosa (PMN), Juca (PMDB), Maria Vital (PSDB), Paulo Severino (PDT) e Saru (PTB); vereadores presentes na 19ª sessão ordinária


Manoel Luiz, Juca e Barbosa: Bebedouro com filtro para as crianças do CEI Jardim Independência

Os vereadores Manoel Luiz da Silva (PSDB), Ivanildo Gomes da Silva - Juca (PMDB) e José Edson Barbosa de Morais (PMN) solicitaram a instalação de um bebedouro com água filtrada para atender toda comunidade escolar do Centro de Educação Infantil do Jardim independência. A indicação, apresentada na sessão do dia 8, foi encaminhada ao Secretário Municipal de Educação, Professor Laércio Valério da Silva, com cópia ao Prefeito Cláudio Valério e à Diretora do CEI do Jardim Independência. “Fizemos esta solicitação considerando a quantidade de alunos que frequentam a escola nos períodos matutinos e vespertinos e o clima quente da nossa região, bem como a necessidade de ingestão de água filtrada num curto espaço de tempo”, justificaram.



Paulo Severino, Saru e Maria Vital: Transformador na Rua Nilza Ribeiro esquina com a Rua João Leite Ribeiro

Os vereadores Paulo Severino (PDT), Sebastião Felipe (PTB) e Vereadora Maria Alves Meleiro (PSDB) solicitaram, durante a sessão de segunda-feira, ao Diretor Local da ENERSUL (Aquidauana), Victor Eduardo M. de Oliveira, com cópia ao Prefeito Cláudio Valério, a instalação de um transformador objetivando o rebaixamento da energia elétrica da rede de alta tensão na Rua Nilza Ribeiro, esquina com a Rua João Leite Ribeiro. Justificam que “devido á escuridão na esquina desta rua é preciso a instalação de um transformador para rebaixar a energia elétrica da rede de alta tensão, para a colocação de um braço com luminária, para que os moradores e estudantes que ali transitam se sintam mais seguros”.


Maria Vital: policiamento nas escolas, refletores na Prainha e exaustores no poliesportivo

A vereadora Maria Vital (PSDB) apresentou em sessão de segunda-feira (8) três indicações.

A primeira, encaminhada ao Comandante da Policia Militar, major Alexandre Rosa Ferreira, e ao Prefeito Cláudio Valério da Silva, solicita que seja feito policiamento em frente às escolas estaduais e municipais de Anastácio no perímetro urbano. A vereadora afirma que “o pedido se faz necessário devido ao grande fluxo de alunos e veículos nos horários de entrada e saída das escolas. A presença de um policial militar trará mais segurança aos estudantes, fazendo com que os condutores respeitem o limite de velocidade, contribuindo assim para a redução de acidentes e também auxiliará para evitar o uso e comercialização de drogas em frente às escolas, evitando que jovens e crianças tenham contato com marginais que possam induzi-los à criminalidade e ao vício”.

A segunda indicação foi encaminhada ao Prefeito Cláudio Valério e ao Secretário de Obras José Borges da Silva, solicitando a instalação de refletores na prainha de Anastácio. “A nossa proposição objetiva oportunizar a pratica desportiva no período noturno. Esta atividade hoje não pode ser realizada com sucesso devido a falta de iluminação adequada na localidade” – afirmou a vereadora.

E, na terceira indicação apresentada, a vereadora solicitou a instalação de exaustores de calor no poliesportivo Severino Martins da Silva. “O referido poliesportivo foi reformado recentemente, mas não foram instalados exaustores de calor no mesmo. A concentração de pessoas e o clima de nossa cidade ocasionam um forte calor no local sendo desfavorável tanto para o público como para os praticantes de esportes”. A indicação foi encaminhada ao Prefeito Cláudio Valério e ao Secretário de Obras José Borges da Silva.

LEIA AS ÚLTIMAS NOTICIAS,

Clicando no seguinte LINK;


http://www.edsonpaim.com.br/

terça-feira, 9 de junho de 2009

SEDUC e Valério recepcionam Pedro Béda na 4º feira


Na próxima quarta-feira, 10, a diretoria da Associação Atlética Seduc acompanhados do Prefeito Cláudio Valério, receberão a visita do jogador anastaciano Pedro Beda, que atualmente atua no futebol holandês.

Na visita, Pedro Beda fará a entrega de bolas de futebol a entidade desportiva que o revelou como atleta de destaque internacional.

A diretoria do Seduc convida toda a comunidade anastaciana, para prestigiar e receber calorosamente o atleta. O evento acontecerá na sede do Seduc, às 16 horas.



Fonte: Rosileny Ribeiro - Assessoria de Imprensa da Prefeitura

sábado, 6 de junho de 2009

“Mais funcionários no Banco do Brasil” pede Vereador Joãozinho

O vereador João Batista dos Santos (PSDB), o “Joãozinho Bem-Te-Vi”, apresentou indicação na sessão desta última segunda-feira (01) solicitando o atendimento aos munícipes em relação a situação da falta de funcionários na Agência do Banco do Brasil em Anastácio.



A indicação do vereador, que foi aprovada pela Casa, solicita encaminhamento de expediente ao Superintendente do Banco do Brasil em Mato Grosso do Sul – Caio Neves, ao Gerente do Banco do Brasil de Anastácio – Alexandre Ferreira e ao prefeito Cláudio Valério.



Segundo Joãozinho, a Agência precisa de mais funcionários, pois é notório o descontentamento da população devido à falta de funcionários para realizar o atendimento, sendo que os clientes ficam mais de uma hora na fila para serem atendidos.



“Não acreditamos que o Banco com a estrutura que possui, não disponha de funcionários para solucionar o problema, lembrando que o bom atendimento é direito do povo, garantido pela Lei”, justificou Joãozinho.



O vereador ressaltou ainda que o atendimento do gerente e dos funcionários do banco é de boa qualidade, porém insuficiente para a demanda.



Assessoria de Imprensa da Câmara de Anastácio

Vereadores Manoel, Juca e Barbosa realizam indicações em busca de melhoria para Anastácio

Os vereadores Manoel Luiz da Silva (PSDB), Ivanildo Gomes da Silva – Juca (PMDB) e José Edson Barbosa de Moraes (PMN) tem trabalhado conjuntamente na realização de indicações que busquem trazer benefícios para a população anastaciana.



Na sessão desta segunda-feira (01), os três vereadores solicitaram por meio de duas indicações o serviço de patrolamento da Rua da Conquista desde a Rua 27 de Julho até a rua Azziz Scaff e a instalação de um telefone de utilidade pública na Rua Maria Teixeira de Souza, próximo ao residencial Professor Valdomiro Valezzi.



Segundo justificaram os vereadores, a reivindicação em relação ao patrolamento objetiva melhorar as condições de trânsito para os usuários da rua, tendo em vista que a mesma se encontra esburacada e em estado precário de conservação, causando transtorno para os motoristas e moradores da localidade.



Já para o telefone de utilidade pública na localidade mencionada acima, o mesmo trará avanços e vantagens aos moradores, que na falta deste aparelho são obrigados a deslocar até outras localidades em busca de outro aparelho para realizarem suas ligações, afirmaram os parlamentares.



Assessoria de Imprensa da Câmara Municipal de Anastácio

Vereador Agrísio solicita prolongamento de asfalto na Rua Acogo

Na sessão realizada nesta segunda-feira (01), o vereador Agrísio Cristaldo solicitou, por meio de indicação que foi aprovada pelos seus pares, a realização do prolongamento do asfalto na Rua Acogo, com início na Rua Expedicionário Cândido Gomes até a BR-262.
Segundo a justificativa do vereador, os moradores do local em que se pede a construção de asfalto, solicitaram à Câmara Municipal o apoio e intervenção da mesma, solicitando ao executivo municipal, ao governador André Puccinelli, e aos deputados estaduais Reinaldo Azambuja e Márcio Fernandes, para que seja feito o prolongamento da pavimentação.
“Somos sabedores que a meta do Excelentíssimo Prefeito Municipal é pavimentar ruas em nossa cidade, mas em nome daquela população que sofre com a poeira em período de estiagem, e com o lamaçal, ocasionados com as chuvas, é que pedimos que seja feita essa benfeitoria”, disse Agrísio.
Assessoria de Imprensa da Câmara Municipal de Anastácio

quinta-feira, 4 de junho de 2009

Livro "Sistemas, Ambiente & Mecanismos de Controle", editado em Aquidauana e lançado em Anastácio, já chegou à França




Livro editado em Aquidauana já chegou à França

Quinta-feira, 04 de Junho de 2009 | 11:26Hs
Edson Paim

Editado em Aquidauana pela Livraria Aquarius e, lançado na Câmara Municipal de Anastácio, com a presença da Dra. Elcíria Rita Brandes Garcia, do Presidente daquela casa legislativa, Vereador Manoel Luiz da Silva, do Prefeito Claudio Valério, de Vereadores, Secretários e funcionários da Prefeitura e convidados, o livro Sistemas, Ambiente & Mecanismos de Controle já chegou à França, sendo objeto de interesse de pesquisador de instituição francesa, o qual refere à possibilidade de aplicação, na agricultura daquele país, da perspectiva metodológica, nele ´proposta.

O Dr. Inacio de Barros é pesquisador do Institut National de
la Recherche Agronomique (INRA) - instituto publico de pesquisas agronômicas da França (correspondente francês da Embrapa no Brasil) e, tem buscado teorizar uma abordagem do tipo sistêmico-cibernética para a analise e a concepção de agro-ecossistemas, com o qual foi trocada a seguinte correspondência:

"Re: Abordagem sistemica

De:
inacio de barros Adicionar contato indebarros@antilles.inra.fr
Para:
edsonpaim Adicionar contato edsonpaim@bol.com.br
Assunto:
Re: Abordagem sistemica
Data:
03/06/2009 13:25
EMERGYbanana-Guadalupe.pdf 930.62 KB

Caro Professor Dr. Paim,
desculpe o longo prazo em responder a vossa menssagem. Eu estive ausente nos ultimos dias, retornando apenas esta semana.
Gostaria de agradecer imensamente a gentileza de enviar-me uma copia de vosso livro.

Tenho certeza de que me sera extremamente util. Obrigado.

Tambem gostaria de informar-vos que o vosso interesse em intercambiar ideias e conceitos sobre a abordagem sistemica muito me alegra e tenho certeza de que, desse intercambio, uma proposta inovadora surgira.

A agricultura, apesar de seu carater sistemico por natureza (onde disciplinas tao contrastantes tais como a fisica atmosferica, a ecologia, biologia, sociologia e antropologia determinam grandemente o funcionamento dos agroecosistemas), foi submetida a, talvez, um dos maiores programas mundiais de desenvolvimento inteiramente baseado em uma abordagem puramente reducionista. A chamada revolucao verde.

Por um lado, o sucesso desse programa é incontestavel tomando-se em conta que, mesmo nas estimacoes mais pessimistas, a tecnologia agricola existente, se aplicada na sua integralidade, seria capaz de suportar com um nivel de nutricao ideal uma populacao mundial de ate 10 bilhoes de pessoas.

Por outro lado, a revolucao verde se deve grandes insucessos no que diz respeito a varios pontos nas varias disciplinas que compoem a agricultura tais como a poluicao de solos e aguas, o desmatamento, emissao de gazes a efeito estufa, um distanciamento socio-economico entre paises, um distanciamento socio-economico entre os setores rural e industrial, dependencia dietaria de um numero reduzido de plantas, etc.

A hipotese mais ponderada para explicar a coexitencia entre o sucesso da revolucao verde em termos de produtividade com os insucessos em termos socio-economico-ambientais seria de que o programa se focalizou na questao do aumento da producao (atravez do melhoramento genetico e subsidios ambientais), de forma redicionista, sem portanto considerar o carater sistemico da agricultura.

Portanto, nosso programa de pesquisas tem buscado criar um quadro metodologico para a analise, a avaliacao e a concepcao de sistemas agricolas. Um quadro transdisciplinar e de base sistemica.

Para o momento, tenho tentado aplicar e adequar os conceitos da ecologia sistemica (H.T. Odum) ao caso especifico da agricultura. No entanto tenho sentido que a inclusao da cibernetica ao processo e incontornavel.

Tomo a liberdade de enviar-vos junto a essa menssagem, uma copia de um artigo que publicamos onde analisamos os sistemas de producao de banana no Caribe para vossa apreciacao de nosso trabalho. Esse artigo e apenas uma pequena parte do que tentanmos fazer. Ha outros artigos que ainda estao em processo de publicacao.

Eu devo estar indo em ferias ao Brasil no mes de julho para visitar minha familia e deverei estar no Rio de Janeiro entre os dias 1 a 3 de agosto. Eu me sentira muito honrado se, dentro desse periodo, eu tivesse a oportunidade de vos encontrar para uma discussao mais personalizada e para ter a honra de conhecer-vos pessoalmente, caso seja possivel.

Fico assim no aguardo de vosso contato

Saudacoes

Inacio de Barros

-------------------------------------------------------------------
Dr. Inacio de Barros
Institut National de la Recherche Agronomique
Unite de Recherches Agropedoclimatique de la Zone Caraibe
Domaine Duclos - Prise d'eau
97170 Petit-Bourg (FWI) - France
tel: +590 590 25 59 75
fax: +590 590 94 16 63
email: indebarros@antil les.inra.fr
site internet: www.inra.fr
---------------------------------------------------------------------

edsonpaim a écrit :

Dr. Inacio de Barros

Já lhe enviei, pelo correio, um exemplar do livro SISTEMAS, AMBIENTE & MECANISMOS DE CONTROLE.

Por outro lado, desejo informá-lo que me senti honrado pelo seu convite para para participar de intercambio de ideias e conceitos sobre a nossa proposta, com o objetivo de estudarmos uma uma possivel aplicação da abordagem sistemico-ecologica-cibernetica e informacional ao caso especifico de sistemas de producao agricola e sua interacao com o ambiente.

Aguardo maiores esclarecimentos sobre o projeto que V.S. está desenvolvendo.

Saudações

Edson Nogueira paim

Caro Prof. Dr. Paim,

Tomei conhecimento de vosso trabalho atravez de vosso blog na internet (http://sistremismocibernetico.blogspot.com/) e, a abordagem que vos propondes, me despertou bastante interesse.

Eu me chamo Inacio de Barros e sou pesquisador do Institut National de a Recherche Agronomique (INRA) - instituto publico de pesquisas agronomicas da França (correspondente frances da Embrapa no Brasil) e,tenho buscado teorizar uma abordagem do tipo sistemico-cibernetica para a analise e a concepcao de agroecossistemas.

Portanto em relacao direta com vossa proposta.

Assim sendo, gostaria de solicitar vossa ajuda em dois pontos:
1) Como eu poderia adquirir a ultima versao de vosso livro (em parceria com a Dra. Rosalda Paim) "SISTEMAS, AMBIENTE & MECANISMOS DE CONTROLE"?
Devo estar viajando em ferias para o Brasil no mes de Julho (sou
brasileiro de origem) e, se o senhor me indicasse uma livraria, eu
poderia adquiri-lo no decorrer dessa viagem.

> 2) Gostaria tambem de saber se o senhor teria disponibilidade e > interesse em um intercambio de ideias e conceitos sobre a vossa proposta a fim de uma possivel aplicacao da abordagem sistemico-ecologica-cibernetica e informacional ao caso especifico de sistemas de producao agricola e sua interacao com o ambiente.

Desde ja agradeco a vossa atencao a esta mensagem

Bem cordialmente

Inacio de Barros
-------------------------------------------------------------------
Dr. Inacio de Barros
Institut National de la Recherche Agronomique
Unite de Recherches Agropedoclimatique de la Zone Caraibe
Domaine Duclos - Prise d'eau
97170 Petit-Bourg (FWI) - France
tel: +590 590 25 59 75
fax: +590 590 94 16 63
email: indebarros@antil les.inra.fr
site internet: www.inra.fr

terça-feira, 2 de junho de 2009

Secretaria de Obras de Anastácio orienta a população


Secretário Municipal de Obras, José Borges da Silva

Cuidar, urbanizar e projetar a infraestrutura da cidade é o tripé de atuação da Secretaria Municipal de Obras de Anastácio. Contudo, a Prefeitura Municipal, na administração Cláudio Valério, atua através da Secretaria de Obras - nesta gestão dirigida pelo Secretário José Borges da Silva – com a tarefa de orientar a população.


Essa orientação é feita pelos técnicos da Secretaria, como por exemplo, para construírem calçadas e plantar árvores em frente às residências, é necessário seguir as especificações da Secretaria de Obras, conforme determina o Plano Diretor, Lei Complementar nº17, de 27 de dezembro de 2006; Código de Polícia Administrativa do Município; Lei Complementar nº 023, de 24 de agosto de 2007; Código de Postura; Lei nº088, de 30 de abril de 1986; e as normas gerais de Urbanismo e Construção, Lei nº 70 de 22 de novembro de 1968, próprias de Anastácio.


A Secretaria de Obras, não tem o papel de atrapalhar ou dificultar, por exemplo, a construção de uma casa, mas sim orientar o morador anastaciano, sobre as normas técnicas para essa obra, e tanto é que em Anastácio, a secretaria disponibiliza gratuitamente, projetos de plantas padrão, e ainda possui uma equipe capacitada para auxiliar o munícipe na construção, reforma e qualquer outro tipo de serviço que exige o cumprimento de leis especificas.


É importante ressaltar, que essas especificidades técnicas para a poda e plantio de árvores, construção e reforma de casas, calçamento e ações de urbanismo existem em todos os municípios do País. Todavia, a Prefeitura de Anastácio, disponibiliza na Secretaria de Obras, esse serviço de orientação e tem ao alcance de todos as leis que o morador precisa conhecer, para evitar transtornos, por exemplo, na construção da sua casa.


Há pessoas que ao comprar ou vender um terreno, não sabem, ou não tem o hábito de pesquisar sobre aquele local, se, por exemplo, é uma área vulnerável ao acumulo de água, se necessita ou não de um serviço de drenagem e terraplanagem, se o terreno esta ou não legalizado, e ao iniciar a obra depara-se com vários problemas.


Por isso, é importante, que o morador procure a equipe técnica da Secretaria de Obras de Anastácio, e onde receberá atendimento e orientação necessária para evitar problemas futuros.


A Secretaria de Obras de Anastácio, também atua com equipes para o serviço de varrição nas vias públicas e coleta de lixo doméstico, contribuindo com a limpeza e organização da cidade. Sendo assim, é imprescindível que a população saiba que a Prefeitura [secretaria de Obras] não executa serviços de limpeza de quintal e recolhimento de galhos, isso, é de obrigação do morador, pois trata-se da limpeza interna da residência.


O Secretário de Obras de Anastácio, José Borges, ressalta que o morador ao limpar o seu quintal, deve tomar cuidado ao queimar o lixo, pois existem leis que proíbem a queimada urbana, que é crime e possui punições previstas em Lei.


"O morador deve tomar cuidado ao ‘se livrar' do lixo e entulho do seu quintal, pois se ele jogar na via pública além de contribuir com a manifestação e proliferação do mosquito da dengue, ele ainda comete uma infração, e pode ser multado. Se ele optar por queimar o lixo, se não cuidar, e a queimada for descontrolada, também comete um crime ambiental", informa o Secretário Borges.


A Secretaria de Obras de Anastácio está à disposição da população para esclarecimentos, atendimento e orientação, e localiza-se à Avenida Manoel Murtinho, (sentido trevo de saída da cidade), telefone: 3245-0835. (Fonte: Assessoria de Imprensa / Foto: Luiz Carlos/Foto Real)

Fonte: Rosileny Ribeiro - Assessoria de Imprensa da Prefeitura

segunda-feira, 1 de junho de 2009

Anastácio: Prefeitura promove competição inédita "I JEMED"




Comissão da Secretaria de Educação que está organizando o I JEMED em Anastácio

Entre as ações administrativas do Prefeito Cláudio Valério na Educação Municipal, o esporte entra em pauta como fonte de lazer e bem-estar para os alunos.


Com isso, a Prefeitura de Anastácio através da Secretaria Municipal de Educação, realiza pela primeira vez no Município, de maneira marcante na historia do esporte Anastaciano, a 1a Edição dos Jogos Escolares Municipais de Educação (JEMED).


Em reunião o Secretário de Educação de Anastácio, Laércio Valério da Silva juntamente com Professor Wilson de Araújo Santana, e a Coordenadora de Educação Básica, Tânia Mara dos Santos Lima, apresentaram o projeto do I JEMED aos diretores e professores de educação física da rede municipal de ensino.


O I JEMED será realizado com o objetivo de criar um intercâmbio socioesportivo cultural da comunidade estudantil, trabalhadores em educação e comunidade anastaciana, proporcionando a aproximação das classes ligadas diretas ou indiretamente à Rede Municipal de Ensino de Anastácio.


Segundo o Professor Wilson Santana, que é o coordenador geral da competição e possui uma vasta experiência no segmento desportivo, o JEMED servirá de reforço, aprendizado, capacitação e descoberta de novos talentos nas escolas municipais de Anastácio.


Poderão participar do I JEMED estudantes de Ensino Fundamental, regularmente matriculados na Rede Municipal de Ensino de Anastácio, que não tenham 25% de faltas do total de dias letivos, até o dia do inicio dos jogos, e que estejam matriculados na escola até sessenta dias antes do inicio da competição.


O Secretário de Educação, Laércio Valério, na reunião, anunciou o calendário do JEMED e a premiação da competição. "Serão premiados com troféus as escolas colocadas do 1º ao 5º lugar no geral, e as demais receberão troféu de participação. Já os atletas classificados, do 1º ao 3º lugar serão premiados com medalhas. Convidamos todos os alunos para participarem, com certeza, o brilhantismo desta competição será ainda maior se todos, em campo e na torcida, incentivarem e apoiarem o desporto escolar através da sua participação", conclui Laércio Valério.


Os jogos do I JEMED acontecerão no Complexo Esportivo Severino Martins da Silva, Praça de Esportes Rosalda Paim, Quadras das Escolas-Pólo Municipais Afonso Martins Paim e Jardim Independência, dos dias 7 a 29 de agosto de 2009.


Confira o calendário do I JEMED:

DIA 26/06 – Lançamento e entrega do Regulamento Oficial do I JEMED

DIA 31/07 – Congresso Técnico

DIA 04/08 – Divulgação da Tabela Geral

DIA 07/08 – Abertura Oficial do I JEMED

DIA 29/08 – Encerramento e Premiação

Fonte: Rosileny Ribeiro - Assessoria de Imprensa da Prefeitura