quarta-feira, 27 de agosto de 2008

Gaúcho reassume Associação Comercial de Anastácio



O supermercadista e vice-prefeito de Anastácio, Honorato de Souza, o Gaúcho, reassume hoje a presidência da Acea (Associação Comercial e Empresarial de Anastácio). O empresário havia se afastado do cargo por questão eleitoral. Contudo, como preferiu não concorrer nestas eleições, Gaúcho retorna ao comando da instituição que reúne as empresas da cidade.

A presidência estava sendo ocupada pelo fundador da associação, Pedro Generoso de Albuquerque. A sede da Acea está localizada na Avenida Manoel Murtinho e tem desenvolvido um trabalho de assistência aos comerciantes.

Fonte: Ronaldo Regis

terça-feira, 26 de agosto de 2008

O SOLDADO E SUA PARTICIPAÇÃO NO DESENVOLVIMENTO SOCIAL DO BRASIL

A par do dever constitucionalmente imposto o de defender o país contra agressão externa e manter a ordem interna – o que, por si só, justificaria sua existência como elementos fiadores de uma condição indispensável para o desenvolvimento social, isto é, para que atinjamos rapidamente uma ordem social mais justa, humana e cristã, situação essa a que chegaremos se repudiarmos toda sorte de imperialismo da esquerda ou da direita, se combatermos sem trégua o poder econômico avassalador, que esteja concentrado nas mãos de grupos particulares monopolistas ou de Estados totalitários controlados por partido único, o que vale dizer, das cúpulas partidárias, há, ainda, importantes contribuições das forças armadas de hoje, e por tanto do soldado moderno, para o desenvolvimento social do Brasil. Senão, vejamos:
Ao apresentar-se o conscrito, pela seleção militar são descobertos, muitas vezes, frustros de moléstias contagiosas, cujos portadores, pela ignorância de seu estado, ameaçam a saúde dos comunicantes. Diagnosticados precocemente seus males, isso possibilita ao doente buscar os recursos necessários á sua cura.
Incorporado, passa o homem a receber cuidados médicos, odontológicos, que o capacitam a resistir aos esforços mais árduos, na instrução militar e na educação física, que contribuem decisivamente para a robustez do homem brasileiro e para a própria eugenia da raça.
Recebendo a alimentação balanceada das forças armadas, cria o soldado o habito de alimentar-se adequadamente.
A imunização compulsória do militar previne inúmeras moléstias contagiosas. Portanto, é na caserna que se encontra o melhor ambiente para a prática da saúde publica. Daí a necessidade de perfeita coordenação entre os corpos de saúde e das forças armadas e os serviços de saúde publica civil.
Os conhecimentos de higiene ministrados aos oficiais dos corpos de saúde (do exercito, principalmente): Médicos, farmacêuticos e dentistas, capacitam-nos a ministrarem educação sanitária á tropa, cujos conhecimentos serão depois disseminados para o meio civil pra o qual retorna, influenciando quase sempre os elementos que convivem com o reservista.
Cumprindo disposições regulamentares que exigem a alfabetização dos convocados, esta o meio militar contribuindo, decisivamente, para a diminuição do vergonhoso índice de analfabetismo do país e removendo a terrível venda dos olhos desses quase cegos analfabetos, melhorando consequentemente seu nível de vida.
Estranham muitos a interferência indébita de militares nas atividades administrativas do país. Por que será, amigos rotários?
É simples a resposta: é porque o militar também almeja o desenvolvimento do país e o bem-estar de seu povo e porque as forças armadas são uma escola de liderança. De um contingente de 40 conscritos incorporados em Aquidauana, somente um deles havia dirigido mais de 10 homens, assim mesmo apenas os empregados de seu pai. Um mês após, cerca de 30 desses convocados, depois de matriculados no curso de cabos, já começavam a comandar os restantes de seus companheiros.
Voltando as suas ocupações civis, terão naturalmente mais facilidade para galgar postos de direção e, se atingi-los, maiores serão suas possibilidades de êxito. Não é, pois, por acaso que muitas vezes militares ocupam cargos na administração publica. Ninguém iria convocá-los pela condição única de ser militar. Logo, a restrição a fazer-se não deve ser de ordem genérica; a restrição que se impõe deve ser apenas de ordem pessoal, de origem cultural ou de ordem técnica.
Por outro lado, a evolução do nosso tempo e a própria evolução cultural de nossa gente, exige um constante aprimoramento por parte dos quadros militares.
A arte da guerra moderna solicita do militar conhecimento profundo de geografia (física, política e econômica), matemática, física, psicologia, ciências sócias, higiene e outros ramos do conhecimento, que lhe sugerem aplicações em investimentos mais produtivos para a pátria. O militar moderno não se contenta em estudar a arte da destruição, mais quer participar ativamente da tarefa de construção de um porvir melhor, prefere ir gradativamente se adaptando ao mundo futuro que há de vir breve, em que será desnecessária a guerra para a solução de pendências ou divergências de opiniões, em que reinara definitivamente a paz, porque o homem civilizado não briga
Para que os paises belicosos substituam o ideal de guerra pelo de paz, faz-se necessário que seus militares se diluam no povo, convivam com o povo, se identifiquem com o povo, sintam as mesmas alegrias e aflições do povo e se confundam com o próprio povo.
Para isso, as repartições militares de hoje, tem sempre o seu oficial de relações publicas, que é o seu diplomata, o homem encarregado de manter boas relações com as autoridades militares e civis, de atender com fidalguia, e indistintamente a todos os que necessitem dirigir-se a essa corporação.
E para adaptar-se á realidade social que atravessamos, não prescinde o meio militar, e nem o militar individualmente, de utilizar, para bem servir á coletividade, o mais moderno, complexo e útil ramo de conhecimento – a pratica das relações humanas, que é, com certeza, o vosso ideal, o ideal rotário. É isso justamente o que fazeis ao receber o representante do comandante da guarnição militar de Aquidauana, Tenente Edson Pierre Marcello para privar convosco, honra que, em seu nome, penhorosamente agradeço.
Acredito Senhores, que o soldado moderno tem realmente um papel relevante no desenvolvimento social do Brasil. Espero que o tenha explanado, ainda que palidamente. Muito obrigado, Senhores rotários!

(Palestra realizada pelo então Tenente Edson Nogueira Paim, no Rotary Club de Aquidauana, em 1962, como representante do Comandante da 1a. Companhia do 9o. B.E.Com.)

segunda-feira, 25 de agosto de 2008

Poeta de Anastácio critica a devastação no Pantanal

E agora Manoel?





Onde vai buscar inspiração?

Se estão destruindo sua identidade

A terra nua se esconde dos animais

Por vergonha de expor suas intimidades.





Os corixos de que falas com conhecimento

Estão tristes sem poder oferecer

Alimento aos seus habitantes primitivos.

Assistem as pastagens em seu ex leito crescer.





As matas refúgio de animais e aves

Onde se via os grandes ninhais

São leiras... Serpentes intermináveis nas ribanceiras.




Fonte: Anastácio Notícias



Depois viram em... Fornos/carvão toda madeira.

Alimentam a ambição humana.

Transformando o pantanal em cinzas... Poeira.





Poema: Valdemir Gomes dos Santos

03/09/07

sexta-feira, 22 de agosto de 2008

Jogador de Anástacio e seu pai, embarcam rumo à Holanda



Carlos Leite, ladeado por Pedro Beda e Gilmar Paim Nogueira


foto: Eric Paim Oliveira

O anastaciano Pedro Beda, transferido do Flamengo para o futebol europeu (Heereveen, da Holanda), partiu de Anastácio na madrugada de quarta feira, acompanhado de seu pai, Gilmar Paim Nogueira.

Após rápida passagem na Capital, na casa de seu avô, Osvaldir Figueiredo Beda, pai de Leila Cristina, para dele e de sua avó, se despedir, tendo embarcado às 03,40 hs. no Aeroporto Internacional de Campo Grande, em vôo 118, com transferência em São Paulo para o vôo 185,

Chegaram ao Rio de Janeiro, às 10,30 hs., onde eram esperados pelo representante de seu empresário, por mim e pelo fotógrafo Eric Paim Oliveira, correspondentes da FM PAN de Aquidauana.
.
Do Aeroporto Internacional do Galão dirigimo-nos ao escritório do seu empresário, Sr. Carlos Leite, onde eram por ele aguardados, uma vez que o objetivo precípuo da passagem pelo Rio de Janeiro era a transmissão de instruções sobre a melhor maneira de se conduzir em suas atividades profissionais na Europa.
O Dr. Calos enfatizou que Pedro Beda estaria indo para a Europa a fim de trabalho e que não deverá se empolgar com o sucesso e, muito menos com com folguedos.

Cumprida sua agenda, no Rio, após o almoço, regressaram a São Paulo, a fim de embarcarem, no Aeroporto de Congonhas, ainda na noite de quarta feira, rumo à Holanda.

Mais fotos da passagem de Pedro Beda pelo Rio de Janeiro, no Blog ANASTÁCIO EM FOCO, clicando no link seguinte:






Esta matéria foi publicada em Últimas Notícias, às 09,55 no site da FM PAN DE AQUIDAUANA, cujo link é o seguinte:

http://www.fmpan.com.br/

quinta-feira, 21 de agosto de 2008

Poema Talita; homenagem de um anastaciano

Talita


Aquidauana agradece

A sua dedicação

Eleva o nome do Estado

Em toda competição

Carrega sempre os sonhos...

De um povo, de uma Nação.





O mundo reconhece

Você e sua parceira

Duas jovens de talentos...

Duas grandes brasileiras

Você é o nosso orgulho

Cosmopolita... Pantaneira!





Você é mais que medalha

É nosso grande troféu

Agradeço o seu feito

Através deste cordel

È nossa estrela D'alva

Que ilumina nosso céu.





Acreditou em um sonho!

Buscou... Tornou Real!

Nossa Rainha da Praia

Princesa do Pantanal!

Levou Aquidauana

À projeção Mundial.





Em nome de uma Cidade,

De um Estado e País

Agradeço o seu feito...

Deixou um povo Feliz!

Esboço a felicidade

Em meus versos de Aprendiz...





Talita... Talento

Ta Lindo seu feito

Não me canso de dizer:

O País está satisfeito!

Não é Bronze... A medalha.

Mas... É Diamante seu Jeito!



Poema: Valdemir Gomes dos Santos 20/08/08

sexta-feira, 15 de agosto de 2008

Ex-Fla, anastaciano embarca no domingo para a Holanda



Pedro Beda, 19 anos, foi vendido para o futebol europeu. Hoje ele foi entrevistado na Rádio Difusora.

Durante entrevista a Rádio Difusora na manhã desta quinta-feira, no Programa Jornal dos Esportes apresentado por Plínio de Góes e Ronaldo Régis, o jogador anastaciano Pedro Béda, 19 anos, confirmou que na próxima semana embarca de vez para a Europa. Beda foi vendido pelo Flamengo ao Heereveen da Holanda, no início deste ano.

De acordo com o jogador, ele está esperando o visto de trabalho ficar pronto para que o mesmo possa viajar e já começar a treinar na sua nova equipe. Enquanto isso ele mantém a forma física na Escolinha Seduc de Anastácio, onde foi revelado, e aproveita as férias ao lado de seus familiares. "Estou treinando no Seduc (Estádio Rosalda Paim-Anastácio). O Mauro Marino (técnico do Aquidauanense e da base do Sedu) está me dando um treino lega", disse Béda. Foi na Escolinha Seduc que ele iniciou no futebol. Nos últimos seis anos, o anastaciano foi o artilheiro das equipes de base do Flamengo-RJ.

Beda informou que vai viajar junto com o seu pai Gilmar que ficará com ele durante dois meses na Holanda, para ajudar na adaptação no novo país. Nesta sexta-feira, Pedro Beda vai receber uma homenagem da Fundação de Esportes de Aquidauana, em seguida vai participar como comentarista da equipe da Ráadio Difusora, que vai transmitir o jogo entre Aquidauanense e Operário, por ocasião da inauguração do sistema de iluminação do Estádio Municipal.

Fonte: Plínio de Góes

quinta-feira, 14 de agosto de 2008

Saúde pública mais perto da população de Anastácio

O Município de Anastácio tem conseguido ampliar o atendimento de Saúde à população. A construção de novas unidades e a ampliação e reforma dos antigos postos de saúde colocaram a saúde pública mais perto das famílias. Entre os exemplos está a Unidade Estratégia Saúde da Família Indígena que, há dois anos, dá cobertura aos moradores da região da Vila Umbelina.

Agora, a Prefeitura está resolvendo o problema enfrentado, há muitos anos, pela comunidade do Jardim Independência. O projeto de construção de uma unidade, elaborado pelo Município, está em plena execução. O bairro, que fica afastado da cidade, na margem da BR-262, por muito tempo ficou esquecido dos projetos de políticas públicas. Atualmente, entre outras ações do Governo Municipal, a região ganha toda a estrutura para a instalação da Unidade Estratégia Saúde da Família Jardim Independência.

Além de desafogar o movimento nas outras unidades, a construção do centro de saúde Jardim Independência vai facilitar e encurtar a distância para os moradores serem atendidos pela saúde pública. A obra custa mais de R$ 143 mil e a construção acontece por meio da parceira entre a Prefeitura de Anastácio e o Governo Federal, através do Fundo Nacional de Saúde.

Arapongas

Outra obra importante em execução em Anastácio é a reforma completa e ampliação da Unidade Estratégia da Família Arapongas, localizada no complexo habitacional da Cohab. A região está recebendo uma estrutura moderna e será contemplada com novos equipamentos.

Para a execução das obras, o investimento é de R$ 135 mil. Os recursos são oriundos do Governo Federal, por meio de emenda parlamentar do senador Ramez Tebet (in memorian) e viabilizada pelo senador Valter Pereira.

O objetivo da Prefeitura é aprimorar o atendimento aos moradores daquela região. O secretário de Saúde de Anastácio, Flávio Espíndola, informou que a unidade Arapongas, agora dotada de mini-auditório, terá palestras educativas para a comunidade. "Além de fazermos a saúde curativa, agora teremos espaço ideal para melhorar nossas ações na saúde preventiva, com palestras que vão orientar ainda mais a nossa população", acrescentou o secretário.

Mais unidades

Conforme a Prefeitura, mais duas unidades ainda serão erguidas na cidade. Uma delas contempla a região dos Altos de Anastácio. O convênio, no valor de R$ 191 mil, foi firmado com Fundo Nacional de Saúde. Para a Vila Maior, o Município projetou a construção de uma Unidade Estratégia Saúde da Família. Com estas importantes iniciativas da administração municipal, não há dúvidas que a saúde pública em Anastácio está cada vez mais perto da população.

Assessoria de Imprensa de Anastácio

sexta-feira, 8 de agosto de 2008

Em Anastácio, horta melhora alimentação e gera renda



As próprias famílias cultivam a horticultura para o consumo próprio e a comercialização. (Foto: Luiz Carlos da Silva/Foto Real)

A Horta Comunitária idealizada pela Prefeitura de Anastácio é mais um projeto, do poder público municipal e a comunidade, que deu certo. Na busca de alternativas para a melhoria da alimentação e renda de famílias carentes moradoras naquela região, a administração identificou na produção de hortaliças, em terrenos baldios, uma excelente opção. As próprias famílias envolvidas no programa cultivam a horticultura para o consumo próprio e a comercialização.



O benefício aos moradores é resultado do projeto da Prefeitura, por meio das Secretarias Municipais de Desenvolvimento Sustentável e Assistência Social. O Município disponibiliza todo o incentivo e estrutura para o trabalho das famílias. Conforme o secretário de Assistência Social, Reginaldo Angelo, o programa é social, pois provoca a melhoria no cardápio das famílias envolvidas com a plantação. Angelo comentou que vegetais frescos e variados são vendidos diariamente para auxiliar no orçamento das famílias e, consequentemente, na melhoria da qualidade de vida dos moradores.



Comercialização

A produção da Horta Comunitária de Anastácio é vendida no comércio local. A população da cidade também pode ir até os canteiros para adquirir as variedades dos produtos. A horta está localizada ao lado da Escola Municipal Afonso Martins Paim. O atendimento acontece todos os dias, inclusive aos finais de semana.



A Secretaria de Desenvolvimento Sustentável esclareceu que a iniciativa é uma forma de incentivar a ocupação de terrenos baldios e fazê-los produtivos com o plantio de leguminosos e verduras. A horta aproveita espaços ociosos, evita o acúmulo de lixo e entulhos ou o crescimento desordenado de plantas daninhas, e proliferação de insetos.



Na Horta Comunitária da Vila Afonso Paim, a Prefeitura disponibilizou postes, arames, sementes e outros materiais necessários para adequar a área ao plantio Os moradores receberam apoio de maquinários para o preparo do solo. Outro benefício do projeto é a capacitação. Estudantes do Cepa (Centro de Educação Profissional de Aquidauana) ministraram cursos sobre o cultivo dos produtos. Toda a capacitação contou com orientação e supervisão de professores do educandário.

sábado, 2 de agosto de 2008

NA MIRA: Apertem os cintos! vem aí o duelo Zeca X André

Sexta, 01 de Agosto de 2008 - 16:20 hs

COLUNA NA MIRA - Ronaldo Regis



DUELO

A mídia estadual anunciou um ferrenho duelo entre Zeca do PT e André Puccinelli. Isso não é novidade. Porém, o palco do enfrentamento está instalado em Aquidauana. Pelo visto, a dupla vai descer de mala e cuia para a Princesa do Sul. Zeca do PT vai encarar o poeirão para pedir voto pro o Odilon. Já André está disposto subir e descer morros pedindo voto pra o Fauzi.

TRANQUILO

O embate entre Zeca e André, que antes era de arrancar pica-pau do oco na Capital, agora foi transferido para o interior. Os dois prometem concentrar esforços em Dourados, Porto Murtinho, Aquidauana e Bonito. Segundo André, preocupação em Campo Grande não existe mais. O petismo está sendo erradicado no MS. PT no MS? Isso não te pertence mais. Pelo menos o processo de erradicação da sigla está a todo vapor. A estratégia do PMDB e dominar. Está tudo dominado!!!

PEGA SENSACIONAL

Há dois meses, o comentário era que a eleição em Aquidauana estava definida. Mas, pela movimentação que o Puccinelli pretende fazer por aqui, parece que a coisa não está tão tranqüila assim. Vamos esperar para ver qual estratégia vai cair no agrado do povo.

O SANTO FUGIU

Devem estar de sacanagem conosco. Nós eleitores clamamos pelos famosos "santinhos". Já tem um mês de campanha eleitoral e ninguém ainda viu a cara dos candidatos nos "santos". Os candidatos a vereador estão "fuzilados". As coligações pisaram na bola. Ninguém sabe número de ninguém. O número dos candidatos a prefeito fica mais fácil de decorar. Agora, para lembrar os cinco números do vereador é complicado. Pedala garotinho!!!

TRANSMISSÃO

A equipe de esportes da Rádio Difusora Band volta a agitar nas transmissões esportivas. No sábado (09/8), o timaço do rádio esportivo entra em quadra e transmite o Campeonato Estadual de Futsal. Direto do ginásio de esportes de Aquidauana a emoções do jogão Anastácio X Bonito. No 15 de agosto, Ronaldo Regis, Plínio de Góes e Sady Soares transmitem Aquidauanense X Operário, direto do Estádio Municipal. O amistoso, às 20h, vai marcar a inauguração do sistema de iluminação do Estádio. Que chique!!!

ANASTÁCIO

Neste sábado a decisão da Taça Anastácio de Futebol promete muita emoção. A final será entre Umbelina X Escritório Aquidauana. Antes haverá a decisão do Sub-17 entre Seduc X Porto. Para quem gosta de um bom futebol, o convite está feito. Será no Rosalda Paim.

ANASTÁCIO I

Até o mais otimista não acreditava que em menos de 4 anos Anastácio daria um salto e se tornaria referência para o Estado no quesito administrativo. A cidade bate o recorde de obras e entra para história. Está entre os municípios do interior que mais se desenvolveu de 2005 para cá. Aliás, nem é preciso falar. É só passar lá e ver.

DAR DÓ

É de dar dó chegar ao quartel da Polícia Ambiental de Aquidauana e deparar com os policiais trabalhando naquele muquifo. Levei 40 turistas do Estado do Espírito Santo para contemplar o bando de capivaras que passa diariamente pelo pátio do quartel. Pasmem! A natureza é linda, mas todos ficaram decepcionados com a situação calamitosa da estrutura física daquela unidade. Os policiais são verdadeiros heróis em conviver naquilo. Vai aí meu grito de socorro em nome dos militares que se desdobram para dar uma boa recepção aos visitantes e à população.

DESAFIO

Neste sábado darei início ao "Desafio Difusora" com perguntas sobre a nossa língua portuguesa e curiosidades de Aquidauana. Afinal, agosto é mês de aniversário da cidade. E fácil participar. Ligue para a Rádio Difusora, das 9h às 11h, e em 56 segundos responda seis perguntas simples e curiosas. Tem muitos prêmios. Ligue 3241-1416 ou 3241-3957. O programa "Sábado Livre" é um show. E lógico, pra variar tem a "paulada" do dia.