domingo, 10 de fevereiro de 2008

FM PAN FAZ COBERTURA DO CARNAVAL DE ANASTÁCIO


Domingo, 10 de Fevereiro de 2008 | 10:33Hs

William Franco


A Fm Pan continua dando ênfase aos grandes eventos que acontece em Aquidauana e toda região Pantaneira. Recentemente , foi a vez do Carnaval da Alegria , realizado em Anastácio, através do Repórter Mauro Ortiz , que acompanhou as cinco noites do reinado de Momo.

A praça Garibaldi Medeiros foi palco de um grande público que compareceu em massa , para prestigiar a promoção da Prefeitura Municipal de Anastácio , que organizou o Carnaval de 2008, e que de acordo com o prefeito Cláudio Valério , considerou um enorme sucesso a realização do evento neste ano, uma vez que nas cinco noites o publico prestigiou , comparecendo em grande numero ao local do evento.

Na oportunidade, grandes personalidades, compareceram, e foram entrevistados pela nossa reportagem , tecendo elogios ao carnaval de Anastácio. Falando a reportagem da Pan , o prefeito Cláudio Valério , adiantou, que para o próximo ano é pensamento dele e da coordenação do carnaval , mudar o local da realização do carnaval, para promover uma mudança que vai trazer muitos benefícios para toda comunidade de Anastácio.

Reportagem : Mauro Ortiz

segunda-feira, 4 de fevereiro de 2008

Anastácio Notícias e Trânsito: Colisão entre Gol e moto no Centro de Anastácio


Segunda, 04 de Fevereiro de 2008 - 10:00 hs

Na tarde de sábado,02, por volta das 14h, na Avenida da Integração, Centro de Anastácio, as guarnições de Salvamento e Resgate do Corpo de Bombeiros de Aquidauana prestou socorro a uma vítima de acidente de trânsito envolvendo um carro e uma motocicleta.

Willian Carlos Escobar, 18 anos, vítima de acidente de trânsito, foi abordado pelo Corpo de Bombeiros, consciente e orientado, com escoriações nas pernas, sendo conduzido no interior da viatura até o Pronto Socorro de Aquidauana.

O rapaz era condutor da motocicleta Honda Bros 150cc, vermelha, com placa de Aquidauana e sofreu abalroamento com o carro Gol, branco, com placa de Anastácio, conduzido por Adão Paulo Gonçalves, 39 anos, que nada sofreu.

A motocicleta ainda atingiu um terceiro veículo que estava estacionado na via.

Fonte: Anastácio Notícias

domingo, 3 de fevereiro de 2008

Anastácio Notícias: Emoção no centenário da Casa Cândia em Anastácio






Sábado, 02 de Fevereiro de 2008 - 10:00 hs

A Casa Cândia, construída em Aquidauana na margem esquerda do rio - atual Anastácio - no dia 1° de fevereiro de 1908 pelos irmãos italianos José Cândia e Fideles Cândia, comemora durante toda esta sexta-feira os 100 anos de suas instalações.

Reunindo centenas de convidados em seu majestoso prédio, Jandira Trindade, que está à frente da Casa Cândia há 50 anos, demonstrou crescente emoção ao declamar a história da casa comercial e o sucesso da realização desse sonho, que atualmente prossegue em suas mãos.

Sob as bênçãos do Pe. Reginaldo, os convidados desejaram muitos votos de crescimento.

Em seu discurso, o Prefeito de Anastácio, Cláudio Valério ressaltou a importância econômica e social da Casa Cândia para Anastácio. "Celebramos nesta manhã um marco referencial para o nosso município, pois a Casa Cândia contribuiu para o crescimento de Anastácio, tanto economica como socialmente ao implantar um projeto de instalação habitacional na região", afirmou o prefeito.

O arquiteto Paulo Corrêa de Oliveira destacou também a importância cultural do estabelecimento, ao preservar intacta sua estrutura em estilo Neoclássico. "Prestamos também uma homenagem ao arquiteto italiano Nicola Cicalise, pois comemoramos também o centenário de seu primeiro prédio construído no Brasil". Nicola Cicalise, era frentista - profissional especializado em fachadas - e foi contratado especialmente pelos irmãos Cândia no início do século passado para projetar a frente do prédio.

Jandira Trindade agradeceu especialmente a presença de seus funcionários, alguns com mais de 30 anos de atendimento na Casa Cândia e a seus fiéis clientes. Muitos deles prestigiaram o evento e não pouparam elogios para a proprietária, como Lourdes Fragelli, cliente há mais de 40 anos do local, onde mantém suas propriedades rurais abastecidas com produtos da Casa Cândia, assim como muitos tradicionais fazendeiros da região.

Emocionados também ficaram seus funcionários que retribuíram o carinho à Jandira. Aler Dias Lima, trabalhou durante toda a sua vida útil no local e se orgulha ao dizer sobre o seu primeiro dia de serviço. "Toda a minha carteira de trabalho foi registrada pelo Sr. Armando Figueiró Trindade, desde o dia 1º de janeiro de 1953 até minha aposentadoria em 1986", falou emocionado.

Enquanto desfrutavam de um delicioso coquetel, os convidados puderam apreciar ainda os inúmeros históricos registros da Casa Cândia, disponíveis no balcão de atendimento. Assim, Livros Diários do ano de inauguração e de todo o decorrer da história da firma, diplomas, títulos eleitorais e muitas fotos, relembraram o passado.

Preservando sua identidade original, a Casa Cândia, reúne até os dias atuais em suas prateleiras produtos que atendem a inúmeras necessidades. São alimentos, panelas, higiene pessoal, vestimentas, material escolar e inclusive móveis, que surpreendem os diferentes clientes.

Por isso, mais que um centenário estabelecimento comercial, a Casa Cândia é também um retrato do desenvolvimento do município de Anastácio.

Muitos sonhos ainda estão guardados no cofre. . . sonhos da Jandira!!!

Fonte: Lise Jones/ o pantaneiro